terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Divisão da Física: duas grandes areas: mecanica, térmica, óptica, eletricidade



A física pode ser dividida em duas grandes áreas: a física clássica e a física moderna. Tudo que a física descobriu e criou até o final do século XIX faz parte da física Clássica. Nessa época, os físicos acreditavam que já tinham descoberto tudo! Estavam muito satisfeitos consigo mesmos. 
No entanto, no início do século XX, fenômenos que envolviam grandes velocidades, próximas à velocidade da luz, e descobertas relacionadas a estruturas muito pequenas (como as moléculas e os átomos) levaram ao desenvolvimento da relatividade e da mecânica quântica. Era a física moderna que nascia.
No ensino médio, é possível que você aprenda noções de física moderna. Por enquanto vamos estudar apenas a física clássica.  Tudo o que você vai estudar nesta área faz parte da física Clássica. Ela se divide nas seguintes partes:

Mecânica: estuda o movimento dos corpos. Tudo o que se move é objeto de estudo desta parte da física. Para entender o movimento das estrelas, dos planetas, dos carros, das pessoas, etc., precisamos entender a mecânica.

Física térmica: estuda o calor e a temperatura dos corpos. Por que o gelo derrete? Porque algumas roupas nos deixam mais aquecidos do que as outras? Por que é melhor levar bebidas para a praia em um isopor? Estas são algumas questões respondidas pela física térmica.

Óptica: estuda os fenômenos relacionados à luz. O que é o arco-íris? Por que os corpos parecem maiores quando observados através de uma lupa? O que são os eclipses? Como funciona a nossa visão? Obterás respostas para essas perguntas ao estudar a parte de óptica.


Eletricidade: estuda todos os aparelhos que aquecem e que se movem utilizando a energia elétrica. O funcionamento de aparelhos “ligados na tomada” ou por meio de baterias será mais facilmente entendido após estudarmos a eletricidade.

Atividades Para Educação Infantil / Fundamental I / Grupo - 2,3,4,5


























terça-feira, 29 de dezembro de 2015

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Modelo de relatórios Final : educação infantil




                                                                       Camila Ayla

 É uma aluna que na área social e afetiva, demonstra timidez, apresentando dificuldade para conversar, expressar desejos, necessidades e compreensão dos assuntos trabalhos durante a aula.
A aluna apresenta um bom relacionamento com os colegas e professoras, participa das aulas demonstrando interesse, porém permaneceu na IVª unidade não assídua, faltando sem justificativa, o que prejudicou muito seus avanços na aprendizagem.
Na escrita reconhece e escreve seu nome completo, identifica e escreve todas as letras do alfabeto, escreve palavras simples ( bola, boneco, pião, mão, pipoca e outas) e complexas com intervenção da professora.
Escreve frases simples demonstrando dificuldade na ortografia de algumas palavras complexas e na utilização do espaçamento entre as palavras. Encontra-se no nível de escrita sílabas alfabético.
No lógico matemático, reconhece e registra em sequencia os números de 0 até 20, identificando e representando a quantidade, realiza situações problemas que envolve adição e subtração de até 02 algarismo. Multiplicação e divisão com apoio pedagógico.
Identifica e utiliza cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Reconhece algumas datas comemorativas através de imagens.
Respeita as diversidades nas relações sociais e desenvolve uma atitude de respeito com todos doo seu convívio escolar.
Reconhece tipos de plantas utilizada na nossa alimentação e algumas, utilizadas como remédio e sua importância.

                                                                      Julia Alves

A aluna Julia , apresentou durante todo ano letivo um excelente desempenho em todas as áreas do conhecimento, envolvendo-se ativamente das atividades propostas, estabelecendo durante todo o período um relacionamento agradável com todos os colegas e professoras, a mesma é bastante carismática e comunicativa.
Na Linguagem Oral e Escrita, consegue nos momentos das rodinhas, expressar suas ideias de maneira clara e com bom vocabulário, contribuindo para o enriquecimento das aulas. A mesma ,recita ,reconhece e escreve todas as letra do alfabeto, nas formas maiúscula bastão e minúscula cursiva, por vezes, mostra-se insegura para transformar a letra de imprensa para a cursiva. Todavia, consegue ler e escrever palavras simples, bem como ler e interpretar pequenos textos.    
Com relação ao logico-matemático, resolve operações de adição e subtração, com números naturais a partir do material concreto, interpreta e resolve problemas que envolvem tais operações, recita e escreve sequencialmente os numerais de 0 a 100, muito embora ainda se sinta insegura para identificar números acima de 50 se eles não estiverem na forma sequenciada, já consegue ler e escrever os números ordinais até 10, compreendendo bem o conceito de dúzia e meia dúzia, realizando de forma significativa todas as atividades propostas.
Nas demais disciplinas, manteve o bom desempenho, mostrando-se animada com os conhecimentos adquiridos. A aluna destacou-se nas aulas de Educação Física com o professor , pois é uma criança cheia de energia e nesses momentos ela pode externar através dos exercícios físicos direcionados toda a sua vigor, executando-os com satisfação. A música também é algo muito marcante em Júlia, pois ela se entrega com muita alegria durante esses momentos.  
Dado exposto acima, podemos concluir que a aluna Júlia , é uma ótima aluna, que possui um grande potencial cognitivo, um excelente desempenho em todas as disciplinas, é carinhosa e solidaria com todos, e além disso possui um bom acompanhamento familiar, o que é muito importante para o processo de  aquisição aprendizagem de uma criança   . Por esse motivo recomendo aos pais que continue encorajando-a e estimulando-a no que for necessário, para que seu desejo e prazer em aprender sejam ainda maiores nas séries futuras.
Parabéns Júlia! Foi muito gratificante ter participado da sua trajetória escolar! 


                                                                   Saulo Andrew

De acordo aos objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2015, Saulo Andrew, apresentou um excelente desempenho em todas as áreas do conhecimento, é um excelente aluno, obediente, observador, participa com responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola, possui um relacionamento muito agradável com colegas e professoras. 
Na Linguagem Oral e Escrita, participa com entusiasmo das rodinhas de conversa, demostrando interesse pelos temas abordados, questionando, expondo suas opiniões de forma sempre coerente com o que está sendo passado. O mesmo ler e escreve com facilidade palavras simples, recita e reconhece o alfabeto completo em diferentes contextos.  Toda via, mostrasse inseguro para escrevê-lo em sequência, ainda mostra-se confuso com as letras (b e d) de imprensa, melhorou no sentido de relacionar  transformar a letra de imprensa para letra cursiva, ler e interpreta bem pequenos textos e vem aperfeiçoando a cada unidade a escrita do seu nome na forma cursiva e sem recurso de ficha.
Em matemática, ele desenvolveu-se bem na maior parte dos conteúdos, recita e escreve os números de 0 a 100, porém apresenta insegurança para identificar os números acima de 50 se eles não estiverem em sequência, ler e escreve os números ordinais até 10, realiza cálculos simples de adição e subtração, resolvendo problemas com tais operações, compreendeu com facilidade o conceito de dúzia e meia dúzia, realizando todas as atividades com êxito.  
Nas demais disciplinas o aluno tem mantido uma ótima aprendizagem, pois compreende de forma rápida os conteúdos, assim que os mesmos são apresentados pela professora, vem desenvolvendo bem suas habilidades artísticas se empenhado nas pinturas e realizações dos desenhos, destacando-se nas aulas de Educação Física, momento muito aguardado pelo aluno que desempenha muito bem os exercícios direcionados pelo professor .
Dado o exposto acima podemos concluir que o aluno Saulo  finaliza esse ano letivo com excelente desempenho em todas as disciplinas, esforçado e determinado, realiza tudo que lhe é proposto com sucesso e dedicação, está de parabéns tanto no comportamento quanto na aprendizagem. 
Parabéns Saulo!  Pelo seu crescimento e pelo acompanhamento de sua família, alunos como você nos faz crescer e ter o desejo de melhorar a cada dia.  

                                                Samuel  Andrade        

Com base nos objetivos estabelecidos para esse ano letivo de 2015, foi possível observar avanços no desempenho do aluno Samuel  em todas as áreas do conhecimento. O mesmo é um menino meigo, carinhoso e muito prestativo, isso torna seu relacionando muito a agradável com todos a sua volta.
 Em Linguagem Oral e Escrita, tem evidenciado ser um excelente aluno se dedicando a cada dia em aprimorar a leitura e a escrita de palavras simples, sentindo uma grande alegria nas suas descobertas, recita e reconhece todas as letras do alfabeto, por vezes mostra-se inseguro no momento de colocá-las em sequência, se as mesmas não estiverem expostas para sua visualização, ler e interpreta pequenos textos e de forma bem caprichada, escreve seu nome completo sem necessitar de qualquer auxílio.  
Em matemática, ele desenvolveu-se bem na maioria dos conteúdos, recita e escreve a sequência numérica de 0 a 100, porém demonstra insegurança para reconhecer os números acima de 50 se eles não estiverem em sequência, ler e escreve os números ordinais até 10, consegue realizar cálculos simples de adição e subtração, resolvendo problemas com tais operações, compreendeu com facilidade o conceito de dúzia e meia dúzia, obtendo um bom desempenho na realização de suas atividades.
Nas demais disciplinas apresenta uma boa desenvoltura, pois sempre enriquece as aulas, trazendo suas experiências cotidianas e relacionando-as ao conteúdo que está sendo trabalhado, tornando a aula muito mais produtiva, o que facilita a assimilação do conteúdo e assim a realização das atividades.  O mesmo destaca-se na música, pois gosta muito de cantar e de vez em quando nos apresenta uma música nova.
Considerando os pontos aqui apresentados, pode-se afirmar que o aluno Samuel conseguiu desenvolver muito bem suas habilidades durante esse ano letivo e tende a crescer muito, pois possui uma excelente cognição e um bom acompanhamento  familiar, o  que favorece  muito para seu bom desempenho .
Fico muito feliz em ter acompanhado e participados de suas conquistas. 
Parabéns pelo seu desenvolvimento e pelo acompanhamento de sua família!
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Beijos! Sucessos!

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segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGAR, BRINCAR, UMA FORMA DE EDUCAR



Prender a atenção dos nossos alunos sem perder o foco da aprendizagem nos dias atuais, é um verdadeiro desafio, pois vivemos rodeados pela mídia com uma variedades de recursos tecnológica, isso exige de nós professores uma boa reflexão da sua prática. Sendo assim inovar as práticas pedagógicas é um dos grandes desafios que deveria impulsionar os professores no fazer do cotidiano, não para justificar o nosso salário, mais para buscar forças interiores, que no dia-a-dia justifiquem á função social que exercemos e que ao mesmo tempo, nos possibilite encontrar o labor diário um significado existencial. Um bom professor não necessita assim ser um recreador, porém se tiver ou desenvolver esta capacidade com certeza vai ampliar seu repertório de ação. O lúdico na sala de aula se faz assim necessário principalmente na educação infantil, onde o desenvolvimento escolar começa através do brincar. Em relação ao aperfeiçoamento dos professores, torna-se essencial, visto que o processo na docência a necessidade de está preparado para atuar com a ludicidade em todos os aspectos . Aprender brincando é mais satisfatório, quando pensamos a questão da formação do educador infantil percebemos o quanto é importante produzir, o aspecto lúdico nesta formação.
É papel do educador, formar crianças critica que criem, invente, descubra, que sejam capazes de construir conhecimento. Não devendo aceitar simplesmente de ter alunos que sejam ativos, que cedo aprendem a descobrir, adotando assim, uma atitude mais de iniciativa do que expectativa.
Pensar na ludicidade é antes de tudo, adotar estratégias de intervenção pedagógica que possibilite não apenas oferecer e oportunizar momentos lúdicos, mais extrair desde tempo o valor que as pessoas atribuem a estes momentos.
Vygostsky ensina que, para   que uma aprendizagem seja significativa, as pessoas devem estabelecerem relações significativas entre suas experiências prévias e aquilo que se apresenta como novidade.
CONCLUSÃO
Devemos nos remeter a reflexões sobre a importância das atividades lúdicas na educação infantil, tendo sido possível desvelarem que a ludicidade é de extrema relevância para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela brincar é viver.E , diante de todos os dados estudados, necessário se faz questionamento a cerca da nossa prática como educadores. Sabemos que é brincando que as crianças constroem o mundo das ideias abstratas, vivenciam experiências que enriquecem o seu conhecimento real e provam a sua imaginação como elemento da fantasia.
Quando possibilitamos as crianças um contato agradável com  jogos e brinquedos, estamos ampliando seu leque de ideias próprias estimulando a atenção, a observação, a memória a reflexão e o desenvolvimento das linguagens. È relevante mencionar que o brincar nos espaços educativos precisa estar num constante quadro de inquietação e reflexos dos educadores que o compõem. È necessário pensar também a importância do conhecimento lúdico no processo de formação do professor, pois ele facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e social, a construção e assimilação do conhecimento, a comunicação, a expressão, a criatividade, o lúdico é uma necessidade humana e não deve ser encarada como uma diversão qualquer.
“A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso indispensável á pratica educativa. E completamos de mãos dadas vários caminhos onde nossas histórias se cruzam, se completam e se constroem”.
REFERÊNCIAS:
Brasil- CWE/ CEB Parecer 22/98 discute as Diretrizes Curricular Nacionais para educação infantil Brasileira DF. 17/12/98. Brasil constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 5 de outubro de 1998.



Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...