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quarta-feira, 18 de maio de 2016
Baixar – CD Shirley Carvalhaes – Meu Coração é Teu Altar 2016
ESSE CD ESTÁ UMA BENÇÃO.
Faixas:
01. Como Na primeira Vez + Playback
02. Vou Adorar + Playback
03. Não Vou Desistir + Playback
04. A Hora é Essa + Playback
05. Um escolhido + Playback
06. Adorar + Playback
07. Roda da Vitória + Playback
08. Maior Excelência + Playback
09. Vai da Certo + Playback
10. É Pra Guerrear + Playback
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Analise do Filme : Uma Lição de Amor

O filme mostra uma história, relatando as dificuldades de sobrevivência de um adulto, pela sua capacidade intelectual sendo diagnosticado e comparado com uma criança de sete anos de idade, deficiente mental (autista), ou seja, transtorno psicológico, abandonado pela mãe da criança que não queria responsabilidade. Mas lutou e criou Lucy, até os seus seis anos de idade, sem interferência judicial e ajuda dos amigos e madrinha, Sam Dowson dedicou um amor e incondicional de pai e filha, ou seja, havendo reciprocidade de forma ilimitada.
Sendo
um pai presente de todas as formas ou buscava ser, carinhosamente,
amável.O importante para Sam, mesmo
havendo limitações, fazia o possível para possibilitando a Lucy condições de
crescer, sendo uma criança feliz de forma naturalmente, ou seja, sua condições
financeiros ou intelectual não dificultasse, desenvolvimento intelectual
dedicação carinho, atenção amor o que sobrava em Sam na criação e conviveu com
Lucy mesmo sendo deficiente mental, era um amor sem limites, faltava na
advogada e outros pais que no filme era bem sucedida e considerados pessoas
normais, sensibilidade para demonstra amor pelos seus filhos.’ ‘
“
Para Wallon o desenvolvimento não começa cognitivamente a atividade da criança
está principalmente voltada para a sensibilidade interna( visceral e afetiva),
que abrange o primeiro ano de vida. A afetividade, na teoria, vai designar os
processos psíquicos que acompanham as manifestações orgânicas das emoções “. (Dantas,
1990).
Diante
do mundo capitalista,a advogada trabalhava para dar o melhor para o seu filho,
esquecendo que o seu amor, sua presença, dedicação era fundamental importância tanto quanto o
conforto, na busca do melhor, nem sempre o que é oferecido bastava.Harrison
poderosa, bem sucedida na sua profissão seu filho tinha quase tudo, porém, o
mais importante não tinha o amor de seu pai e mãe, estavam sempre ausente na
sua vida, ficando difícil conciliar o sucesso, o ter tudo, não significava dá
amor, carinho, atenção, faltava convivência tornando seu filho rebelde
revoltado.
A
vara de Menores e família julgou Sam incapaz temporariamente de criar Lucy
determinando até o julgamento que o melhor para a criança era, não permanecer
no seu lar. Faltou sensibilidade da agente de ação social em perceber que mesmo
diante das limitações de Sam Dowson, o tipo de família de Lucy era igual de
muitas outras crianças, não simplesmente tradicional e sim composta por três
membros pai, filha e madrinha, mesmo sentindo falta da mãe, esse direito estava
sendo violentado no momento da separação.
Sam
Dowson afirma para o promotor da Vara de Menores e Família: que o lugar de Lucy
era no seu lar de origem, porque o pai é o único realmente que conhece sua
filha, mesmo diante das suas limitações.
“É
preciso ter constância, preciso ser paciente, e tratar com amor, fiz o melhor
que pude e construir uma vida juntos”. (Sam Dowson)
Para
Vygotski “a mudança individual tem sua raiz nas condições sociais de vida,
assim, não é a consciência do homem que determina as formas de vida, mas é a
vida que se tem que determina a consciência”.
O
meio pelo qual a criança ou individuo vive é que determina seus valores,
influenciando sua consciência moral, sendo assim o modo de vida que Lucy foi
criada que determina ser uma criança saudável, meiga e educada.
Segundo
Wallon “ O meio é um complemento indispensável ao ser vivo”. ( 1986,p.168).
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS:
BAQUERO,
Ricardo Vygotsky e a Aprendizagem Escolar, ed, Artmed, 2001
REGO,
Teresa Cristina Vygotsky – Uma perspectiva Histórica- Cultural da Educação,3ª
eol .Ed. Vozes.
Módulo,
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem., Curso: Extensão em Pedagogia,profª
Maria Mayer dos Santos, fevereiro, Salvador – Ba, 2016. Pags, 11, 82 e 88. www.vso- Software.fr
A influência dos Indígenas na Formação do Povo Brasileiro
Os índios viviam livremente
em meio à natureza pura, ou seja, eles viviam em meio a matas, dentro das
florestas. Era neste meio que eles se estabeleciam e construíam as aldeias, que
podemos dizer que eram uma espécie de vila indígena. Existiam inúmeras aldeias
no Brasil, estas aldeias podiam ser de diferentes tribos, que são grupos de
índios de uma mesma cultura (podemos assim dizer), de mesmos hábitos, costumes.
Neste período existiam
inúmeras tribos indígenas como: a dos Tupi, dos Jê, dos Aruaque, dos Caribe,
dos Charrua, dos Xiriana, dos Caiapó, etc. A união de todas estas tribos formava
a Nação Indígena, que é a organização social dos índios.
Com
o conhecimento dos nossos povos indígenas, incorporaram a base alimentar,
constituída pelo plantio do milho, mandioca, abóbora, feijões, amendoim,
batata-doce, cará entre outros. Adotaram produtos de coleta, compondo sua dieta
com a extração do palmito e de inúmeras frutas nativas, como o maracujá,
pitanga, goiaba, banana, caju, mamão e tantas outras. E, como complementos
essenciais, apoiaram-se na caça e pesca.
Isso implicou na adoção de técnicas de plantio indígena e a utilização de artefatos como peneiras, os pilões, o ralo e o tipiti e outros artefatos que ainda hoje fazem parte da cultura rústica brasileira.
Os povos indígenas ensinou também a extraordinária capacidade de ajustamento ao meio demonstrada pelos nossos povos: conhecimento minucioso dos hábitos dos animais, técnicas precisas de captura e morte, incluindo inúmeras armadilhas. A lista de elementos apropriados das culturas dos nossos antepassados é enorme, não cabe aqui detalhá-la, mas apenas mencionar mais alguns itens, como as técnicas de fabrico e uso de canoas, da jaganda, de tapagem, redes e armadilhas de pesca, de cobertura de casas rurais com material vegetal e o uso de rede para dormir.
A influência indígena também se manifestou nas formas de organização para o trabalho e nos modos de sociabilidade. Em linhas bastante gerais, a colonização portuguesa dedicou-se à exploração intensiva de certos produtos valiosos no mercado internacional promovendo um verdadeiro saque (destruição) às nossas riquezas naturais e ambientais.
A emergência da questão ambiental nos últimos anos jogou outra luz sobre esses modos arcaicos de produção, demonstrando a positividade relativa dos modelos indígenas de exploração dos recursos naturais e do modelo da cultura rústica, parente mais pobre, mas valioso, dos modelos indígenas sustentável. Isto é conhecimento tradicional! Um conjunto de saberes e saber-fazer a respeito do mundo natural e sobrenatural, transmitido oralmente, de geração em geração. Para os nossos povos indígenas, há uma interligação orgânica entre o mundo natural, o sobre natural e a
organização social.
terça-feira, 12 de abril de 2016
O cangaço: PADRE CICERO E O cangaço político
O cangaço
No sertão do Nordeste brasileiro,
as violentas disputas entre famílias poderosas e a falta de perspectivas de
ascensão social numa região de grande miséria levaram ao surgimento de bandos
armados, gerando o fenômeno do cangaço. Cangaço é a denominação dada ao tipo de
luta armada ocorrida no sertão brasileiro, do fim do século XVIII à primeira
metade do século XX. Cangaceiro era o homem que se dedicava a essa atividade,
trazendo sempre atravessada nos ombros sua espingarda, como um boi debaixo da
canga. Já no começo do século XIX, o cangaceiro trazia a tiracolo ou
dependurada no cinturão toda sorte de armas suplementares, como longos punhais
que batiam na coxa e cartucheiras de pele ou de couro, praticamente a mesma
indumentária de Lampião, cem anos mais tarde.
O cangaço político resultou, muitas vezes, das rivalidades entre as oligarquias
locais, e se institucionalizou como instrumento dessas oligarquias, empenhadas
na disputa para consolidar seu poder. Mas no final do século XIX surgiram
bandos independentes que não se subordinavam a nenhum chefe local, tendo sua
origem no problema do monopólio da terra. Esse tipo de cangaço já existira no
passado, em função das secas, mas não conseguira perdurar, eliminado pelos
potentados locais, assim que se restabeleciam as condições normais de vida.
O primeiro dos grandes bandos independentes foi o de Antônio Silvino (1875),
pernambucano que, desde jovem, na última década do século XIX, se dedicara ao
cangaço a serviço da família Aires. A partir de 1906, afastou-se das lutas
políticas e dos conflitos entre famílias, passando a lutar pela dominação
armada de áreas do sertão. Atuou em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e
Paraíba, espancando, assassinando, cobrando tributos e saqueando. Ferido em
1914, durante combate, foi preso e condenado a trinta anos de prisão em Recife,
sendo indultado em 1937.
Os três tipos de cangaço muitas vezes coexistiram. O defensivo e o político
ocorreram por todo o país e sobrevivem, a bem dizer, até os dias atuais. O
independente, porém, tem localização certa no tempo, pois surgindo em fins do
século XIX, praticamente desapareceu em 1939, com a morte de Corisco, o Diabo
Louro, o mais famoso chefe de bando depois de Lampião.
A extinção desse fenômeno social foi consequência sobretudo da mudança das
condições sociais no país, das perspectivas de uma vida melhor que se abriam para
as massas nordestinas com a migração para o Sul, e das maiores facilidades de
comunicação, entre outros fatores. Mais de dez anos antes da morte de Corisco
já os nordestinos começavam a migrar para as fazendas paulistas de café, em
longas viagens a pé; de 1930 em diante, a industrialização no Sul, a abertura
de novas frentes agrícolas, como a do norte do Paraná, e a interrupção da
imigração estrangeira tornaram mais intensa a demanda de braços do Nordeste,
trazendo, como consequência, uma intensa migração para o Rio de Janeiro e São
Paulo.
Cícero Romão Batista
O relógio assinalava cinco horas quando
Cícero Romão Batista nascia numa humilde casa de número 157 da Rua Grande, hoje
Rua Miguel Limaverde, no Centro de Crato. O dia era 24 e corria o mês de março
do ano de 1844, durante uma madrugada fria motivada pelo inverno e a
tradicional temperatura amena inerente a uma cidade privilegiada por se
localizar no sopé da Chapada do Araripe. Era o segundo filho do casal de
agricultores Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana.
Oriundo de uma família pobre do sertão
cearense, ele foi criado entre duas irmãs: “Mariquinha” e Angélica. Ainda
jovem, com 18 anos, viu seu pai morrer vitimado por uma epidemia de cólera e,
dezesseis anos após, a morte da irmã Angélica. Nesta época, já era o Padre
Cícero Romão que acompanhava a recomendação do corpo da mana mais velha. Ele
começou a sentir sua vocação para o sacerdócio após ter lido sobre a vida de
São Francisco de Sales, fazendo voto de castidade ainda aos doze anos.
O ingresso no Seminário da Prainha, em
Fortaleza, ocorreu quando tinha 21 anos de idade e, cinco anos após, já estava
sendo ordenado. Padre Cícero retornou ao Crato no ano seguinte, mas sua
identidade maior foi com o vilarejo denominado “Joazeiro”, pertencente àquele
município. Daí em diante tornou-se o evangelizador e líder espiritual da
comunidade, que passou a respeitá-lo. Faltavam apenas 18 dias para o sacerdote
completar 45 anos quando um fato despertou a atenção de todos. Após consagrar a
hóstia e pôr na boca da beata Maria de Araújo, viu a mesma transformar-se em
sangue.
Segundo historiadores, a notícia correu e
passou a atrair fiéis de todos os lugares. Enquanto a localidade ia se
transformando num centro de romarias, Padre Cícero era suspenso das ordens.
Muitas foram as versões para os fatos ainda hoje objeto de estudos. As
peregrinações tiveram continuidade e até cresceram após a morte do “Padim”.
Hoje, Juazeiro do Norte acolhe cerca de 2,5 milhões de romeiros por ano.
Canudos
A chamada Guerra de
Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de
Canudos, foi o confronto entre um movimento popular de fundo
sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então
comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil.
O episódio foi fruto de uma série
de fatores como a grave crise econômica e social em que encontrava a região à
época, historicamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos,
situação essa agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego
crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes
habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Inicialmente, em Canudos, os
sertanejos não contestavam o regime republicano recém-adotado no país; houve
apenas mobilizações esporádicas contra a municipalização da cobrança de
impostos. A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com
uma nova cidade independente e com a constante migração de pessoas e valores
para aquele novo local passaram a acusá-los disso, ganhando, desse modo, o
apoio da opinião pública do país para justificar a guerra movida contra o
arraial de Canudos e os seus habitantes.
Aos poucos, construiu-se em torno
de Antônio Conselheiro e seus adeptos uma imagem equivocada de que todos eram
"perigosos monarquistas" a serviço de potências estrangeiras,
querendo restaurar no país o regime imperial, devido, entre outros ao fato de o
Exército Brasileiro sair derrotado em três expedições, incluindo uma comandada
pelo Coronel Antônio Moreira César, também conhecido como
"corta-cabeças" pela fama de ter mandado executar mais de cem pessoas
na repressão à Revolução Federalista em Santa Catarina, expedição que contou
com mais de mil homens. A derrota das tropas do Exército nas primeiras
expedições contra o povoado apavorou o país, e deu legitimidade para a
perpetração deste massacre que culminou com a morte de mais de seis mil
sertanejos. Todas as casas foram queimadas e destruídas.
Canudos era uma pequena aldeia que
surgiu durante o século 18 às margens do rio Vaza-Barris. Com a chegada de
Antônio Conselheiro em 1893 passou a crescer vertiginosamente, em poucos anos
chegando a contar por volta de 25 000 habitantes. Antônio Conselheiro rebatizou
o local de Belo Monte, apesar de estar situado num vale, entre colinas.
A situação na região, à época, era
muito precária devido às secas, à fome, à pobreza e à violência social. Esse
quadro, somado à elevada religiosidade dos sertanejos, deflagrou uma série de
distúrbios sociais, os quais, diante da incapacidade dos poderes constituídos
em debelá-los, conduziram a um conflito de maiores proporções.
GINÁSTICA GERAL
A GINÁSTICA GERAL
A Ginástica Geral é uma modalidade
esportiva que permite a participação de TODOS, independente de idade, gênero,
classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras
flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que
valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.
É muito comum as pessoas confundirem
GINÁSTICA GERAL com ginástica em geral. E o próprio nome dela permite essa
confusão de ideias (geral é tudo, não?!). Então as pessoas acabam entendendo a
modalidade como uma união de vários tipos de exercícios, tendo em vista a
melhora do condicionamento físico de alguém; o que não está errado, pois a GG
também é praticada por meio de diversas possibilidades de exercícios e pode
contribuir para a melhora do condicionamento físico geral de um praticante. No
entanto, a origem desse conjunto de inúmeros exercícios possíveis é o que
caracteriza de fato a GG. É um esporte assim como o futebol, o basquete, a
natação, o judô, etc. A diferença (e fundamental diferença) é que trata-se de
um esporte não-competitivo, ou seja, ninguém ganha e ninguém perde na GG. Na
verdade TODOS ganham por causa dos inúmeros benefícios que ela proporciona . Mas
ela é considerada um esporte por estar vinculada e por ser orientada por uma
federação esportiva, no caso a FIG (Federação Internacional de
Ginástica).
Dessa
forma, a GG é uma modalidade esportiva gímnica, assim como a Ginástica
Artística, a Rítmica, a Acrobática, o Trampolim Acrobático, etc... Mas como já
disse, ela é diferente dessas outras ginásticas por ser uma modalidade voltada
essencialmente para o LAZER e não para a competição. Por ser uma ginástica, ela
é composta por elementos ginásticos (técnicas) dessas outras manifestações
gímnicas competitivas, mas também por elementos da ginástica na sua forma mais
"básica" no que se refere à "essência do movimento humano"
- o movimentar-se.
Sendo assim, a GG é composta pelas práticas
gímnicas competitivas, bem como pelas práticas esportivas de uma forma
geral (aí entram todos os esportes que você já viu na vida), pelas práticas
circenses, pelas danças, pelas manifestações folclóricas, pelas lutas, enfim,
por toda forma de movimentar-se do ser humano. E como é uma prática voltada
para o lazer, ela também envolve outras áreas com a qual interagimos no nosso
dia a dia, inclusive no nosso lazer, como as artes cênicas, as artes plásticas,
as brincadeiras e jogos que aprendemos durante a nossa existência; e, de uma
forma geral, a GG engloba também as nossas experiências de vida.
O produto final da GG é a elaboração de
uma coreografia envolvendo essas possibilidades, no entanto nem sempre
precisamos chegar a esse produto final, pois na GG o que importa é muito mais o
processo do que o seu produto final.
ATLETAS DA GINÁSTICA GERAL
Mas,
resumindo, tanto uma pessoa mais forte ou mesmo obesa, quanto uma pessoa mais
leve ou magra podem participar de uma figura acrobática em GG, pois GG é para
todos!!
Grupo
japonês na XIV Gymnaestrada Mundial em Lausanne (Suíça) – 2011
Além do caráter lúdico, as figuras acrobáticas podem ser
utilizadas para expressar uma ideia ou imagem dentro de uma criação
coreográfica de GG, ou seja, no produto final da modalidade. Para isso, é
bem-vinda a criatividade e a flexibilidade que é valorizada na GG para unir a
técnica da GACRO com a liberdade de expressão corporal prevista na GG. Na
imagem ao lado, por exemplo, os atletas utilizam uma figura de baixa
complexidade, mas com muito efeito, para simbolizar algo que lembra uma centopeia.
Como a GG apresenta regras flexíveis, ela se diferencia das ginásticas
competitivas justamente pela sua liberdade de expressão corporal, como já
citei. Um exemplo disso é que, diferentemente da GACRO, na GG não existe limite
de integrantes em uma mesma figura, nem mesmo uma regra específica no que se
refere a gênero ou faixa etária. O que vale na GG é a criação e a arte. Sendo
assim, na GG é possível criar figuras acrobáticas variadas, bem diferentes das
figuras mais tradicionais que vemos na GACRO, previstas em regulamentos dessa
modalidade. E é possível verificar um pouco dessa imprevisibilidade da GG nas
imagens abaixo:
Grupo
da Espanha na XIII Gymnaestrada Mundial em Dornbirn (Áustria) - 2007.
Como
é possível ver, não existe um limite de integrantes em uma mesma figura
acrobática.
Grupo
Acrobático Guarujá na XIII Gymnaestrada Mundial em Dornbirn (Áustria) - 2007.
Formação
livre de figuras que representam o contexto coreográfico proposto pelo grupo.
Grupo
Independente de Ginásticas - SP.
Enquanto
na GACRO tradicional, na categoria dupla mista, o homem sempre faz o papel de
base da figura, aqui temos uma inversão, em que a ginasta faz uma ponte para
atuar como base para outro atleta. Sem contar que aqui temos um trio misto,
categoria que não existe na GACRO.
E
quem não conhece a dupla Akróbatus??
Eles
que utilizam vários elementos da GACRO (entre outras manifestações), mas de uma
forma extremamente criativa e expressiva, ao estilo GG ;)
E é bom reforçar que na GG não existe competição!! Portanto, não existe
pontuação para as figuras acrobáticas, independente do nível de dificuldade das
mesmas. Aliás, em muitas vezes, figuras acrobáticas simples e criativas são
mais interessantes, dentro de um contexto coreográfico, do que figuras super
complexas, mas de pouco efeito visual. Pra ser sincero (mas essa é a minha
opinião), uma apresentação com muuuuuitas figuras acrobáticas complexas, em que
o grupo perde mais tempo montando e desmontando suas pirâmides do que
expressando a sua cultura ou o tema da coreografia em si, acaba se tornando
cansativo de assistir. Mas repito, essa é a MINHA opinião...
E para fechar a postagem de hoje, como gosto de fazer, vou deixá-los com alguns
vídeos que mostram bem a diferença da GACRO em um contexto competitivo, em que
as figuras acrobáticas são um FIM, de um trabalho de GG que se utiliza de
figuras acrobáticas como um MEIO, seja a partir de figuras mais tradicionais e
mais características da GACRO em si, ou mais expressivas e criativas como sugere
a GG. É mais fácil entender isso que quis dizer assistindo aos vídeos.
O primeiro vídeo é de uma série competitiva de GACRO na categoria trio
feminino. É possível perceber que, apesar da coreografia em si ser bem
expressiva, com uma intenção artística, o foco da apresentação está nas
formações acrobáticas, ou seja, as figuras são um FIM e não um meio, justamente
por elas estarem sendo julgadas a partir dessas figuras e dos elementos
técnicos como um todo.
OS SAIS MINERAIS E SUAS FUNÇÕES
Sais minerais" refere-se a minerais essenciais para o funcionamento do organismo humano. Esses sais minerais são compostos químicos inorgânicos encontrados em alimentos e são importantes para o equilíbrio e a saúde do corpo. Alguns exemplos de sais minerais incluem cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio. Esses minerais desempenham diversas funções no organismo, como fortalecer ossos e dentes, regular o metabolismo, manter a pressão arterial adequada e participar da formação de enzimas e hormônios. É essencial consumir uma dieta equilibrada e variada para garantir a ingestão adequada de sais minerais.
Cálcio:
É um dos elementos mais abundantes
do organismo. Está presente em 1,5 a 2% do peso corporal e em 39% dos minerais
corporais. Entretanto, 99% desse mineral encontra-se nos ossos e dentes, Apenas
1% está no sangue.
Funções: Formação de ossos e
dentes, coagulação sangüínea, ativação de enzimas, condução de impulsos
nervosos e contração muscular.
Carência: Retardo do crescimento,
dentes e ossos frágeis, raquitismo e osteoporose.
Excesso: Calcificação dos ossos e
tecidos moles, comprometimento renal e prejudica a absorção do ferro.
Fontes alimentares: Leite, iogurte,
queijos, peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão.
Necessidades diárias: 1000 a 1200mg
para homens e mulheres.
Magnésio:
Depois do potássio, é o segundo
mineral mais abundante encontrado nos fluidos intracelulares. Encontrado nos
ossos, músculos, tecidos moles e líquidos extracelulares.
Funções: Necessário para a
atividade normal das enzimas e para o uso de energia. Crescimento de ossos.
Fundamental para a função normal do cálcio.
Carência: Irritabilidade, função
nervosa anormal, perda de apetite, náuseas, vômitos, sonolência e espasmos
musculares.
Excesso: Problemas respiratórios,
pressão baixa, ritmo cardíaco alterado e inibição da calcificação da
calcificação óssea.
Fontes alimentares: Gérmen de
trigo, nozes, damasco, tofu, água de coco, camarão, cereais integrais, soja,
acelga, quiabo.
Necessidades diárias: 320 a 400mg
para homens e 320mg para mulheres.
Sódio:
Representa 1% do peso corporal ou
70g para um homem adulto. É um elemento facilmente encontrado na natureza.
Funções: Equilibra os líquidos
corporais, juntamente com o potássio e cloreto, manutenção do equilíbrio ácido
básico, excitabilidade de músculos e controla a pressão osmótica.
Carência: Convulsões, fraqueza e
letargia.
Excesso: Hipertensão, cefaléia,
parada respiratória e eritema da pele.
Fontes alimentares: Sal de cozinha,
carnes e produtos com base de carne, embutidos, queijos, bacon, sopa, vegetais
enlatados, pão e cereais matinais.
Necessidades diárias: 500mg para
homens e mulheres.
Potássio:
Cerca de 85% do potássio ingerido
pela dieta é absorvido.
Funções: Manutenção do líquido
intracelular, contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca,
produção de energia, e síntese de proteínas e ácidos nucléicos.
Carência: Cansaço, fadiga,
fraqueza, dores musculares, hipotensão, vômitos e dilatação cardíaca.
Excesso: Distúrbios cardíacos,
confusão mental e paralisia muscular.
Fontes alimentares: Frutas secas,
frutas frescas, banana, cítricas, vegetais crus ou cozidos, vegetais verdes
folhosos e batata.
Necessidades diárias: 2000mg para
homens e mulheres.
Fósforo:
É um elemento essencial.
Funções: Formação de ossos e
dentes, absorção da glicose, metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos.
Participa de sistemas enzimáticos.
Carência: Dor nos ossos,
osteomalácia, miopatias, acidose metabólica, taquicardia e perda de memória.
Excesso: Sensação de peso nas
pernas, confusão mental, hipertensão, derrame e ataque cardíaco.
Fontes alimentares: Leite, peixe,
fígado, ovos e feijão. Necessidades diárias: 700mg para homens e mulheres.
O QUE SÃO HACKERS? COMO ATUAM OS HACKERS? QUAIS OS MEIOS DE PREVENÇÃO?
O QUE SÃO HACKERS?
Hackers
são indivíduos com conhecimento amplo nas áreas da tecnologia e de informática
que desenvolvem funcionalidades novas e/ou adaptam funcionalidades antigas do
mundo digital. Eles elaboram ou modificam softwares e hardwares de forma legal,
a fim de obter melhorias.
O
termo "hacker de computador" apareceu pela primeira vez em meados da
década de 1960. O hacker era um programador, uma pessoa que criava códigos de
computação. Os hackers eram visionários que conseguiam enxergar novas maneiras
de usar os computadores, criando programas que ninguém poderia imaginar. Eles
foram os pioneiros da indústria da computação, construindo desde pequenos
aplicativos para sistemas operacionais. Nesse sentido, pessoas como Bill Gates,
Steve Jobs e Steve Wozniak eram todos hackers - eles viram o potencial do que
os computadores eram capazes de fazer e criaram maneiras de ter acesso a esse
potencial.
COMO
ATUAM OS HACKERS?
Uma
característica comum entre esses hackers era o grande senso de curiosidades,
que às vezes beirava a obsessão. Esses hackers eram orgulhosos não só por sua
habilidade de criar novos programas, mas também por aprender como outros
programas e sistemas funcionavam. Quando havia bug, uma seção de códigos
errados que impediam o bom funcionamento do programa, os hackers criavam e
distribuíam pequenas seções de códigos chamados "patches" para
solucionar o problema. Alguns conseguiam empregos que alavancavam suas
habilidades, sendo pagos pelo que eles adorariam fazer de graça.
Conforme
os computadores foram evoluindo, os engenheiros de computação começaram a
juntar máquinas individuais em rede, formando um sistema. Logo, o termo
"hacker" adquiriu um novo significado: uma pessoa que utilizava
computadores para explorar uma rede à qual o hacker não pertencia. Geralmente,
os hackers não eram mal-intencionados. Eles só queriam saber como as redes de
computadores funcionavam e consideravam qualquer barreira entre eles e esse
conhecimento como um desafio.
Na
verdade, isso ainda ocorre hoje em dia. Há muitas histórias sobre hackers
mal-intencionados sabotando sistemas de computação, infiltrando-se em redes e
espalhando vírus pelos computadores, mas, a maioria dos hackers é só curiosa;
eles querem saber todas as complexidades do mundo da computação. Alguns usam o
conhecimento para ajudar corporações e governos a criar melhores medidas de
segurança. Outros usam suas habilidades para ações menos éticas como por
exemplos:
CAVALO-DE-TRÓIA
O
cavalo-de-tróia, ou trojan, é um programa disfarçado que executa alguma tarefa
maligna. Um exemplo: o usuário roda um joguinho que conseguiu na internet. O
joguinho secretamente instala o cavalo-de-tróia, que abre uma porta TCP do
micro para a invasão. Alguns trojans populares são NetBus, Back Oriffice e
Sub7. Há também cavalos-de-tróia dedicados a roubar senhas e outros dados
sigilosos.
QUEBRA DE SENHA
O quebrador, ou cracker, de
senha é um programa usado pelo hacker para descobrir uma senha do sistema. O
método mais comum consiste em testar sucessivamente as palavras de um
dicionário até encontrar a senha correta.
DENIAL OF SERVIDE ( DOS
)
Ataque que consiste em
sobrecarregar um servidor com uma quantidade excessiva de solicitações de
serviços. Há muitas variantes, como os ataques distribuídos de negação de serviços
( DDoS ), que paralisaram sites como CNN, Yahoo! E ZD Net, em fevereiro deste
ano ( 2000 ) . Nessa variante, o agressor invade muitos computadores e instala
neles um software zumbi, como o Tribal Flood Network ou o Trinoo. Quando
recebem a ordem para iniciar o ataque, os zumbis bombardeiam o servidor-alvo,
tirando-o do ar.
MAIL BOMB
É a técnica de inundar um
computador com mensagens eletrônicas. Em geral, o agressor usa um script para
gerar um fluxo contínuo de mensagens e abarrotar a caixa postal de alguém. A
sobrecarga tende a provocar negação de serviço no servidor e e-mail.
PHREAKING
É o uso indevido de linhas
tlefônicas, fixas ou celulares. No passado, os phreakers empregavam gravadores
de fita e outros dispositivos para produzir sinais de controle e enganar o
sistema de telefonia. Conforme as companhias telefônicas foram reforçando a
segurança, as técnicas tornaram-se mais complexas. Hoje, o phreaking é uma
atividade elaborada, que poucos hackers dominam.
SCANNERS DE PORTAS
Os scanners são programas
que buscam portas TCP abertas por onde pode ser feita uma invasão. Para que a
varredura não seja percebida pela vítima, alguns scanners testam as portas de
um computador durante muitos dias, em horários aleatórios.
SMURF
O Smurf é outro tipo de
ataque de negação de serviço. O agressor envia uma rápida seqüência de
solicitações de Ping ( um teste para verificar se um servidor da Internet está
acessível ) para um endereço de broadcast. Usando spoofing, o cracker faz com
que o servidor de broadcast encaminhe as respostas não para o seu endereço, mas
para o da vítima. Assim, o computador-alvo é inundado pelo Ping.
SPOOFING
É a técnica de se fazer
passar por outro computador da rede para conseguir acesso a um sistema. Há
muitas variantes, como o spoofing de IP. Para executá-lo, o invasor usa um
programa que altera o cabeçalho dos pacotes IP de modo que pareçam estar vindo
de outra máquina.
QUAIS
OS MEIOS DE PREVENÇÃO?
·
Mantenha o teu sistema operacional sempre
atualizado. Se ele for original, habilite o recurso de "atualização
automática". As atualizações servem para corrigir as vulnerabilidades (e o
windows é cheio delas) do sistema;
·
Sempre utilize um firewall. Os ditos
"hackers" (a maioria deles mais fala que faz) necessitam entrar no
teu PC por uma porta (um serviço). Entenda por "porta" cada
aplicativo que acessa a rede instalado no teu computador (como msn, web
browser, aplicativos P2P, etc.). Um firewall irá "fechar" estas
portas, impedindo a entrada de estranhos;
·
Nunca, jamais, de forma alguma clique em
links desconhecidos que chegam por e-mail, msn ou mesmo recadinhos de orkut.
Desconfie de todo e qualquer conteúdo - fotos, vídeos, gifs, etc - que seja um
link (quando você colocar o cursor do mouse sobre um link ele deixa de ser uma
seta e passa a ser uma "mãozinha") mesmo que tenha sido enviado por
seu melhor amigo;
· Por
último (mas não menos importante) - está comprovado que a maior causa da
vulnerabilidade dos sistemas está no usuário. Acredite e mantenha sempre em
mente que a Internet requer cuidado. Desconfie de tudo o que é ilícito:
crackers, seriais, ofertas mirabolantes, links para material protegido por
direitos autorais (como mp3 e filmes), etc.
Estes são cuidados básicos que reduzem drasticamente a
chance de invasão.
REFERÊNCIAS:
https://duvidas.terra.com.br/duvidas/3144/o-que-sao-hackers
http://tecnologia.hsw.uol.com.br/hacker.htm
http://www.varican.xpg.com.br/varican/Curiosidades/atohackers.HTM
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090830090156A
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