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quarta-feira, 6 de maio de 2015
Dinâmica: " do balão" educaão infantil
Dinâmica: " do balão"
Objetivo:
Reflexão
Material:
bexigas, palitos de dentes, uma caixa com alguns premios para agrada-los
Procedimentos:
Entrega-se
um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para
todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem
conseguir ficar com o balão sem estourar.
Sem que o
instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos
adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum
balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem
os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.
Outra Maneira :
Procedimento:
Distribui-se
um balão cheio para cada participante e um palito de dentes. A regra da
brincadeira é: Quem ficar até o final sem ter seu balão estourado é o vencedor.
Dá-se o tempo de um minuto. Geralmente os participantes estouram o balão uns
dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor.
Moral da
história:
Todos
poderiam ter sido vencedores pois em momento algum foi dada a regra de que
deveriam ter estourado o balão do outro. Pense antes de
agir!!
Paisagens Rurais,Paisagens Urbanas
Paisagens Rurais
Segundo os conceitos encontrados,
paisagem rural é formada pela agropecuária, pela agricultura, que englobam
todos os tipos de lavouras, com a sua infinidade de culturas, de frutas, de
hortaliças. A pecuária que abrange a criação de bovinos, caprinos e ovinos,
tanto para o corte como para a fabricação do leite.
Ou seja, esses elementos que formam
a paisagem rural são os elementos que encontramos em fazendas, sítios e
chácaras e no seu dia a dia. Deve-se ficar atento, pois em muitos locais onde a
paisagem rural se encontra, existem zonas protegidas por lei, para que não haja
criação de animais, nem nenhuma plantação.
Paisagens Urbanas
São aquelas que possuem uma grande
interferência humana, constituída por todos os elementos arquitetônicos
existentes, desde postes, a avenidas, estradas, prédios, praças, pontes,
viadutos e muitos outros.
Ainda falando das paisagens
culturais urbanas, chegamos ao conceito de municípios urbanos e tudo o que está
incluso dentro deles é sim uma paisagem urbana. Desde seu espaço aéreo a todos
os prédios construídos pelo homem, ainda devemos incluir aqui toda a
infraestrutura de uma cidade, além da segurança entram nessa contagem os
veículos, as placas os equipamentos e tudo mais o que vemos em uma cidade.
Nesse tipo de paisagem os viadutos,
as pontes, as torres, os prédios, as casas, as ruas, as avenidas, as passarelas
formam as paisagens urbanas, ou seja, tudo o que tem intervenção do homem a
forma e o que é dito urbano.
Gestão escolar
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Gestão Escolar
INTRODUÇÃO
Diante uma instituição na qual faz parte de
uma sociedade, como objeto de transformação da mesma, onde os indivíduos por
necessidades de desenvolvimento seja ele econômico, social, político e
humanitário, buscam valores éticos que é de
fundamental importância como objetivo norteador no processo educativo de
modo que venha formar trabalhadores intelectuais que atuem progressivamente
ativo no desenvolvimento do individuo.
DESENVOLVIMENTO
O processo de planejamento e avaliação da
escola é realizada com o corpo docente, a coordenação pedagógica e com a
participação dos diretores. Ocorre de forma integrada onde existe uma gestão
democrática, através de troca de experiências vivenciadas por todos e tomadas
de decisões na qual são desenvolvidas metas em cima da realidade do processo
educativo.
Algumas fases desse processo de planejamento
são:
Ø A
escolha do tema a ser trabalhado por uma unidade interdisciplinar deve estar
intrínseco uma unidade com a outra, para que haja enriquecimento gradativamente
do raciocínio lógico do educando, no meio onde está inserido.
Ø Através
das avaliações, sendo elas: trabalhos em grupo, para que haja a valorização do
outro, integração, socialização
e experiências com projetos
experimentais ( teorias e práticas).
Ø Além
da avaliação escrita para que ocorra a verificação do aprendizado do aluno,
aproveitando a oportunidade para que venham fazer uma analise gramatical de
coerência na construção de um texto.
Encerrando esse processo de planejamento é realizado
no final de cada unidade um conselho de classe para avaliar se as metas foram
alcançadas em uma porcentagem desejada com o objetivo de reavaliar o processo
de ensino/aprendizado para a partir desse contexto buscar desenvolver as outras
etapas ou metas a serem alcançadas.
Os instrumentos utilizados para todo esse
processo são de fundamental importância sendo eles:
Ø O
docente e o discente numa perspectiva favorável onde não pode faltar
afetividade, humanismo e respeito de forma recíproca.
Ø O
ambiente físico deve ser amplo e favorável no desenvolvimento das atividades.
Ø Materiais
didáticos do mais simples para o mais complexo, proporcionando ao professor
meios para alcançar os seus objetivos e obter êxito no aprendizado.
A demanda da instituição é composta hoje
com o ensino de nove anos, o tradicional de 1ª a 8ª, a EJA de 1ª a 4ª(ensino
integrado) e aceleração (5ª e 6ª) –
estágio I e (7ª e 8ª) – estágio II.
Essa coerência deve estar entrelaçada com a
demanda relativa a idade para que possamos buscar desenvolver um trabalho de
aproveitamento de ensino dando condições de igualdade para todos, mesmo para
aqueles que estão em idade defasada, para que estes tenham condições de
desenvolver seu psíquico para alcançar o conhecimento que é de suma importância
na sua vida como ser integrado na
sociedade em que vive.
A forma de acompanhamento desenvolvido
através da escala pedagógica com respaldo da Secretaria de Educação na pessoa
do Coordenador Geral e o seu Secretário. Em escala social é representada pelo
Conselho Tutelar, NAM(Núcleo de Atendimento a Mulher), CRAS(Centro de
Referência de Assistência Social)que amparam e assistem a família e o educando,
para que o mesmo tenha condições de reestruturar seu psíquico para buscar sua
infância e ter condições de acompanhar seu desenvolvimento a nível de sala de
aula. Na instância maior pela Promotoria Pública Regional na qual é realizada
uma audiência pública onde está sempre a presença de diretores, coordenadores e
secretários, como representatividade dos municípios.
Por
sermos uma sociedade de culturas diferentes, ficamos a mercê de choques entre
as mesmas, em busca de não desvalorizar a cultura, conhecimento, ou seja,
valores que o educando trazem para a escola, através das experiências adquiridas
com a família, certo de que juntamente
com todo o corpo pedagógico, buscamos conscientizá-los dos reais valores de uma
sociedade em busca da valorização do outro, e do que é certo para que a mesma se
desenvolva de forma harmoniosa, igualitária e transformadora de maneira
positiva para formamos cidadãos na sua totalidade.
CONCLUSÃO
Portanto é de vital importância no
desenvolvimento de uma Instituição Escolar processos que favoreçam valores,
afetividade e participação de forma democrática para o favorecimento de um
ensino/aprendizado, no contexto singular, social, formando cidadãos ativos no
processo educativo.
Alfabetizar e letrar na educação infantil. O que isso significa?
Alfabetizar e letrar na educação
infantil. O que isso significa?
O processo de alfabetização é
desenvolvido mesmo antes da criança ser inserida na escola, de forma que se faz
necessário que quando ela chegue na escola o professor ofereça recursos para
ela desenvolver seu processo de aquisição da leitura e da escrita.
Durante o processo de
aprendizado na Educação Infantil é de suma importância que a escola ajude o
aluno a apoderar-se da escrita alfabética e aprender a usá-la.
Nesse ciclo a criança mesmo
sem dominar totalmente a leitura o professor precisa desenvolver estratégias
para que a criança possa interpretar, levantar hipóteses e formar opiniões, fazendo dela assim um
cidadão letrado.
A partir de 1983, Emília
Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram uma nova forma do professor rever sua
prática pedagógica no processo da alfabetização. Sendo que o aluno hoje para
ser considerado alfabetizado não basta dominar o código alfabético ou codificar
e decodificar um texto, é preciso que ele saiba interpretar, produzir e
identificar o tipo de texto e suas funções.
O
trabalho com textos é possível desde o início da Educação Infantil através de
cartazes com letras de músicas, receitas, parlendas, poemas, pedindo que o
aluno identifique letras, palavras, trabalhando também o texto como um todo.
A alfabetização e o letramento
acontecem também de forma lúdica através de jogos que ajudam a desenvolver habilidades do pensamento, criatividade,
levantamento de hipóteses, ajudando assim o desenvolvimento cognitivo. Sendo
assim o professor deve possibilitar métodos que ajudem o aluno a pensar
enquanto aprende a reconhecer os ganhos
que ele terá quando ele desenvolver a aprendizagem da ecrita, tornando a mesma
um meio de torna-los cidadãos letrados.
Quais os riscos e perigos da internet para as crianças
Que cuidados devem ter os pais
quando os seus filhos navegam na Internet
Como orientar o uso da internet
pelas crianças. Mais do que nunca o diálogo e a confiança entre pais e filhos
continua sendo a melhor arma contra possíveis enganos e erros na utilização da
internet.
Os sites de relacionamento, além
das salas de bate-papo tem sido uma porta aberta para pedófilos e pessoas mal
intencionadas, prontos para enganarem crianças indefesas.
Perigos na Internet para as crianças
Usar ferramentas de comunicação na
Internet como salas de bate-papo, e-mail e mensagens instantâneas podem colocar
crianças em risco potencial de encontrar predadores online. O anonimato da
Internet significa que confiança e intimidade podem desenvolver-se rapidamente
online. Predadores tiram proveito desse anonimato para construir relações
online com jovens inexperientes.
Os pais podem ajudar a proteger
seus filhos tomando conhecimento dos riscos relacionados com a comunicação
online e envolvendo-se com as atividades de seus filhos na Internet.
Como agem os predadores em Internet
Os predadores estabelecem contato
com crianças através de conversas em salas de bate-papo, mensagens
instantâneas, e-mail e quadros de discussão. Muitos adolescentes usam fóruns de
suporte online para lidar com seus problemas. Os predadores vão com freqüência
a essas áreas online para procurar vítimas vulneráveis.
1- Predadores online tentam seduzir
gradualmente seus alvos através de atenção, afeto, gentileza e até mesmo
presentes, e geralmente dedicam um tempo, dinheiro e energia consideráveis a
esse esforço. Eles conhecem as músicas e hobbies mais atuais que podem
interessar às crianças.
2- Eles ouvem e demonstram simpatia
pelos problemas das crianças. Eles também tentam reduzir as inibições dos
jovens introduzindo conteúdo sexual aos poucos em suas conversas ou
mostrando-lhes material sexualmente explícito.
3- Alguns predadores agem mais
rápido que outros, entrando em conversas sexualmente explícitas imediatamente. Essa
abordagem mais direta pode incluir assédio ou perseguição. Predadores também
podem avaliar as crianças que encontram online para futuro contato cara a cara.
Camada de ozônio e aquecimento global
Camada de ozônio e aquecimento global
Muitas SDOs também influenciam negativamente as mudanças climáticas
globais. O CFC e alguns de seus substitutos estão listados entre os gases que
mais contribuem para o aquecimento planetário. Uma tonelada de CFC-12, por
exemplo, prejudica o clima de forma equivalente a de 7,3 mil toneladas de
dióxido de carbono (CO2). A contribuição potencial para o aquecimento do
planeta (GWP, do inglês Global Warming Potential) do CFC-12 é de 10.720,
enquanto que a do CFC-11 é de 4.680.
Desde seu lançamento, o Protocolo de Montreal mostrou-se muito
eficiente para reduzir a fabricação e o uso de CFC em nível global. No entanto,
os gases alternativos mais comuns à substância, como HCFC e posteriormente HFC
e PFC, ainda ameaçam a saúde climática do Planeta. A eliminação de 97,5 do HCFC
está programada para ocorrer em 2030, restando eliminar consumo residual de
2,5% no setor de serviços, até 2040.
Frente ao dilema de proteger a camada de ozônio e ao mesmo tempo
resguardar o equilíbrio climático, a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças
Climáticas (UNCCC) e o Protocolo de Montreal produziram um documento que
sustenta ser possível reduzir pela metade a contribuição dos CFC e seus
substitutos para o aquecimento global até 2015, em comparação aos níveis de
2002.
Para tanto, é necessário um gerenciamento rigoroso sobre equipamentos e
produtos com CFC e seus substitutos. Impedir a liberação de gases de aparelhos
antigos é uma das soluções centrais para evitar futuras contribuições ao
aquecimento global. A maior parte das emissões que podem ser evitadas entre
hoje e 2015 tem foco em equipamentos de refrigeração.
Por outro lado, para reduzir a produção de gases estufa usados como
substitutos de CFC, os organismos internacionais propõem a aplicação de novas
tecnologias, como aumentar o uso de amônia, HC e outras substâncias que não
contribuem para o aquecimento global. Nesse caso, é possível lançar mão de
instrumentos econômicos para fomentar pesquisas e também utilizar mecanismos
financeiros previstos no Protocolo de Montreal e no Protocolo de Quioto -
tratado internacional que estipula políticas e mecanismos para o corte nas
emissões de gases com alto GWP.
Com as ações adotadas pelo Brasil, foi possível evitar a emissão de
aproximadamente 43 mil toneladas/ano de CFC, equivalentes a aproximadamente 360
milhões toneladas de CO2. Os cálculos levam em conta a redução real promovida
pela Resolução 267/2000, somada aos limites de emissões que poderiam ter sido
utilizados pelas empresas até 2010, se o Brasil não tivesse adiantado em três
anos o cumprimento de suas metas.
Além das projeções de crescimento no consumo de CFC até 2010, o balanço
também utiliza cenários pessimistas sobre a substituição completa desses gases
por variedades danosas às mudanças climáticas, como o HCFC-141b. Apesar da
redução no uso de CFC também contribuir diretamente para o combate às mudanças
climáticas, tais gases não são contabilizados nas metas do Protocolo de Quioto.
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