terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Modelo de relatórios Final : educação infantil




                                                                       Camila Ayla

 É uma aluna que na área social e afetiva, demonstra timidez, apresentando dificuldade para conversar, expressar desejos, necessidades e compreensão dos assuntos trabalhos durante a aula.
A aluna apresenta um bom relacionamento com os colegas e professoras, participa das aulas demonstrando interesse, porém permaneceu na IVª unidade não assídua, faltando sem justificativa, o que prejudicou muito seus avanços na aprendizagem.
Na escrita reconhece e escreve seu nome completo, identifica e escreve todas as letras do alfabeto, escreve palavras simples ( bola, boneco, pião, mão, pipoca e outas) e complexas com intervenção da professora.
Escreve frases simples demonstrando dificuldade na ortografia de algumas palavras complexas e na utilização do espaçamento entre as palavras. Encontra-se no nível de escrita sílabas alfabético.
No lógico matemático, reconhece e registra em sequencia os números de 0 até 20, identificando e representando a quantidade, realiza situações problemas que envolve adição e subtração de até 02 algarismo. Multiplicação e divisão com apoio pedagógico.
Identifica e utiliza cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Reconhece algumas datas comemorativas através de imagens.
Respeita as diversidades nas relações sociais e desenvolve uma atitude de respeito com todos doo seu convívio escolar.
Reconhece tipos de plantas utilizada na nossa alimentação e algumas, utilizadas como remédio e sua importância.

                                                                      Julia Alves

A aluna Julia , apresentou durante todo ano letivo um excelente desempenho em todas as áreas do conhecimento, envolvendo-se ativamente das atividades propostas, estabelecendo durante todo o período um relacionamento agradável com todos os colegas e professoras, a mesma é bastante carismática e comunicativa.
Na Linguagem Oral e Escrita, consegue nos momentos das rodinhas, expressar suas ideias de maneira clara e com bom vocabulário, contribuindo para o enriquecimento das aulas. A mesma ,recita ,reconhece e escreve todas as letra do alfabeto, nas formas maiúscula bastão e minúscula cursiva, por vezes, mostra-se insegura para transformar a letra de imprensa para a cursiva. Todavia, consegue ler e escrever palavras simples, bem como ler e interpretar pequenos textos.    
Com relação ao logico-matemático, resolve operações de adição e subtração, com números naturais a partir do material concreto, interpreta e resolve problemas que envolvem tais operações, recita e escreve sequencialmente os numerais de 0 a 100, muito embora ainda se sinta insegura para identificar números acima de 50 se eles não estiverem na forma sequenciada, já consegue ler e escrever os números ordinais até 10, compreendendo bem o conceito de dúzia e meia dúzia, realizando de forma significativa todas as atividades propostas.
Nas demais disciplinas, manteve o bom desempenho, mostrando-se animada com os conhecimentos adquiridos. A aluna destacou-se nas aulas de Educação Física com o professor , pois é uma criança cheia de energia e nesses momentos ela pode externar através dos exercícios físicos direcionados toda a sua vigor, executando-os com satisfação. A música também é algo muito marcante em Júlia, pois ela se entrega com muita alegria durante esses momentos.  
Dado exposto acima, podemos concluir que a aluna Júlia , é uma ótima aluna, que possui um grande potencial cognitivo, um excelente desempenho em todas as disciplinas, é carinhosa e solidaria com todos, e além disso possui um bom acompanhamento familiar, o que é muito importante para o processo de  aquisição aprendizagem de uma criança   . Por esse motivo recomendo aos pais que continue encorajando-a e estimulando-a no que for necessário, para que seu desejo e prazer em aprender sejam ainda maiores nas séries futuras.
Parabéns Júlia! Foi muito gratificante ter participado da sua trajetória escolar! 


                                                                   Saulo Andrew

De acordo aos objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2015, Saulo Andrew, apresentou um excelente desempenho em todas as áreas do conhecimento, é um excelente aluno, obediente, observador, participa com responsabilidade de todas as atividades propostas pela escola, possui um relacionamento muito agradável com colegas e professoras. 
Na Linguagem Oral e Escrita, participa com entusiasmo das rodinhas de conversa, demostrando interesse pelos temas abordados, questionando, expondo suas opiniões de forma sempre coerente com o que está sendo passado. O mesmo ler e escreve com facilidade palavras simples, recita e reconhece o alfabeto completo em diferentes contextos.  Toda via, mostrasse inseguro para escrevê-lo em sequência, ainda mostra-se confuso com as letras (b e d) de imprensa, melhorou no sentido de relacionar  transformar a letra de imprensa para letra cursiva, ler e interpreta bem pequenos textos e vem aperfeiçoando a cada unidade a escrita do seu nome na forma cursiva e sem recurso de ficha.
Em matemática, ele desenvolveu-se bem na maior parte dos conteúdos, recita e escreve os números de 0 a 100, porém apresenta insegurança para identificar os números acima de 50 se eles não estiverem em sequência, ler e escreve os números ordinais até 10, realiza cálculos simples de adição e subtração, resolvendo problemas com tais operações, compreendeu com facilidade o conceito de dúzia e meia dúzia, realizando todas as atividades com êxito.  
Nas demais disciplinas o aluno tem mantido uma ótima aprendizagem, pois compreende de forma rápida os conteúdos, assim que os mesmos são apresentados pela professora, vem desenvolvendo bem suas habilidades artísticas se empenhado nas pinturas e realizações dos desenhos, destacando-se nas aulas de Educação Física, momento muito aguardado pelo aluno que desempenha muito bem os exercícios direcionados pelo professor .
Dado o exposto acima podemos concluir que o aluno Saulo  finaliza esse ano letivo com excelente desempenho em todas as disciplinas, esforçado e determinado, realiza tudo que lhe é proposto com sucesso e dedicação, está de parabéns tanto no comportamento quanto na aprendizagem. 
Parabéns Saulo!  Pelo seu crescimento e pelo acompanhamento de sua família, alunos como você nos faz crescer e ter o desejo de melhorar a cada dia.  

                                                Samuel  Andrade        

Com base nos objetivos estabelecidos para esse ano letivo de 2015, foi possível observar avanços no desempenho do aluno Samuel  em todas as áreas do conhecimento. O mesmo é um menino meigo, carinhoso e muito prestativo, isso torna seu relacionando muito a agradável com todos a sua volta.
 Em Linguagem Oral e Escrita, tem evidenciado ser um excelente aluno se dedicando a cada dia em aprimorar a leitura e a escrita de palavras simples, sentindo uma grande alegria nas suas descobertas, recita e reconhece todas as letras do alfabeto, por vezes mostra-se inseguro no momento de colocá-las em sequência, se as mesmas não estiverem expostas para sua visualização, ler e interpreta pequenos textos e de forma bem caprichada, escreve seu nome completo sem necessitar de qualquer auxílio.  
Em matemática, ele desenvolveu-se bem na maioria dos conteúdos, recita e escreve a sequência numérica de 0 a 100, porém demonstra insegurança para reconhecer os números acima de 50 se eles não estiverem em sequência, ler e escreve os números ordinais até 10, consegue realizar cálculos simples de adição e subtração, resolvendo problemas com tais operações, compreendeu com facilidade o conceito de dúzia e meia dúzia, obtendo um bom desempenho na realização de suas atividades.
Nas demais disciplinas apresenta uma boa desenvoltura, pois sempre enriquece as aulas, trazendo suas experiências cotidianas e relacionando-as ao conteúdo que está sendo trabalhado, tornando a aula muito mais produtiva, o que facilita a assimilação do conteúdo e assim a realização das atividades.  O mesmo destaca-se na música, pois gosta muito de cantar e de vez em quando nos apresenta uma música nova.
Considerando os pontos aqui apresentados, pode-se afirmar que o aluno Samuel conseguiu desenvolver muito bem suas habilidades durante esse ano letivo e tende a crescer muito, pois possui uma excelente cognição e um bom acompanhamento  familiar, o  que favorece  muito para seu bom desempenho .
Fico muito feliz em ter acompanhado e participados de suas conquistas. 
Parabéns pelo seu desenvolvimento e pelo acompanhamento de sua família!
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Beijos! Sucessos!

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segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGAR, BRINCAR, UMA FORMA DE EDUCAR



Prender a atenção dos nossos alunos sem perder o foco da aprendizagem nos dias atuais, é um verdadeiro desafio, pois vivemos rodeados pela mídia com uma variedades de recursos tecnológica, isso exige de nós professores uma boa reflexão da sua prática. Sendo assim inovar as práticas pedagógicas é um dos grandes desafios que deveria impulsionar os professores no fazer do cotidiano, não para justificar o nosso salário, mais para buscar forças interiores, que no dia-a-dia justifiquem á função social que exercemos e que ao mesmo tempo, nos possibilite encontrar o labor diário um significado existencial. Um bom professor não necessita assim ser um recreador, porém se tiver ou desenvolver esta capacidade com certeza vai ampliar seu repertório de ação. O lúdico na sala de aula se faz assim necessário principalmente na educação infantil, onde o desenvolvimento escolar começa através do brincar. Em relação ao aperfeiçoamento dos professores, torna-se essencial, visto que o processo na docência a necessidade de está preparado para atuar com a ludicidade em todos os aspectos . Aprender brincando é mais satisfatório, quando pensamos a questão da formação do educador infantil percebemos o quanto é importante produzir, o aspecto lúdico nesta formação.
É papel do educador, formar crianças critica que criem, invente, descubra, que sejam capazes de construir conhecimento. Não devendo aceitar simplesmente de ter alunos que sejam ativos, que cedo aprendem a descobrir, adotando assim, uma atitude mais de iniciativa do que expectativa.
Pensar na ludicidade é antes de tudo, adotar estratégias de intervenção pedagógica que possibilite não apenas oferecer e oportunizar momentos lúdicos, mais extrair desde tempo o valor que as pessoas atribuem a estes momentos.
Vygostsky ensina que, para   que uma aprendizagem seja significativa, as pessoas devem estabelecerem relações significativas entre suas experiências prévias e aquilo que se apresenta como novidade.
CONCLUSÃO
Devemos nos remeter a reflexões sobre a importância das atividades lúdicas na educação infantil, tendo sido possível desvelarem que a ludicidade é de extrema relevância para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela brincar é viver.E , diante de todos os dados estudados, necessário se faz questionamento a cerca da nossa prática como educadores. Sabemos que é brincando que as crianças constroem o mundo das ideias abstratas, vivenciam experiências que enriquecem o seu conhecimento real e provam a sua imaginação como elemento da fantasia.
Quando possibilitamos as crianças um contato agradável com  jogos e brinquedos, estamos ampliando seu leque de ideias próprias estimulando a atenção, a observação, a memória a reflexão e o desenvolvimento das linguagens. È relevante mencionar que o brincar nos espaços educativos precisa estar num constante quadro de inquietação e reflexos dos educadores que o compõem. È necessário pensar também a importância do conhecimento lúdico no processo de formação do professor, pois ele facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e social, a construção e assimilação do conhecimento, a comunicação, a expressão, a criatividade, o lúdico é uma necessidade humana e não deve ser encarada como uma diversão qualquer.
“A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso indispensável á pratica educativa. E completamos de mãos dadas vários caminhos onde nossas histórias se cruzam, se completam e se constroem”.
REFERÊNCIAS:
Brasil- CWE/ CEB Parecer 22/98 discute as Diretrizes Curricular Nacionais para educação infantil Brasileira DF. 17/12/98. Brasil constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 5 de outubro de 1998.



O Lúdico na Formação do Educador

As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial.[...] A educação lúdica é uma ação inseparável na evolução da criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em substituições constantes com o pensamento coletivo. [...] (ALMEIDA, 1995, p.11). Assim, é de primordial importância a utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente lúdicas.
     A ludicidade,  demonstra sua importância no desenvolvimento infantil e dentro da educação como uma metodologia que possibilita mais vida, prazer e significado ao processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que é particularmente poderoso para estimular a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança.
     O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real.   Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade.
     Entretanto, compreender a relevância do brincar possibilita aos professores intervir de maneira apropriada, não interferindo e descaracterizando o prazer que o lúdico proporciona. Portanto, o brincar utilizado como recurso pedagógico não deve ser dissociado da atividade lúdica que o compõe, sob o risco de descaracterizar-se, afinal, a vida escolar regida por normas e tempos determinados, por si só já favorece este mesmo processo, fazendo do brincar na escola um brincar diferente das outras ocasiões. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças quanto para os jovens. A educação lúdica, além de ajudar, influencia a formação do educando, propicia à criança muitos benefícios, pois proporciona a ela prazer, criatividade, coordenação motora que vai desencadeando seu aprendizado.
Nesse aspecto, pode-se dizer que, o lúdico é um grande laboratório que merece atenção dos pais e dos educadores, pois, é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção, prazer e seriedade.
Referências:
ALMEIDA, P.N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola,1995.


SANTOS. S.M.P. O Lúdico na Formação do Educador. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.

DISLEXIA : DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM


Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.
A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança.
Sintomas
Os sintomas variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização. Entre os mais comuns encontram-se as seguintes dificuldades: 1) para ler, escrever e soletrar; 2) de entendimento do texto escrito; 3) para de identificar fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas e aliterações; 4) para decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos (discalculia); 5) ortográficas: troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas (disgrafia); 6) de organização temporal e espacial e coordenação motora.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por exclusão, em geral por equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista). Antes de afirmar que uma pessoa é disléxica, é preciso descartar a ocorrência de deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção, escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos que possam interferir na aprendizagem.
É de extrema importância estabelecer o diagnóstico precoce para evitar que sejam atribuídos aos portadores do transtorno rótulos depreciativos, com reflexos negativos sobre sua auto-estima e projeto de vida.
Tratamento
Ainda não se conhece a cura para a dislexia. O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas (pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, etc.) para ajudar o portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.
Recomendações
* Algumas dificuldades que as crianças podem apresentar durante a alfabetização só ocorrem porque são pequenas e imaturas e ainda não estão prontas para iniciar o processo de leitura e escrita. Se as dificuldades persistirem, o ideal é encaminhar a criança para avaliação por profissionais capacitados;
* O diagnóstico de dislexia não significa que a criança seja menos inteligente; significa apenas que é portadora de um distúrbio que pode ser corrigido ou atenuado;
* O tratamento da dislexia pressupõe um processo longo que demanda persistência;
* Portadores de dislexia devem dar preferência a escolas preparadas para atender suas necessidades específicas;
* Saber que a pessoa é portadora de dislexia e as características do distúrbio é o melhor caminho para evitar prejuízos no desempenho escolar e social e os rótulos depreciativos que levam à baixa-estima.
                                          Analise do filme Indiano sobre dislexia
Assim como  o filme que conta a história do menino que apresenta transtorno de linguagem, o filme: Como estrelas na terra.
O menino passou anos de sua vida  se envolvendo em atritos, sendo mal visto por todos  a sua volta, os seus professores tinham como  burro e o menino era tão infeliz  por conta de uma  deficiência que o maltratou seriamente, os seus próprios familiares tinha o pobre menino como o causador de problemas. Enfim,  ele teve a alegria e a felicidade do professor sensível e dedicado que o ajudou e tratou de sua  deficiência o único que descobriu e diagnosticou que o menino era portador de um transtorno genético. Porém o menino apresentava habilidades extraordinárias como todo portador de algum tipo de transtorno como a dislexia. Quando mais cedo diagnosticado, melhor fica para tratar os indivíduos portadores da deficiência. O desenvolvimento da linguagem é um processo complexo e é a base para a aquisição da leitura e da escrita, pois decorre de aprendizagem anteriores, bem como da integridade das funções básicas do sistema nervoso.
A neuropsicológica é um campo específico das neurociências que  estuda as relações  entre o cérebro e o comportamento e sua fundamentação teórica foi construída a partir da convergência de varias ciências, entre elas, medicina, fisiologia e psicologia, sofrendo influencia da Escola Russa, por meio de Vygotsky que relata a importância dos fatores socioculturais na evolução  do ser humano.
Há uma nova definição para a dislexia, adotada pela Associação de Dislexia (ABD), foi elaborada em 2003 pela International Ayslexia Association:
*  Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com  fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do difícil ao componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.

Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possui, pais ou outros parentes disléxicos, quanto mais cedo for realizado o diagnostico melhor para os pais, a escola e a própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada, mas se não houver passado pelo processo da alfabetização, o diagnostico será a apenas de uma “criança de risco”.

A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL




A vivência com a sociedade constantemente nos transforma em seres humanos. O convívio social nos obriga a ter certos comportamentos e pensamentos que fazem com que sejamos percebidos como seres humanos. Sendo assim a ideia de ser “humano” não é meramente biológica e sim cultural.
O desenvolvimento social do individuo vai sendo adquirido devido as experiências no seu convívio social, ou seja, no meio que vive. A criança tem a sua primeira experiência convivendo com os seus familiares esse contato é muito importante e significativo para a sua formação aprendendo os principais valores. Mas vale ressaltar que ao entrar para a escola a mesma aprende a se socializar, ou seja, viver em diferentes grupos desenvolvendo várias habilidades se tornando cidadão capaz de ser criativos, inventivos, descobridores, mentes críticas, obtendo conhecimento em vários assuntos como cientifico, técnico, humano, social entre outros.

No processo de socialização pode-se afirmar que um educa o outro a como se comportar, pois nenhuma sociedade poderá sobreviver muito tempo se os membros mais novos não fossem socializados, por que para ocupar certas posições as pessoas devem adquirir certos conhecimentos. Sendo assim as expressões socialização e educação tem o mesmo significados, por que uma sempre vai está ligada a outra, pois todo processo educativo é um ato de socialização. A educação é como um grande agente de socialização que acaba por unificar os indivíduos, desenvolvendo capacidades humana visando a integração social,  ressaltando que a sociedade está em constante transformação, por isso o individuo sempre deve está buscando informações para obter conhecimentos em relação as essas transformações que estamos vivendo no nosso dia-a-dia para está acontecendo na sociedade e conseguir passar de forma clara as gerações que ainda não estão preparadas para a vida social, com o objetivo de suscitar e desenvolver na criança, certo números de estados físicos intelectuais e morais reclamados pela sociedade politica no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destina. 

Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...