quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PLANO DE AULA: ARTES

ARTES

PLANO DA UNIDADE

Tema da IV Unidade  

Objetivo Geral 

     Possibilitar ao aluno uma experiência sensível com o mundo e com a vida através do conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas formas de expressão de linguagens artísticas estimulando o pensamento crítico e reflexivo;
     Proporcionar uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação dos jovens;
    Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos  específicos para desenvolver aptidão artística do educando. Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais. Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte. Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.

Justificativa
. Conhecer e fazer com que o aluno aproprie-se de saberes culturais e renascentistas inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e desempenho social do cidadão. É importante um resultado que possa ser lido; visto; sentido; entendido; criticado; levando a um novo entendimento da realidade e a novas assimilações. Este planejamento prevê abordar o fazer artístico regional, a busca pelo conhecimento das histórias  mesmo que de maneira superficial, visto o leque enorme de opções e linguagens.
Metodologia
   Basear a arte como fato histórico, analisando os elementos da linguagem visual das obras barrocas. Contemplando atividades, expressando-se nas linguagens artísticas em atitude de busca pessoal e/ou coletivas, estimulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e fruir produções de textos teatrais, tais como linguagens visuais ou corporais.
Competências e Habilidades
·  Reconhecer as diversidades culturais e históricas ampliando capacidade de análise;
·  Compreender as relações entre a arte e as múltiplas culturas;
·  Conhecer e analisar os principais artistas do período barroco;
·  Valorizar as produções artísticas a partir de suas ideias, sentimentos e percepções.

Recursos:

·      Cartolina, tinta guache,  cola, lápis de cor, pincéis, gravuras, aparelho de som, aparelho de DVD.

                            Serie:  5ª / 6ª                                          Turmas:  A,B 
Turno: Vespertino
Conteúdos:
·         O Barroco
·         Mosaico
·         O fazer artístico regional
                      Serie: 6º anos                                         Turmas:  A,B e C
Turno: Vespertino
Conteúdos:
·         Diferentes Linguagens: visual, corporal ;
·         Símbolos, signos e ícone
·         O texto teatral;
     

                          Serie: 7ª / 8ª                                          Turmas:  A e  B
Turno: Noturno
Conteúdos:
·      Arte Africana
·      Arte no Egito
·      A arte no renascimento
·      História da Arte: a invenção da escrita
·      Arte e literatura
·      Fazer artístico regional



Referência:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte.  Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Disponível em : http://www.territoriodadanca.com.br, 2012
http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/vol2num2artigo6

quarta-feira, 6 de maio de 2015

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Evolução humana, teoria evolucionista,

Dinâmica: " do balão" educaão infantil

Dinâmica: " do balão"

Objetivo: Reflexão

Material: bexigas,  palitos de dentes, uma caixa com alguns premios para agrada-los

  Procedimentos:

Entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.


Outra Maneira :

 Procedimento:

 Distribui-se um balão cheio para cada participante e um palito de dentes. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o final sem ter seu balão estourado é o vencedor. Dá-se o tempo de um minuto. Geralmente os participantes estouram o balão uns dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor.

Moral da história:


Todos poderiam ter sido vencedores pois em momento algum foi dada a regra de que deveriam ter estourado o balão do outro. Pense antes de agir!!

Paisagens Rurais,Paisagens Urbanas



Paisagens Rurais


Segundo os conceitos encontrados, paisagem rural é formada pela agropecuária, pela agricultura, que englobam todos os tipos de lavouras, com a sua infinidade de culturas, de frutas, de hortaliças. A pecuária que abrange a criação de bovinos, caprinos e ovinos, tanto para o corte como para a fabricação do leite.
Ou seja, esses elementos que formam a paisagem rural são os elementos que encontramos em fazendas, sítios e chácaras e no seu dia a dia. Deve-se ficar atento, pois em muitos locais onde a paisagem rural se encontra, existem zonas protegidas por lei, para que não haja criação de animais, nem nenhuma plantação.

Paisagens Urbanas

São aquelas que possuem uma grande interferência humana, constituída por todos os elementos arquitetônicos existentes, desde postes, a avenidas, estradas, prédios, praças, pontes, viadutos e muitos outros.
Ainda falando das paisagens culturais urbanas, chegamos ao conceito de municípios urbanos e tudo o que está incluso dentro deles é sim uma paisagem urbana. Desde seu espaço aéreo a todos os prédios construídos pelo homem, ainda devemos incluir aqui toda a infraestrutura de uma cidade, além da segurança entram nessa contagem os veículos, as placas os equipamentos e tudo mais o que vemos em uma cidade.

Nesse tipo de paisagem os viadutos, as pontes, as torres, os prédios, as casas, as ruas, as avenidas, as passarelas formam as paisagens urbanas, ou seja, tudo o que tem intervenção do homem a forma e o que é dito urbano.

Gestão escolar

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                                  Gestão Escolar

INTRODUÇÃO
    Diante uma instituição na qual faz parte de uma sociedade, como objeto de transformação da mesma, onde os indivíduos por necessidades de desenvolvimento seja ele econômico, social, político e humanitário, buscam valores éticos que é de  fundamental importância como objetivo norteador no processo educativo de modo que venha formar trabalhadores intelectuais que atuem progressivamente ativo no desenvolvimento do individuo.

DESENVOLVIMENTO
    O processo de planejamento e avaliação da escola é realizada com o corpo docente, a coordenação pedagógica e com a participação dos diretores. Ocorre de forma integrada onde existe uma gestão democrática, através de troca de experiências vivenciadas por todos e tomadas de decisões na qual são desenvolvidas metas em cima da realidade do processo educativo.
   Algumas fases desse processo de planejamento são:
Ø  A escolha do tema a ser trabalhado por uma unidade interdisciplinar deve estar intrínseco uma unidade com a outra, para que haja enriquecimento gradativamente do raciocínio lógico do educando, no meio onde está inserido.
Ø  Através das avaliações, sendo elas: trabalhos em grupo, para que haja a valorização do outro,  integração,  socialização  e  experiências com projetos experimentais ( teorias e práticas).
Ø  Além da avaliação escrita para que ocorra a verificação do aprendizado do aluno, aproveitando a oportunidade para que venham fazer uma analise gramatical de coerência na construção de um texto.
    Encerrando esse processo de planejamento é realizado no final de cada unidade um conselho de classe para avaliar se as metas foram alcançadas em uma porcentagem desejada com o objetivo de reavaliar o processo de ensino/aprendizado para a partir desse contexto buscar desenvolver as outras etapas ou metas a serem alcançadas.
     Os instrumentos utilizados para todo esse processo são de fundamental importância sendo eles:
Ø  O docente e o discente numa perspectiva favorável onde não pode faltar afetividade, humanismo e respeito de forma recíproca.
Ø  O ambiente físico deve ser amplo e favorável no desenvolvimento das atividades.
Ø  Materiais didáticos do mais simples para o mais complexo, proporcionando ao professor meios para alcançar os seus objetivos e obter êxito no aprendizado.
     A demanda da instituição é composta hoje com o ensino de nove anos, o tradicional de 1ª a 8ª, a EJA de 1ª a 4ª(ensino integrado) e aceleração (5ª e 6ª)  – estágio I e (7ª e 8ª)  – estágio II.
    Essa coerência deve estar entrelaçada com a demanda relativa a idade para que possamos buscar desenvolver um trabalho de aproveitamento de ensino dando condições de igualdade para todos, mesmo para aqueles que estão em idade defasada, para que estes tenham condições de desenvolver seu psíquico para alcançar o conhecimento que é de suma importância na sua  vida como ser integrado na sociedade em que vive.
    A forma de acompanhamento desenvolvido através da escala pedagógica com respaldo da Secretaria de Educação na pessoa do Coordenador Geral e o seu Secretário. Em escala social é representada pelo Conselho Tutelar, NAM(Núcleo de Atendimento a Mulher), CRAS(Centro de Referência de Assistência Social)que amparam e assistem a família e o educando, para que o mesmo tenha condições de reestruturar seu psíquico para buscar sua infância e ter condições de acompanhar seu desenvolvimento a nível de sala de aula. Na instância maior pela Promotoria Pública Regional na qual é realizada uma audiência pública onde está sempre a presença de diretores, coordenadores e secretários, como representatividade dos municípios.
   Por sermos uma sociedade de culturas diferentes, ficamos a mercê de choques entre as mesmas, em busca de não desvalorizar a cultura, conhecimento, ou seja, valores que o educando trazem para a escola, através das experiências adquiridas com a família, certo de  que juntamente com todo o corpo pedagógico, buscamos conscientizá-los dos reais valores de uma sociedade em busca da valorização do outro, e do que é certo para que a mesma se desenvolva de forma harmoniosa, igualitária e transformadora de maneira positiva para formamos cidadãos na sua totalidade.

CONCLUSÃO
   Portanto é de vital importância no desenvolvimento de uma Instituição Escolar processos que favoreçam valores, afetividade e participação de forma democrática para o favorecimento de um ensino/aprendizado, no contexto singular, social, formando cidadãos ativos no processo educativo.



Alfabetizar e letrar na educação infantil. O que isso significa?

          Alfabetizar e letrar na educação infantil. O que isso significa?

                 O processo de alfabetização é desenvolvido mesmo antes da criança ser inserida na escola, de forma que se faz necessário que quando ela chegue na escola o professor ofereça recursos para ela desenvolver seu processo de aquisição da leitura e da escrita.
                 Durante o processo de aprendizado na Educação Infantil é de suma importância que a escola ajude o aluno a apoderar-se da escrita alfabética e aprender a usá-la.
                 Nesse ciclo a criança mesmo sem dominar totalmente a leitura o professor precisa desenvolver estratégias para que a criança possa interpretar, levantar hipóteses e  formar opiniões, fazendo dela assim um cidadão letrado.
                  A partir de 1983, Emília Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram uma nova forma do professor rever sua prática pedagógica no processo da alfabetização. Sendo que o aluno hoje para ser considerado alfabetizado não basta dominar o código alfabético ou codificar e decodificar um texto, é preciso que ele saiba interpretar, produzir e identificar o tipo de texto e suas funções.
                  O trabalho com textos é possível desde o início da Educação Infantil através de cartazes com letras de músicas, receitas, parlendas, poemas, pedindo que o aluno identifique letras, palavras, trabalhando também o texto como um todo.

                A alfabetização e o letramento acontecem também de forma lúdica através de jogos que ajudam a desenvolver  habilidades do pensamento, criatividade, levantamento de hipóteses, ajudando assim o desenvolvimento cognitivo. Sendo assim o professor deve possibilitar métodos que ajudem o aluno a pensar enquanto aprende  a reconhecer os ganhos que ele terá quando ele desenvolver a aprendizagem da ecrita, tornando a mesma um meio de torna-los cidadãos letrados.

Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...