Todo ser humano necessita de comunicação para
viver em grupo. Existem vários grupos culturais ou diversidade cultural e cada
tipo tem uma linguagem própria para sua realidade de convivência. Porém a gramática é indispensável a língua padrão, onde haja uma comunicação
universal ou seja entre as cidades , estados, regiões e principalmente em um
país, ou países que falam o mesmo idioma.
O
território nacional é composto de vários povos descendentes de outros países
que falam diferentes idiomas , por
exemplo: italiano, japonês, argentino e outros, mas é necessário uma adaptação
a nossa língua , que precisa de integração na comunicação das diferentes
culturas e conhecimentos. A escola é a instituição responsável por esse
processo.
Para
Sírio Possenti:” O objetivo da escola é ensinar o português padrão ou talvez
mais exatamente, o de criar condições para que ele seja aprendido . Qualquer
outra hipótese é um equívoco político e pedagógico.”
Com
a obrigatoriedade ou necessidade de aprender os ensinamentos da língua
favorecida, os grupos dominantes , que
também é denominada língua culta, neste
contexto, é imposta suas culturas de
forma oculta, ou seja pela escola através dos currículos ocultos. A linguagem
sofre variações de um lugar para o outro, cidades do mesmo estado, regiões e
países, que falam português padrão. Essas variações devem ser aceitas e
respeitadas sem preconceito por diferentes formas, faladas. Porém para escrever
corretamente é necessário o uso das
regras gramaticais.
A
língua padrão deve ser utilizada na escrita e pronunciada, tendo o objetivo da
comunicação, pelo menos suficiente para que haja entendimento. Na
sociedade nos deparamos com pessoas que
se comunicam de maneira diferente da linguagem padrão, isso se da
através da vasta variação linguística existente em cada localidade.
Antes
de chegar à escola, a criança já leva uma língua de forma internalizada e fala
através do processo de ouvir , falar e repetir, aprendendo e sendo corrigida pelos membros da família, o primeiro grupo
social, que o educando tem contato direto nos seus primeiros anos de vida,
sendo variada de acordo o nível da escolaridade da família, cultura e o meio
social que a mesma esta inserida.
A língua padrão tem sempre e terá
fundamental importância para o indivíduo que fala e que usa principalmente na escrita, onde é cobrada nos concursos públicos,
vestibulares ,em jornais, literaturas e revistas, sendo de grande relevância no
Enem que nos dias atuais é utilizado para obter uma avaliação, proporcionando o acesso a uma universidade seja ela pública ou
privada, pelas classes populares, resumindo pelos negros, pobres que são
beneficiados do sistema das cotas,
através do português que passa ser uma
grande vantagem ou condição igualitária de competição.
É
de fundamental importância para o indivíduo na escola ou em outro lugar a
leitura de diversos tipos de texto e construção dos mesmos, utilizando a língua
padrão, desenvolvendo a consciência que não é obrigação, mas simplesmente uma
necessidade de escrever de forma correta ou, mais próximo possível para ser
entendido e compreendido pelos
receptores da mensagem ou textos escritos. É preciso buscar formas, métodos ,
estratégias que envolva o educando, despertando nele o desejo de aprender a
língua padrão, não de forma imposta, mas prazerosamente que permita o educando
interessar-se por aquilo que lhe é proposto.
Segundo
o autor , essa qualidade deve ser cobrada dos
alunos do ensino médio, porém jamais podemos ignorar ou desvalorizar os mesmos
nos anos iniciais. É fundamental cada
criança levar para à escola sua bagagem linguística já internalizada do meio
social e familiar , além das constantes informações ou conhecimento , base
adquirida até o caminho do ensino médio , ressaltando a necessidade de compreender e ser compreendido, entender e
ser entendido e ser letrado, tendo a conscientização que existe uma só língua
padrão e uma forma correta da escrita com necessidade das regras
gramaticais a serem utilizadas.
As variações
linguísticas não são erradas. Mas
a língua padrão que é universal é a base
para uma comunicação eficaz entre todos que falam o português sem preconceito linguístico , quem fala
diferente não fala errado, simplesmente
pode aprender as regras independentes das situações adquiridas por diferentes
cidades, estados e regiões do país, porque as regras gramaticais devem ser
utilizadas por todos na escrita , é um
dos motivos pelo qual devemos aprender e ensinar a escrever a língua padrão.
Concluímos
que diante do autor ,mesmo com a necessidade de impor a gramática normativa,
por ter internalizado a língua culta , é imprescindível ensinar o uso do português padrão, dando
ênfase as variações. A vista disso, é
fato que
todos os países utilizam o português padrão de forma universal.
REFERÊNCIA:
Possenti
,Sírio Por que( não) ensinar gramática na escola/ Sírio Possenti –
Campinas,SP Mercado de Letras :
Associação de Leitura do Brasil; 1996 (Coleção Leituras no Brasil)



