quarta-feira, 6 de maio de 2015

Evolução humana, teoria evolucionista,

Dinâmica: " do balão" educaão infantil

Dinâmica: " do balão"

Objetivo: Reflexão

Material: bexigas,  palitos de dentes, uma caixa com alguns premios para agrada-los

  Procedimentos:

Entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.


Outra Maneira :

 Procedimento:

 Distribui-se um balão cheio para cada participante e um palito de dentes. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o final sem ter seu balão estourado é o vencedor. Dá-se o tempo de um minuto. Geralmente os participantes estouram o balão uns dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor.

Moral da história:


Todos poderiam ter sido vencedores pois em momento algum foi dada a regra de que deveriam ter estourado o balão do outro. Pense antes de agir!!

Paisagens Rurais,Paisagens Urbanas



Paisagens Rurais


Segundo os conceitos encontrados, paisagem rural é formada pela agropecuária, pela agricultura, que englobam todos os tipos de lavouras, com a sua infinidade de culturas, de frutas, de hortaliças. A pecuária que abrange a criação de bovinos, caprinos e ovinos, tanto para o corte como para a fabricação do leite.
Ou seja, esses elementos que formam a paisagem rural são os elementos que encontramos em fazendas, sítios e chácaras e no seu dia a dia. Deve-se ficar atento, pois em muitos locais onde a paisagem rural se encontra, existem zonas protegidas por lei, para que não haja criação de animais, nem nenhuma plantação.

Paisagens Urbanas

São aquelas que possuem uma grande interferência humana, constituída por todos os elementos arquitetônicos existentes, desde postes, a avenidas, estradas, prédios, praças, pontes, viadutos e muitos outros.
Ainda falando das paisagens culturais urbanas, chegamos ao conceito de municípios urbanos e tudo o que está incluso dentro deles é sim uma paisagem urbana. Desde seu espaço aéreo a todos os prédios construídos pelo homem, ainda devemos incluir aqui toda a infraestrutura de uma cidade, além da segurança entram nessa contagem os veículos, as placas os equipamentos e tudo mais o que vemos em uma cidade.

Nesse tipo de paisagem os viadutos, as pontes, as torres, os prédios, as casas, as ruas, as avenidas, as passarelas formam as paisagens urbanas, ou seja, tudo o que tem intervenção do homem a forma e o que é dito urbano.

Gestão escolar

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                                  Gestão Escolar

INTRODUÇÃO
    Diante uma instituição na qual faz parte de uma sociedade, como objeto de transformação da mesma, onde os indivíduos por necessidades de desenvolvimento seja ele econômico, social, político e humanitário, buscam valores éticos que é de  fundamental importância como objetivo norteador no processo educativo de modo que venha formar trabalhadores intelectuais que atuem progressivamente ativo no desenvolvimento do individuo.

DESENVOLVIMENTO
    O processo de planejamento e avaliação da escola é realizada com o corpo docente, a coordenação pedagógica e com a participação dos diretores. Ocorre de forma integrada onde existe uma gestão democrática, através de troca de experiências vivenciadas por todos e tomadas de decisões na qual são desenvolvidas metas em cima da realidade do processo educativo.
   Algumas fases desse processo de planejamento são:
Ø  A escolha do tema a ser trabalhado por uma unidade interdisciplinar deve estar intrínseco uma unidade com a outra, para que haja enriquecimento gradativamente do raciocínio lógico do educando, no meio onde está inserido.
Ø  Através das avaliações, sendo elas: trabalhos em grupo, para que haja a valorização do outro,  integração,  socialização  e  experiências com projetos experimentais ( teorias e práticas).
Ø  Além da avaliação escrita para que ocorra a verificação do aprendizado do aluno, aproveitando a oportunidade para que venham fazer uma analise gramatical de coerência na construção de um texto.
    Encerrando esse processo de planejamento é realizado no final de cada unidade um conselho de classe para avaliar se as metas foram alcançadas em uma porcentagem desejada com o objetivo de reavaliar o processo de ensino/aprendizado para a partir desse contexto buscar desenvolver as outras etapas ou metas a serem alcançadas.
     Os instrumentos utilizados para todo esse processo são de fundamental importância sendo eles:
Ø  O docente e o discente numa perspectiva favorável onde não pode faltar afetividade, humanismo e respeito de forma recíproca.
Ø  O ambiente físico deve ser amplo e favorável no desenvolvimento das atividades.
Ø  Materiais didáticos do mais simples para o mais complexo, proporcionando ao professor meios para alcançar os seus objetivos e obter êxito no aprendizado.
     A demanda da instituição é composta hoje com o ensino de nove anos, o tradicional de 1ª a 8ª, a EJA de 1ª a 4ª(ensino integrado) e aceleração (5ª e 6ª)  – estágio I e (7ª e 8ª)  – estágio II.
    Essa coerência deve estar entrelaçada com a demanda relativa a idade para que possamos buscar desenvolver um trabalho de aproveitamento de ensino dando condições de igualdade para todos, mesmo para aqueles que estão em idade defasada, para que estes tenham condições de desenvolver seu psíquico para alcançar o conhecimento que é de suma importância na sua  vida como ser integrado na sociedade em que vive.
    A forma de acompanhamento desenvolvido através da escala pedagógica com respaldo da Secretaria de Educação na pessoa do Coordenador Geral e o seu Secretário. Em escala social é representada pelo Conselho Tutelar, NAM(Núcleo de Atendimento a Mulher), CRAS(Centro de Referência de Assistência Social)que amparam e assistem a família e o educando, para que o mesmo tenha condições de reestruturar seu psíquico para buscar sua infância e ter condições de acompanhar seu desenvolvimento a nível de sala de aula. Na instância maior pela Promotoria Pública Regional na qual é realizada uma audiência pública onde está sempre a presença de diretores, coordenadores e secretários, como representatividade dos municípios.
   Por sermos uma sociedade de culturas diferentes, ficamos a mercê de choques entre as mesmas, em busca de não desvalorizar a cultura, conhecimento, ou seja, valores que o educando trazem para a escola, através das experiências adquiridas com a família, certo de  que juntamente com todo o corpo pedagógico, buscamos conscientizá-los dos reais valores de uma sociedade em busca da valorização do outro, e do que é certo para que a mesma se desenvolva de forma harmoniosa, igualitária e transformadora de maneira positiva para formamos cidadãos na sua totalidade.

CONCLUSÃO
   Portanto é de vital importância no desenvolvimento de uma Instituição Escolar processos que favoreçam valores, afetividade e participação de forma democrática para o favorecimento de um ensino/aprendizado, no contexto singular, social, formando cidadãos ativos no processo educativo.



Alfabetizar e letrar na educação infantil. O que isso significa?

          Alfabetizar e letrar na educação infantil. O que isso significa?

                 O processo de alfabetização é desenvolvido mesmo antes da criança ser inserida na escola, de forma que se faz necessário que quando ela chegue na escola o professor ofereça recursos para ela desenvolver seu processo de aquisição da leitura e da escrita.
                 Durante o processo de aprendizado na Educação Infantil é de suma importância que a escola ajude o aluno a apoderar-se da escrita alfabética e aprender a usá-la.
                 Nesse ciclo a criança mesmo sem dominar totalmente a leitura o professor precisa desenvolver estratégias para que a criança possa interpretar, levantar hipóteses e  formar opiniões, fazendo dela assim um cidadão letrado.
                  A partir de 1983, Emília Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram uma nova forma do professor rever sua prática pedagógica no processo da alfabetização. Sendo que o aluno hoje para ser considerado alfabetizado não basta dominar o código alfabético ou codificar e decodificar um texto, é preciso que ele saiba interpretar, produzir e identificar o tipo de texto e suas funções.
                  O trabalho com textos é possível desde o início da Educação Infantil através de cartazes com letras de músicas, receitas, parlendas, poemas, pedindo que o aluno identifique letras, palavras, trabalhando também o texto como um todo.

                A alfabetização e o letramento acontecem também de forma lúdica através de jogos que ajudam a desenvolver  habilidades do pensamento, criatividade, levantamento de hipóteses, ajudando assim o desenvolvimento cognitivo. Sendo assim o professor deve possibilitar métodos que ajudem o aluno a pensar enquanto aprende  a reconhecer os ganhos que ele terá quando ele desenvolver a aprendizagem da ecrita, tornando a mesma um meio de torna-los cidadãos letrados.

Quais os riscos e perigos da internet para as crianças




Os riscos e perigos da internet para as crianças

Que cuidados devem ter os pais quando os seus filhos navegam na Internet
Como orientar o uso da internet pelas crianças. Mais do que nunca o diálogo e a confiança entre pais e filhos continua sendo a melhor arma contra possíveis enganos e erros na utilização da internet.
Os sites de relacionamento, além das salas de bate-papo tem sido uma porta aberta para pedófilos e pessoas mal intencionadas, prontos para enganarem crianças indefesas.

                                                 Perigos na Internet para as crianças

Usar ferramentas de comunicação na Internet como salas de bate-papo, e-mail e mensagens instantâneas podem colocar crianças em risco potencial de encontrar predadores online. O anonimato da Internet significa que confiança e intimidade podem desenvolver-se rapidamente online. Predadores tiram proveito desse anonimato para construir relações online com jovens inexperientes.
Os pais podem ajudar a proteger seus filhos tomando conhecimento dos riscos relacionados com a comunicação online e envolvendo-se com as atividades de seus filhos na Internet.
Como agem os predadores em Internet
Os predadores estabelecem contato com crianças através de conversas em salas de bate-papo, mensagens instantâneas, e-mail e quadros de discussão. Muitos adolescentes usam fóruns de suporte online para lidar com seus problemas. Os predadores vão com freqüência a essas áreas online para procurar vítimas vulneráveis.
1- Predadores online tentam seduzir gradualmente seus alvos através de atenção, afeto, gentileza e até mesmo presentes, e geralmente dedicam um tempo, dinheiro e energia consideráveis a esse esforço. Eles conhecem as músicas e hobbies mais atuais que podem interessar às crianças.
2- Eles ouvem e demonstram simpatia pelos problemas das crianças. Eles também tentam reduzir as inibições dos jovens introduzindo conteúdo sexual aos poucos em suas conversas ou mostrando-lhes material sexualmente explícito.

3- Alguns predadores agem mais rápido que outros, entrando em conversas sexualmente explícitas imediatamente. Essa abordagem mais direta pode incluir assédio ou perseguição. Predadores também podem avaliar as crianças que encontram online para futuro contato cara a cara.

Camada de ozônio e aquecimento global

Camada de ozônio e aquecimento global

Muitas SDOs também influenciam negativamente as mudanças climáticas globais. O CFC e alguns de seus substitutos estão listados entre os gases que mais contribuem para o aquecimento planetário. Uma tonelada de CFC-12, por exemplo, prejudica o clima de forma equivalente a de 7,3 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2). A contribuição potencial para o aquecimento do planeta (GWP, do inglês Global Warming Potential) do CFC-12 é de 10.720, enquanto que a do CFC-11 é de 4.680.

Desde seu lançamento, o Protocolo de Montreal mostrou-se muito eficiente para reduzir a fabricação e o uso de CFC em nível global. No entanto, os gases alternativos mais comuns à substância, como HCFC e posteriormente HFC e PFC, ainda ameaçam a saúde climática do Planeta. A eliminação de 97,5 do HCFC está programada para ocorrer em 2030, restando eliminar consumo residual de 2,5% no setor de serviços, até 2040.
Frente ao dilema de proteger a camada de ozônio e ao mesmo tempo resguardar o equilíbrio climático, a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNCCC) e o Protocolo de Montreal produziram um documento que sustenta ser possível reduzir pela metade a contribuição dos CFC e seus substitutos para o aquecimento global até 2015, em comparação aos níveis de 2002.

Para tanto, é necessário um gerenciamento rigoroso sobre equipamentos e produtos com CFC e seus substitutos. Impedir a liberação de gases de aparelhos antigos é uma das soluções centrais para evitar futuras contribuições ao aquecimento global. A maior parte das emissões que podem ser evitadas entre hoje e 2015 tem foco em equipamentos de refrigeração.

Por outro lado, para reduzir a produção de gases estufa usados como substitutos de CFC, os organismos internacionais propõem a aplicação de novas tecnologias, como aumentar o uso de amônia, HC e outras substâncias que não contribuem para o aquecimento global. Nesse caso, é possível lançar mão de instrumentos econômicos para fomentar pesquisas e também utilizar mecanismos financeiros previstos no Protocolo de Montreal e no Protocolo de Quioto - tratado internacional que estipula políticas e mecanismos para o corte nas emissões de gases com alto GWP.

Com as ações adotadas pelo Brasil, foi possível evitar a emissão de aproximadamente 43 mil toneladas/ano de CFC, equivalentes a aproximadamente 360 milhões toneladas de CO2. Os cálculos levam em conta a redução real promovida pela Resolução 267/2000, somada aos limites de emissões que poderiam ter sido utilizados pelas empresas até 2010, se o Brasil não tivesse adiantado em três anos o cumprimento de suas metas.

Além das projeções de crescimento no consumo de CFC até 2010, o balanço também utiliza cenários pessimistas sobre a substituição completa desses gases por variedades danosas às mudanças climáticas, como o HCFC-141b. Apesar da redução no uso de CFC também contribuir diretamente para o combate às mudanças climáticas, tais gases não são contabilizados nas metas do Protocolo de Quioto.

Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...