Prender
a atenção dos nossos alunos sem perder o foco da aprendizagem nos dias atuais,
é um verdadeiro desafio, pois vivemos rodeados pela mídia com uma variedades de
recursos tecnológica, isso exige de nós professores uma boa reflexão da sua
prática. Sendo assim inovar as práticas pedagógicas é um dos grandes desafios
que deveria impulsionar os professores no fazer do cotidiano, não para
justificar o nosso salário, mais para buscar forças interiores, que no
dia-a-dia justifiquem á função social que exercemos e que ao mesmo tempo, nos
possibilite encontrar o labor diário um significado existencial. Um bom
professor não necessita assim ser um recreador, porém se tiver ou desenvolver
esta capacidade com certeza vai ampliar seu repertório de ação. O lúdico na sala
de aula se faz assim necessário principalmente na educação infantil, onde o
desenvolvimento escolar começa através do brincar. Em relação ao
aperfeiçoamento dos professores, torna-se essencial, visto que o processo na
docência a necessidade de está preparado para atuar com a ludicidade em todos
os aspectos . Aprender brincando é mais satisfatório, quando pensamos a questão
da formação do educador infantil percebemos o quanto é importante produzir, o
aspecto lúdico nesta formação.
É
papel do educador, formar crianças critica que criem, invente, descubra, que
sejam capazes de construir conhecimento. Não devendo aceitar simplesmente de
ter alunos que sejam ativos, que cedo aprendem a descobrir, adotando assim, uma
atitude mais de iniciativa do que expectativa.
Pensar
na ludicidade é antes de tudo, adotar estratégias de intervenção pedagógica que
possibilite não apenas oferecer e oportunizar momentos lúdicos, mais extrair
desde tempo o valor que as pessoas atribuem a estes momentos.
Vygostsky
ensina que, para que uma
aprendizagem seja significativa, as pessoas devem estabelecerem relações
significativas entre suas experiências prévias e aquilo que se apresenta como
novidade.
CONCLUSÃO
Devemos
nos remeter a reflexões sobre a importância das atividades lúdicas na educação
infantil, tendo sido possível desvelarem que a ludicidade é de extrema relevância
para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela brincar é viver.E ,
diante de todos os dados estudados, necessário se faz questionamento a cerca da
nossa prática como educadores. Sabemos que é brincando que as crianças constroem
o mundo das ideias abstratas, vivenciam experiências que enriquecem o seu
conhecimento real e provam a sua imaginação como elemento da fantasia.
Quando
possibilitamos as crianças um contato agradável com jogos e brinquedos, estamos ampliando seu leque
de ideias próprias estimulando a atenção, a observação, a memória a reflexão e
o desenvolvimento das linguagens. È relevante mencionar que o brincar nos
espaços educativos precisa estar num constante quadro de inquietação e reflexos
dos educadores que o compõem. È necessário pensar também a importância do
conhecimento lúdico no processo de formação do professor, pois ele facilita a
aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e social, a construção e assimilação do
conhecimento, a comunicação, a expressão, a criatividade, o lúdico é uma
necessidade humana e não deve ser encarada como uma diversão qualquer.
“A
atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança
sendo por isso indispensável á pratica educativa. E completamos de mãos dadas
vários caminhos onde nossas histórias se cruzam, se completam e se constroem”.
REFERÊNCIAS:
Brasil-
CWE/ CEB Parecer 22/98 discute as Diretrizes Curricular Nacionais para educação
infantil Brasileira DF. 17/12/98. Brasil constituição da República Federativa
do Brasil promulgada em 5 de outubro de 1998.
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