sábado, 28 de fevereiro de 2015

GESTÃO DEMOCRÁTICA


GESTÃO DEMOCRÁTICA




A concepção democrática- participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentue a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva da gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente. Entretanto, uma vez tomadas as decisões coletivamente, advoga que cada membro da equipe assume a sua parte no trabalho, admitindo-se a coordenação e avaliação sistemática da operacionalização das decisões tomadas dentro de uma tal diferenciação de funções e saberes.
Atualmente o modelo de gestão democrática tem sido influenciado por uma corrente  teórica que compreende a organização escolar como cultura. Esta corrente afirma que a escola não é uma estrutura totalmente objetiva, mensurável, independente das pessoas e das experiências subjetivas das pessoas e suas interações sociais.

Ter uma visão global da instituição focando na aprendizagem dos alunos é um dos principais atributos de quem assume a direção de uma escola, tendo ou não experiência em gestão escolar. Ao gestor é creditada grande parte dos sucessos e/ou fracasso de uma instituição, o termo gestor só passou a ser usado em meados dos anos 1980, visando levar aos sistemas públicos educacionais a perceberem a importância desse profissional no sistemas de ensino e também a formar colegiados para participar da gestão participativa. Quanto a gestão democrática, ela exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica, em relação ao projeto político-pedagógico  que é a própria organização do trabalho pedagógico da escola.

GESTÃO EDUCACIONAL: Abrangência da avaliação do dia a dia nas práticas bem-sucedidas



GESTÃO  EDUCACIONAL








Ao olhar criticamente para a escola, você pode corrigir o que não funciona e aprimorar o que vai bem.
Reparar, na verdade, e ampliar o olhar para aspectos que merecem consideração e não devem passar despercebidos. Com esse propósito, os gestores devem reparar o trabalho feito na escala, e como ele é desenvolvido pelos professores,  alunos e funcionários e como se articula com  a comunidade. Isso representa uma tentativa de avaliar constantemente a instituição.
Isso leva a pensar que a resistência à avaliação vem da ideia restrita do termo e do ato, que  empobrece o sentido do olhar critico. No avaliar encontra-se os elementos que precisam ser corrigidos, modificados ou superados. Mas  é também avaliando que são descobertas as inovações e as práticas bem-sucedidas. Ao olhar criticamente, ao bolar reparo no que acontece na escola, temos a possibilidade de ver o que é bom e o que é ruim, o que anda bem e o que está inadequado. Assim, podemos nos esforçar para mudar o que não é satisfatório e aprimorar o que esta indo bem.

Fazer com que os colegas da equipe gestores e os professores percebem a importância e abrangência da avaliação no dia a dia é fundamental para que o projeto construindo coletivamente se desenvolva na direção pretendida. Se todos repararem no trabalho de todo mundo, há a esperança de que o conjunto ganhe em consistência e qualidade. Afinal, o bom andamento da educação pública é responsabilidade de todos. 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Compartimentalização do currículo - escola e educador





 COMPARTIMENTALIZAÇÃO DO CURRÍCULO- ESCOLA E EDUCADOR.
http://adf.ly/wOG4S
A escola  é a parceira da família na educação



O ensino contemporâneo sofreu com a excessiva compartimentalização do saber. A organização curricular das disciplinas colocou como realidade as dificuldades, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmovisão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.
Algumas das tentativas de superação desta fragmentação foi a proposta de se pensar uma educação interdisciplinar, isto é, uma forma de se organizar os currículos escolares de modo a possibilitar uma integração entre as disciplinas, permitindo a construção daquela compreensão mais abrangente do saber historicamente produzido pela humanidade.
 As propostas interdisciplinares, porém, têm apresentado limites muito estreitos, pois esbarram em problemas básicos como, por exemplo, a formação estanque dos próprios professores, que precisam vencer barreiras conceituais para compreender a relação de sua própria especialidade com as demais áreas do saber.
compartimentalização entre cognição e emoção é fato presente nas escolas. Ela, às vezes, aparece na atitude de estranhamento do professor perante a realidade de vida do aluno e mostra-se, também, quando os pais são chamados à escola apenas para ouvir queixas dos filhos, alimentando uma cultura de distanciamento entre família e escola. Além destes fatores que dizem respeito mais as relações interpessoais entre professores e alunos e professores e pais, a compartimentalização da razão e do afeto confirma-se na dificuldade em implantar projetos interdisciplinares nas escolas. Tem sido um desafio unir disciplinas que oportunizam maior flexibilidade para um extravasamento das emoções com disciplinas da área das exatas, que carregam a representação social do distanciamento entre a pessoa que ensina e a pessoa que aprende.
Sendo assim, observou-se, em linhas gerais, que a articulação entre a teoria e a prática do currículo escolar tem sido favorável em determinados aspectos da prática docente. Os professores têm se esforçado para relacionar os conteúdos escolares a aspectos da vida dos alunos objetivando o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Como é notório na análise realizada, alguns professores têm buscado a desfragmentação do ensino, mostrando que é possível unir cem por cento do conteúdo ministrado à experiência de vida dos alunos das séries iniciais.
Nesta perspectiva de raciocínio, acredita-se que o currículo escolar das crianças das séries iniciais da escola pesquisada fundamenta-se nas novas teorias do currículo e, portanto, está inserido dentro de uma ótica mais moderna da concepção de ensino-aprendizagem. Logo, pode-se assim considerar, o desempenho escolar de tais alunos deve ser bem mais elaborado, visto que suas realidades são conhecidas e levadas em consideração no cotidiano da sala de aula. É como diz FREIRE:
"Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela  saberes socialmente construídos na prática comunitária mas também [...] discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos." (FREIRE, 2002:33)





















sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Poema: Os seus lindos olhos



                                Lindos olhos           
lindos olhos



Você veio lentamente,
Para me conquistar,
E foi bem assim, vou te amar.
Na felicidade que existir,
Estarei a te procurar.

Os lindos lagos,
que aqui encontrei
foi igual aos seus olhos
que por fim me apaixonei.

No horizonte tão distante, 
vi as flores cair,
Mas naquele pequeno monte,
O sol parecia sorrir.
                                                 Autora: Sara Nasci, 2008

domingo, 11 de janeiro de 2015

 AS MELHORES CENTENAS PARA GANHAR NO JOGO DO BICHO




                              AS MELHORES CENTENAS 

                                            Jogo do Bicho



 262- 146 -166 – 290-266 – 157 - 897 – 147 -943 – 955 -644 – 397 -144- 124 - 567 – 462 - 648 – 901 -149- 460 -933- 162-133- 957- 301- 550 -312- 179- 155 – 145 - 844 545- 109- 713- 771-177-368-440-449-598-299-232-233-457-964-462-264-930-267-368-299-.


   

sábado, 10 de janeiro de 2015

Como ganhar na lotofacil




 Lotofácil  confirmando 130 acertos durante todo período de vida deste jogo, pode conferir fazendo simulação os esses números e verá que estou falando a verdade.

1,3 / 6,9 / 11,12/ 16-19, 21,25

Obs: não fique mudando de jogo toda semana, mantenha sempre os mesmos números ou pelo menos uma base de números.
Ex: de 6 a 9 dezenas fixas sempre. 
                                                Boa Sorte!

Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...