Ballet, Ballroom, Bolero,
Break-dance, Capoeira, Ceroc, Can Can, Cha-Cha-Cha, Contemporânea,
Contra-dança, Country Western, Disco, Exotic Dancing, Flamenco e Spanish Gypsy,
Folk and Traditional, Foxtrot, Funk, Jazz, Line Dance, Mambo. Merengue, Middle
Eastern, Modern, Polka, Religiosas e dança Sacra, Rumba, Salsa, Samba, Swing,
Scottish, Country Dancing, Square Dance, Tango, Twist, Valsa, Western
No Brasil as principais
são: Baião, Samba… (As danças
brasileiras são a mistura de fatores negros, índios e Europeus).
Portugal - Vira,
Verde-Gaio, Malhão, Fandango Ribatejano, Pauliteiros de Miranda do Douro, Gota,
Chula, Corridinho.
E tantas outras como:
BOLERO - Origem
africana - descendência Cubana.
MERENGUE - Origem
e descendência caribenha.
MAMBO - Origem
Africana - descendência Cubana.
RUMBA - Origem
indígena - descendência costa-riquenho com desenvolvimento em Cuba.
SALSA - Origem e
descendência varibenha.
AXÉ-MUSIC -
Origem na capoeira - descendência Baiana.
SAMBA - Origem
indígena, influência Afro-Indígena - descendência Brasileira.
PAGODE - Origem
no samba - descendência Brasileira com desenvolvimento em São Paulo.
SAMBA-GAFIEIRA -
Origem no samba - descendência brasileira com desenvolvimento no Rio de
Janeiro.
FOX-TROT - Origem
no swing - descendência Americana.
ROCK'IN ROLL -
Origem no twist - descendência e desenvolvimento Americano.
SWING - Origem e
descendência Americana.
HUSTLE - Origem
no swing com influência da discoteca.
PASO-DOBLE -
Origem flamenca com desenvolvimento e descendência espanhola.
FORRÓ - Origem
nordestina - descendência do xote e baião.
LAMBADA - Origem
zook com desenvolvimento no Brasil.
ZOOK - Origem
francesa com desenvolvimento na Europa e no Brasil.
COUNTRY - Origem
e desenvolvimento nos Estados Unidos - descendência folclórica.
TANGO - Origem
Espanhola com descendência e desenvolvimento argentino.
CHA-CHA-CHA -
Origem Latina - descendência cubana.
VALSA - Origem
europeia com descendência vienense e desenvolvimento no mundo inteiro,
influência no reinado de Luís XV.
XOTE - Origem
indígena com descendência e desenvolvimento nordestino.
VANERÃO - Origem
alemã com desenvolvimento no Rio Grande do Sul.
CHORINHO - Origem
de ritmos musicais populares no Brasil até ser desenvolvido para a dança.
ARROCHA - É um estilo musical originário da Bahia, nasceu na
cidade de Candeias em 2001. Influenciado pela música brega e o estilo
romântico, com modificações que o tornaram, segundo seus adeptos, mais sensuais
e eufóricos com influencias do axé e do forró.
|
Aqui você encontra uma fonte única de conhecimento para melhorar sua vida e seu bem-estar. Artigos históricos, atividades escolares, renda extra, plantas medicinais entre outros.
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
TODOS OS TIPOS DE DANÇAS
ATLETISMO: TIPOS DE CORRIDAS, ARREMESSO,SALTOS NO BRASIL,
No
Brasil, o atletismo começou a ser praticado no final do século XIX. A primeira
competição foi realizada em 1914, no clube Espéria, na cidade de São Paulo. A
prova, que tinha competições em 12 eventos, foi vencida por um dinamarquês
radicado na cidade, chamado, Islovard Rasmussen. Com esta prova, a cidade de
São Paulo entrava para a história do esporte brasileiro como a primeira cidade
a realizar competições no país.
Em
1921, o Clube Atlético Paulistano inaugurou o primeiro estádio para a prática
do atletismo no Brasil.
O
Brasil teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos em 1928 na Olimpíada
de Paris, na França. A equipe brasileira na época tinha oito integrantes.
A primeira medalha conquistada pelo Brasil em
Olimpíadas foi em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia com
Adhemar Ferreira da Silva (foto abertura) conquistando o ouro no salto triplo
batendo o recorde mundial com um salto de 16,22 metros.
Adhemar foi o primeiro dos grandes triplistas
brasileiros, a subir ao pódio olímpico e a estabelecer recordes mundiais na
prova. Ele foi bicampeão quatro anos depois, em Melbourne, na Austrália.
Depois, Nelson Prudêncio ganhou prata e bronze, e João Carlos de Oliveira, duas
de bronze.
Os Jogos Pan-Americanos foram disputados pela
primeira vez em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. Até a 16ª edição do PAN,
realizada em Guadalajara, no México, em 2011, o Atletismo conquistou para o
Brasil nada menos que 160 medalhas: 56 de ouro, 45 de prata e 59 de bronze.
O atleta com mais títulos ganhos no PAN é
João Carlos de Oliveira, com dois ouros no triplo e dois no salto em distância,
nos Jogos do México em 1975 e de Porto Rico, quatro anos depois. Claudinei
Quirino é um dos grandes destaques da história dos Jogos, com cinco medalhas
conquistadas no total – sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Claudinei é o único brasileiro a ganhar
quatro medalhas em uma mesma edição dos Jogos: em Winnipeg em 1999, no Canadá,
quando ganhou ouro nos 200 m e no 4x100 m, prata no 4x400 m e bronze nos 100 m.
Em Santo Domingo, em 2003, ganhou ouro no 4x100 m.
Atletas treinadores e dirigentes creditam os
bons resultados dos Jogos do Rio, em 2007, e de Guadalajara, em 2011, aos
projetos elaborados a partir de 2001, pela CBAt (Confederação Brasileira de
Atletismo), graças ao patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Hegemonia no continente
O Campeonato Sul-Americano de Atletismo foi
disputado pela primeira vez em 1919. O evento foi realizado pela primeira vez
no Brasil em 1937, quando a seleção nacional ganhou seu primeiro título por
equipes.
Desde 1974 o Brasil não é superado na
competição regional. A proeza é única na história das áreas geográficas que
compõem a IAAF.
A CBAt foi fundada em 1977 e começou a operar
em 1979. Em 1987 os novos dirigentes assumiram a direção da Confederação. Desde
então, todos os atletas devidamente qualificados têm garantido seu direito de
representar o País nos eventos internacionais no Exterior.
No período, a CBAt organizou três Campeonatos
da IAAF: Mundial Feminino de 15 km no Rio de Janeiro, em 1989, Mundial de
Maratona em Revezamento em Manaus, em 1998, e o Mundial de Meia Maratona, no
Rio de Janeiro, em 2008.
Compõem a CBAt as Federações do Atletismo dos
26 Estados e do Distrito Federal. Na Assembleia Geral, além das Federações, têm
direito de voto os cinco clubes com maior pontuação no Troféu Brasil do ano
anterior, os atletas ganhadores de medalhas olímpicas, além dos representantes
dos árbitros e dos treinadores.
Corrida de pista: É
a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é
dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores.
Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
Corrida com obstáculos:
Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem
ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a
extensão do percurso pode ser de 100, 110, 400 e até 3000 metros.
Corrida de Meio Fundo:
Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é
obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A
distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
Corrida de Fundo:
Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do
percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.
Corrida de revezamento:
São disputadas por equipes. Cada equipe possui quatro atletas, e cabe a cada um
percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregá-lo ao parceiro que se
encontra ao final de seu trajeto.
Maratona: É
uma espécie de corrida de longa distância. É realizada em meios
públicos, geralmente estradas. Seu percurso têm, em média, 42 quilômetros.
ARREMESSO
No século XVI, o rei Henry VIII
celebrou as suas façanhas nas competições da corte com os arremessos de peso e
martelo, e, no século XVII, soldados Ingleses organizaram as competi0ções de
arremesso de bala de canhão.
As regras da competição foram
estabelecidas pela primeira vez em 1860, quando o arremesso tinha que ser feito
de um quadrado com lados de 7 pés (2,13m). Isso foi alterado em 1906 por um
círculo de 7 pés de diâmetro. Consistia em lançar, à maior distância possível,
uma esfera de bronze ou ferro.
Sobre o implemento >> De
aço, latão ou metal sólido. Pesa 4 kg para as mulheres e 7,2 kg para os homens.
Principais Regras >> A
ordem que os competidores farão suas tentativas será decidida por
sorteio.
>> Até 8 competidores
- 6 tentativas para cada um.
>> Mais de 8
competidores: 3 tentativas para cada um, classificando os 8 melhores para mais
3 tentativas na ordem inversa de classificação.
>> O arremesso deve ser
feito de dentro do círculo, iniciando de uma posição estacionária, podendo
tocar na parte interna do aro ou anteparo.
>> O peso deve ser
arremessado partindo do ombro com uma só mão, o peso deverá tocar ou
estar bem próximo ao pescoço ou ao queixo.
>> A mão não deverá ser
abaixada desta posição desde o início do arremesso.
>> O peso não deve
ser arremessado detrás da linha dos ombros.
OS SALTOS NO BRASIL
No Brasil, os principais registros dos saltos datam do início do século XX. Os primeiros
saltos no Brasil foram realizados às margens do rio Tietê, em São Paulo, no
Clube Espéria, em 1911. A primeira competição ocorreu em 1913, na enseada de
Botafogo, no Rio de Janeiro. O Fluminense F.C. foi o primeiro clube a construir
uma piscina destinada somente aos saltos ornamentais, com trampolins de um e
três metros e plataforma, em 1919.
O primeiro Campeonato Nacional aconteceu em São Paulo em
1921, que a partir de 1928 passou a se chamar Campeonato Brasileiro. Em 1934
foi disputado o primeiro Campeonato Sul-Americano. Em 1935 foram admitidas as
competições femininas no Brasil. Nas décadas de 1940 e 50 foram construídas
muitas piscinas com aparelhagem para saltos ornamentais em São Paulo (C.R.
Tietê, C. Germânia, atual E.C. Pinheiros, C. Espéria, S.E. Palmeiras e
Pacaembu) e no Rio de Janeiro (C.R. Guanabara e C.R. Vasco da Gama).
Em 1951 foi disputado o primeiro Campeonato
Pan-Americano. A partir de 2000 o Brasil tomou grande impulso e os resultados
internacionais começaram a aparecer.
Resenha do filme : O Preço do Amanhã
No filme a medicina altera
a genética fazendo com que as pessoas só envelhecessem até os 25 anos de idade
(na aparência). Também era colocado um contador de tempo de vida no braço de
cada um logo ao nascer. Contador esse que só era ativado quando o indivíduo
atingia os 25 anos de idade.
Assim como em nossa
sociedade, na sociedade apresentada pelo filme também há ricos e pobres. Os
ricos possuem milhares de anos de vida, já os pobres precisam trabalhar
diariamente para obter um pouco de tempo a mais, o que não é muito diferente
dos nossos dias, não é?!
Um pensamento profundo é
levantado no filme e podemos trazê-lo para nossa realidade, a fala da
personagem diz o seguinte: “Há anos de vida suficientes para todo mundo, mas
não há espaço para todo mundo.”.
A trama se passa em uma sociedade
que conseguiu bloquear o gene do envelhecimento. Todo mundo cresce até os 25
anos, e depois pode permanecer jovem pra sempre - contanto que pague por isso,
afinal a superpopulação do planeta é uma preocupação geral. O tempo é a moeda
de troca. Os mais ricos vivem séculos. Os mais pobres, assim que completam 25
anos, passam a conviver com uma contagem regressiva diariamente.
O que você faria se tivesse apenas um dia
para viver? É exatamente essa a sensação de cada cidadão de um subúrbio em um
futuro em que os cientistas descobriram uma forma de destruir o gene do
envelhecimento. Assim, ao completar 25 anos, cada pessoa para de envelhecer,
mas passa a contar com uma espécie de relógio, que paga por tudo o que precisar
/quiser ter com tempo de vida sendo a moeda de troca. Desigualdade, pobreza e
injustiça fazem o pano de fundo da trama.
Com a vontade de contornar essa
situação e oferecer mais tempo a quem precisa mais dele, Will Salas (Justin
Timberlake) luta para defender o direito de outros a ter mais tempo e, ao
salvar a vida de um milionário, ganha seu tempo de vida para que não o
desperdice e é acusado de homicídio. Para prover sua inocência e recuperar o
tempo roubado pelos “guardiões”, Will sequestra Sylvia Weis, filha de um grande
magnata do tempo. Juntos, Will e Sylvia vão descobrir que têm mais em comum do
que aparentam ter e entender a importância de cada minuto.
O filme traz consigo a reflexão
sobre o significado do tempo e como o entendemos e aproveitamos. Na história,
tempo é dinheiro, coisa que este não deixa de ser na vida real. Cabe a cada um
de nós investir seu tempo no que se acha certo e colher da vida os frutos
dessas escolhas. Como na história, cada movimento é cobrado, em segundos, dias,
meses ou anos e ao gastar cada parte desse tempo, precisamos ter consciência de
que aquela é a melhor forma de fazê-lo, pois não haverá outra chance, já que
aquele período já se foi.
FENÔMENO MARÉ VERMELHA
O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico
resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas,
principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.
Contudo, a ocorrência desse evento
não condiz com sua denominação, visto que a coloração da água na superfície do
mar pode variar, e para dissociar tal acontecimento natural à pigmentação,
comumente avermelhada, mas também com tonalidade marrom, esse pode ser
denominado, com mais coerência, por apenas “floração de algas nocivas”.
As causas relacionadas a esse
acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da
água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico
nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de
0 a 200 metros de profundidade), consequentemente afetando o comportamento das
espécies planctônicas.
A acelerada reprodução e
aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) das
mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando
substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os
organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e
moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.
Outro aspecto evidente é o bloqueio
efetuado pela camada de algas, impedindo a incidência e passagem de
luminosidade, atenuando o processo fotossintético com diminuição dos níveis de
oxigenação da água.
No ser humano pode causar danos à
saúde (diarreia, problemas respiratórios e circulatórios), caso seja
contaminado pelas toxinas ingeridas através do hábito nutricional, com acúmulo
de substâncias nocivas em tecidos de animais marinhos (ostras, camarões e
peixes) que servem de alimentos ao homem. Além de prejuízos econômicos,
relativos à produtividade pesqueira.
Proporcionar uma educação com ludicidade
O ato de proporcionar uma educação com ludicidade para as
crianças de educação infantil, é de fundamental
importância, pois desta forma podemos formar cidadãos com um
desenvolvimento viso motora com uma excelência capacidade de ser críticos
criativos e comunicativos. Não
esquecendo de que ela tem uma função de socializar criança de outras culturas e
com o mundo.
As escolas podem oferecê-las com um objetivo de ensinar o
conteúdo e de trazer para eles tudo àquilo que seus pais, avos já vivenciaram e
que estão sendo esquecidos. Muitas das vezes porque a família trabalham todos
os dias ou por não ter paciência de brincar com seus filho.
Deixando passar a maioria do seu tempo na frente da TV
envolvendo-os com essas tecnologias que muitas das vezes prejudica o seu
desenvolvimento físico e mental acumulando uma série consequência para o seu
futuro.
Então tem o papel de estender as essas crianças uma
educação significativa, para juntos ter uma sociedade que realmente possa
refletir essa questão. Pois é no brincar que sempre esta frente o
desenvolvimento e modificações de seu comportamento. Uma criança que não sabe
brincar com certeza se tornará um adulto que não saberá pensar e não terá sua
opinião própria.
Brincando a criança se torna um sujeito independente,
aumenta a sensibilidade visual, auditiva, cultural e popular desenvolve sua
imaginação e constrói seus conhecimentos.
Por tanto é preciso deixar a criança ser criança e não
oferecer coisas que venha desperta nela um mundo que ainda não é seu
construindo crianças com pensamento de adultos com vontades que no futuro possa
prejudicá-lo causando transtorno no seu desenvolvimento emocional.
Piaget afirma que em todos os tempos, para todos os
povos, os brinquedos invocam as sublimes lembranças. São objetos mágicos, que
vão passando de geração a geração, com um incrível poder de encantar crianças e
adultos.
Referência: Doce-pedagogia.blogspot.com.br/ wajsaop L.S A. A formação
social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
terça-feira, 3 de novembro de 2015
DITADURA MILITAR: os presidentes, o tropicalismo, a vanguarda, REDEMOCRATIZAÇÃO
DITADURA MILITAR:
Ditadura
militar é uma forma de governo cujos poderes políticos são controlados por
militares. O significado de ditadura se refere a qualquer regime de governo em
que todos os poderes estão sob autoridade de um indivíduo ou de um grupo. No
caso de uma ditadura formada por militares, estes chegam ao poder quase sempre
através de um golpe de Estado.
Um
golpe de Estado liderado por militares significa que um governo legítimo é
derrubado com o apoio de forças de segurança. Algumas ditaduras militares que
não conseguem apoio popular são marcadas pela crueldade e pela falta de
respeito aos Direitos Humanos nas perseguições aos defensores da oposição.
As
principais regiões governadas por ditaduras militares (ainda em vigor em alguns
países) foram América Latina, África e Oriente Médio.
No
Brasil, o regime militar durou mais de 20 anos (entre 1964 e 1985). No dia 1 de
Abril de 1964, o governo de João Goulart (após renúncia do presidente Jânio
Quadros) foi deposto e o regime militar teve início alguns dias depois. O fim
da ditadura militar no Brasil aconteceu em 1985, sendo João Figueiredo o último
presidente deste período.
Os
presidentes do regime militar (1964-1985)
Governo
Castello Branco (1964 - 1967
Governo
Costa e Silva (1967 - 1969)
Governo
da Junta Militar (1969)
Governo
Médici (1969-1974)
Governo
Geisel (1974 - 1979)
Governo
Figueiredo (1979 - 1985)
O
TROPICALISMO
O
tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas
culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da
década de 1960. O marco inicial foi o Festival de Música Popular realizado em
1967 pela TV Record.
Influências
e inovações
O
tropicalismo teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional
e de correntes de vanguarda como, por exemplo,o concretismo. O tropicalismo,
também conhecido como Tropicália, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais
da cultura nacional com inovações estéticas como, por exemplo, a pop art.
O
tropicalismo inovou também em possibilitar um sincretismo entre vários estilos
musicais como, por exemplo, rock, bossa nova, baião, samba,
bolero, entre outros.
As
letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e
abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa.
Críticas
recebidas
O
movimento tropicalista não possui como objetivo principal utilizar a música
como “arma” de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Por
este motivo, foi muito criticado por aqueles que defendiam as músicas de
protesto. Os tropicalistas acreditavam que a inovação estética musical já era
uma forma revolucionária.
Uma
outra crítica que os tropicalistas receberam foi o uso de guitarras elétricas
em suas músicas. Muitos músicos tradicionais e nacionalistas, acreditavam que
esta era uma forte influência da cultura pop-rock americana e que prejudicava a
música brasileira, denotando uma influência estrangeira não positiva.
A
VANGUARDA
A Vanguarda Popular
Revolucionária foi uma organização de extrema esquerda durante a Ditadura
Militar no Brasil.
Após o Golpe Militar de
1964, vários grupos de resistência ao regime se formaram no país. Essas
organizações representavam a esquerda política e combatiam de todas as formas o
sistema de governo brasileiro que foi implantado pelos militares. As ações dos
opositores iam desde simples contestações com discursos contrários ao governo
até atitudes mais extremadas, como utilização de táticas de guerrilha que
incluía sequestros e assaltos.
Uma das mais importantes
organizações de esquerda se formou ainda antes do Golpe Militar, logo no começo
da década de 1960. A Organização Revolucionária Marxista – Política Operária
(POLOP) representava uma ala dos radicais de esquerda que tinham ideais
diferenciados, inclusive, aos do Partido Comunista Brasileiro. Formada em 1961,
militava em favor do direito dos trabalhadores. A POLOP possuía também em seu
interior várias dissidências, o que levou a formação de uma série de outros
grupos revolucionários de esquerda, como o Comando de Libertação Nacional
(COLINA) e a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).
A
Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) foi fundada em 1966 por membros
dissidentes da POLOP e por militares remanescentes do Movimento Nacionalista
Revolucionário (MNR) com o objetivo de instaurar no Brasil um governo do tipo
soviético. Tinha no seu leque de ações práticas de guerrilha urbana e de
terrorismo para alcançar o objetivo maior que era a derrubada do governo dos
militares. Seu modelo de política socialista seguia uma linha
marxista-leninista.
Em
julho de 1969, os integrantes da VPR se uniram com os integrantes do Comando de
Libertação Nacional (COLINA) para dar origem ao grupo chamado de VAR-Palmares.
Este foi uma grande organização militantes de esquerdistas radicais durante a
Ditadura Militar que contou com a participação, inclusive, de Dilma Rousseff. A
VAR-Palmares organizou um campo próprio de treinamento de guerrilha, em 1970,
no vale do Ribeira.
No
mesmo ano de 1969, no mês de setembro, um grupo de militantes de esquerda que
integrava a VAR-Palmares decidiu deixar este movimento e reorganizar a
Vanguarda Popular Revolucionária. A VPR promovia assaltos armados e roubos a
bancos para financiar a guerrilha contra o regime militar. Seus membros, por outro
lado, estavam preocupados também em divulgar na população brasileira os males
que a Ditadura Militar fazia ao país. Entretanto era a fase do chamado “Milagre
Econômico”, na qual o governo conseguia se esconder muito bem atrás do
crescimento da economia do país que agradava a classe média. Sem conseguir
significativo impacto na população brasileira com a tentativa de divulgar entre
a população brasileira os malefícios da Ditadura Militar, a VPR praticava
também atos mais radicais com a finalidade de resgatar presos políticos, como
por exemplo: o sequestro de Giovanni Enrico Bucher, embaixador suíço, e de
Nobuo Okuchi, cônsul japonês em São Paulo.
A
Vanguarda Popular Revolucionária padeceu com a repressão empreendida pelo
governo militar brasileiro. Aos poucos, seus membros foram sendo capturados,
presos e torturados pelos órgãos do governo brasileiro. Em 1971, um militar do
DOPS infiltrado no movimento, Cabo Anselmo, denunciou o paradeiro do comandante
da VPR, José Raimundo da Costa. Este foi imediatamente preso e morreu como
prisioneiro político. Após esse caso, os integrantes da Vanguarda Popular
Revolucionária decidiram pela dissolução do movimento.
REDEMOCRATIZAÇÃO
É conhecido como "redemocratização" na história
do Brasil o período de abertura política, ou seja, de recuperação das
instituições democráticas abolidas pelo chamado Regime Militar, instituído em
1964, e que impunha desde aquele ano um regime de exceção e de censura às
instituições nacionais.
A grosso modo, o período
considerado como de redemocratização vai desde o governo Ernesto Geisel até a
eleição indireta de Tancredo Neves, que morreria pouco antes de assumir o
poder, resultando na posse de José Sarney, cujo período na presidência inicia o
que se costuma denominar Nova República.
Com o fim do período de
Ernesto Geisel na presidência, ficava claro para a opinião pública que o Regime
Militar estava chegando ao fim, e a palavra em voga era "abertura",
em especial a política, mesmo que a contragosto da chamada Linha Dura do regime.
O regime estava na verdade implodindo, com uma inflação galopante que este não
conseguia controlar, denúncias de corrupção por todos os lados que surgiam com
o levantamento da censura, perda de confiança da população no governo, e as
sucessivas perdas nas eleições legislativas do partido governista, a ARENA.
Tais fatores contribuíram para que a abertura política fosse mais que um gesto
de boa vontade do governo. Era o gesto de um regime acossado pela crise e que
se ressentia da força das manifestações populares, cada vez mais constantes.
É nessa mesma época que os
sindicatos de trabalhadores do ABC iniciam grandes manifestações por melhorias
nas condições de trabalho, além das vozes vindas da Igreja Católica, em
especial as de Dom Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo, e Dom Hélder Câmara, arcebispo
emérito de Olinda e Recife, além de Leonardo Boff, representante mais conhecido
da Teologia da Libertação, que defendia o engajamento social do clero, além das
atividades promovidas pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A imprensa,
especialmente a chamada "alternativa" voltava com força à atividade,
fazendo forte oposição ao governo, incomodando ao ponto da Linha Dura
habitualmente colocar bombas em bancas de jornais que geralmente vendiam as
publicações contestadoras. Além de bombas em bancas de jornal, os radicais de
direita tinham planos mais infames, que por sorte não obtiveram sucesso, como o
famoso atentado à bomba ao Rio Centro durante um show em comemoração ao 1 de
maio.
A anistia aos condenados por
crimes políticos veio em 1979, sendo que o inusitado deste gesto é que ele
abonou também os torturadores. No mesmo ano era estabelecida a nova Lei
Orgânica dos Partidos, que acabava com o bipartidarismo, e liberava a criação
de novos, que começaram a surgir, como o PMDB, PDS, PFL, e ainda o PT.
Mas, o ponto máximo do
período da redemocratização foi sem dúvida o movimento pelas Diretas-Já,
campanha que mobilizou milhões no final do mandato do presidente João
Figueiredo, buscando pressionar o Legislativo a aprovar a chamada Emenda Dante
de Oliveira, de autor do parlamentar mato-grossense, e que restituía o voto
direto para presidente. A campanha pelas Diretas-Já marcou a década de 80 no
Brasil, e uniu personalidades de todos os campos em torno do desejo do voto,
que acabaria frustrado, pois a Emenda não foi aprovada. O candidato apoiado
pelo povo, porém, venceria as eleições indiretas, mas, causando nova frustração
no povo, morreria antes de assumir. Seu nome: Tancredo Neves; em seu lugar,
assumiria seu vice, José Sarney, um verdadeiro democrático de última hora,
político originário da ARENA, o partido de apoio do Regime Militar, e de seu
sucessor, o PDS.
O lúdico na educação infantil - Infância
O lúdico na educação infantil - Infância
Na minha infância não tinha tantos brinquedos como as
crianças de hoje e, por isso, tinha que usar mais a criatividade para criá-los.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos
para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha
de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias
outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
As
boas vivências que a criança compartilhar com seus familiares a partir de então
vão moldando o seu desenvolvimento. Inicia-se nesta fase o aprendizado das
regras de convivência: o que pode e o que não pode, o que é seu e o que é do
outro, entenderá que tem sua oportunidade para falar e deve respeitar quando
outro o faz, e assim por diante. É um longo processo que parte das situações
mais elementares para as mais complexas. No decorrer deste processo, a criança
percebe a necessidade de aprender a cuidar-se e, então, fazer as coisas por
conta própria. Inicia-se a percepção de que seus desejos nem sempre serão atendidos;
que muitas vezes terá que tolerar o fato de não ser atendido ou de não
conseguir o que pretende - mesmo que esteja tentando por suas próprias
iniciativas.
Nestas
oportunidades, a criança estará lidando com seus sentimentos de frustrações,
inicialmente desagradáveis, mas muitas vezes úteis e de grande importância para
seu desenvolvimento emocional. Ela deverá contar sempre, e principalmente, com
a disponibilidade de seus pais, para juntos facilitarem esta caminhada de
crescimento emocional.
Por
outro lado, quando este processo ocorre de modo inadequado pela não atuação e
participação dos pais, a criança não consegue estruturar as melhores condições
para lidar com as suas emoções. Poderá se tornar pouco habilidosa para
administrar as adversidades naturais do dia a dia, desenvolvendo uma baixa
tolerância à frustração, além de comportamentos desviantes e que irão
prejudicá-la no seu desempenho como ser social. Isso não favorece ajustes nos
seus relacionamentos futuros e gera sensíveis prejuízos no seu desempenho como
pessoa.
O
desenvolvimento cognitivo da criança é resultado de sua interação com o meio e
à medida que ela se desenvolve biologicamente, as estruturas mentais, esquemas
de ação cognitiva, permitem uma construção e reconstrução do conceito adquirido
do objeto de interação.
Nessa perspectiva, citamos a abordagem sócio
interacionista, que entende o desenvolvimento intelectual da criança
intrinsecamente ligado às interações com o seu meio social. Vygotski (2002)
aponta a família como o primeiro grupo social que a criança pertence e é na
família que ela adquire a linguagem, condição básica para o processo de
socialização e aquisição de cultura.
Com efeito, a aquisição de conceitos, valores,
linguagem e o próprio conhecimento são produzidos pelo processo de
internalização de materiais simbólicos na criança que ocorrem a partir de suas
interações sociais. Este é um processo que se constrói de fora para dentro,
mediados pelas relações intra e interpessoais – na troca com outros sujeitos e
consigo próprio – que vão se constituindo em significados, orientando a
compreensão de papéis e funções sociais, o que permite a formação de
conhecimentos e da própria consciência na criança (VYGOTSKI, 2002).
Assinar:
Comentários (Atom)
Questionário sobre Inteligência Artificial
1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...
-
AVALIAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo: Um dia, uma menina estava sentada no sofá-cama, observando sua mãe varrer a c...
-
O filme mostra uma história, relatando as dificuldades de sobrevivência de um adulto, pela sua capacidade intelectual sendo diagnosti...
