| Ganhe dinheiro ao ver anuncios sem sair de casa |
Gestão Escolar
INTRODUÇÃO
Diante uma instituição na qual faz parte de
uma sociedade, como objeto de transformação da mesma, onde os indivíduos por
necessidades de desenvolvimento seja ele econômico, social, político e
humanitário, buscam valores éticos que é de
fundamental importância como objetivo norteador no processo educativo de
modo que venha formar trabalhadores intelectuais que atuem progressivamente
ativo no desenvolvimento do individuo.
DESENVOLVIMENTO
O processo de planejamento e avaliação da
escola é realizada com o corpo docente, a coordenação pedagógica e com a
participação dos diretores. Ocorre de forma integrada onde existe uma gestão
democrática, através de troca de experiências vivenciadas por todos e tomadas
de decisões na qual são desenvolvidas metas em cima da realidade do processo
educativo.
Algumas fases desse processo de planejamento
são:
Ø A
escolha do tema a ser trabalhado por uma unidade interdisciplinar deve estar
intrínseco uma unidade com a outra, para que haja enriquecimento gradativamente
do raciocínio lógico do educando, no meio onde está inserido.
Ø Através
das avaliações, sendo elas: trabalhos em grupo, para que haja a valorização do
outro, integração, socialização
e experiências com projetos
experimentais ( teorias e práticas).
Ø Além
da avaliação escrita para que ocorra a verificação do aprendizado do aluno,
aproveitando a oportunidade para que venham fazer uma analise gramatical de
coerência na construção de um texto.
Encerrando esse processo de planejamento é realizado
no final de cada unidade um conselho de classe para avaliar se as metas foram
alcançadas em uma porcentagem desejada com o objetivo de reavaliar o processo
de ensino/aprendizado para a partir desse contexto buscar desenvolver as outras
etapas ou metas a serem alcançadas.
Os instrumentos utilizados para todo esse
processo são de fundamental importância sendo eles:
Ø O
docente e o discente numa perspectiva favorável onde não pode faltar
afetividade, humanismo e respeito de forma recíproca.
Ø O
ambiente físico deve ser amplo e favorável no desenvolvimento das atividades.
Ø Materiais
didáticos do mais simples para o mais complexo, proporcionando ao professor
meios para alcançar os seus objetivos e obter êxito no aprendizado.
A demanda da instituição é composta hoje
com o ensino de nove anos, o tradicional de 1ª a 8ª, a EJA de 1ª a 4ª(ensino
integrado) e aceleração (5ª e 6ª) –
estágio I e (7ª e 8ª) – estágio II.
Essa coerência deve estar entrelaçada com a
demanda relativa a idade para que possamos buscar desenvolver um trabalho de
aproveitamento de ensino dando condições de igualdade para todos, mesmo para
aqueles que estão em idade defasada, para que estes tenham condições de
desenvolver seu psíquico para alcançar o conhecimento que é de suma importância
na sua vida como ser integrado na
sociedade em que vive.
A forma de acompanhamento desenvolvido
através da escala pedagógica com respaldo da Secretaria de Educação na pessoa
do Coordenador Geral e o seu Secretário. Em escala social é representada pelo
Conselho Tutelar, NAM(Núcleo de Atendimento a Mulher), CRAS(Centro de
Referência de Assistência Social)que amparam e assistem a família e o educando,
para que o mesmo tenha condições de reestruturar seu psíquico para buscar sua
infância e ter condições de acompanhar seu desenvolvimento a nível de sala de
aula. Na instância maior pela Promotoria Pública Regional na qual é realizada
uma audiência pública onde está sempre a presença de diretores, coordenadores e
secretários, como representatividade dos municípios.
Por
sermos uma sociedade de culturas diferentes, ficamos a mercê de choques entre
as mesmas, em busca de não desvalorizar a cultura, conhecimento, ou seja,
valores que o educando trazem para a escola, através das experiências adquiridas
com a família, certo de que juntamente
com todo o corpo pedagógico, buscamos conscientizá-los dos reais valores de uma
sociedade em busca da valorização do outro, e do que é certo para que a mesma se
desenvolva de forma harmoniosa, igualitária e transformadora de maneira
positiva para formamos cidadãos na sua totalidade.
CONCLUSÃO
Portanto é de vital importância no
desenvolvimento de uma Instituição Escolar processos que favoreçam valores,
afetividade e participação de forma democrática para o favorecimento de um
ensino/aprendizado, no contexto singular, social, formando cidadãos ativos no
processo educativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário