terça-feira, 3 de novembro de 2015

O lúdico na educação infantil - Infância

      
                
                      O lúdico na educação infantil - Infância

Na minha infância não tinha tantos brinquedos como as crianças de hoje e, por isso, tinha que usar mais a criatividade para criá-los.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
As boas vivências que a criança compartilhar com seus familiares a partir de então vão moldando o seu desenvolvimento. Inicia-se nesta fase o aprendizado das regras de convivência: o que pode e o que não pode, o que é seu e o que é do outro, entenderá que tem sua oportunidade para falar e deve respeitar quando outro o faz, e assim por diante. É um longo processo que parte das situações mais elementares para as mais complexas. No decorrer deste processo, a criança percebe a necessidade de aprender a cuidar-se e, então, fazer as coisas por conta própria. Inicia-se a percepção de que seus desejos nem sempre serão atendidos; que muitas vezes terá que tolerar o fato de não ser atendido ou de não conseguir o que pretende - mesmo que esteja tentando por suas próprias iniciativas.
Nestas oportunidades, a criança estará lidando com seus sentimentos de frustrações, inicialmente desagradáveis, mas muitas vezes úteis e de grande importância para seu desenvolvimento emocional. Ela deverá contar sempre, e principalmente, com a disponibilidade de seus pais, para juntos facilitarem esta caminhada de crescimento emocional.
Por outro lado, quando este processo ocorre de modo inadequado pela não atuação e participação dos pais, a criança não consegue estruturar as melhores condições para lidar com as suas emoções. Poderá se tornar pouco habilidosa para administrar as adversidades naturais do dia a dia, desenvolvendo uma baixa tolerância à frustração, além de comportamentos desviantes e que irão prejudicá-la no seu desempenho como ser social. Isso não favorece ajustes nos seus relacionamentos futuros e gera sensíveis prejuízos no seu desempenho como pessoa.
O desenvolvimento cognitivo da criança é resultado de sua interação com o meio e à medida que ela se desenvolve biologicamente, as estruturas mentais, esquemas de ação cognitiva, permitem uma construção e reconstrução do conceito adquirido do objeto de interação.
 Nessa perspectiva, citamos a abordagem sócio interacionista, que entende o desenvolvimento intelectual da criança intrinsecamente ligado às interações com o seu meio social. Vygotski (2002) aponta a família como o primeiro grupo social que a criança pertence e é na família que ela adquire a linguagem, condição básica para o processo de socialização e aquisição de cultura.

 Com efeito, a aquisição de conceitos, valores, linguagem e o próprio conhecimento são produzidos pelo processo de internalização de materiais simbólicos na criança que ocorrem a partir de suas interações sociais. Este é um processo que se constrói de fora para dentro, mediados pelas relações intra e interpessoais – na troca com outros sujeitos e consigo próprio – que vão se constituindo em significados, orientando a compreensão de papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência na criança (VYGOTSKI, 2002).

FILOSOFIA CRISTÃ, REFORMA E CONTRA REFORMA DA IDADE MÉDIA E O FILME O NOME DA ROSA  

PARÂMETRO ENTRE FILOSOFIA CRISTÃ, REFORMA E CONTRA REFORMA DA IDADE MÉDIA E O FILME O NOME DA ROSA



O filme o nome da Rosa, comparado a filosofia Cristã, nos mostra que durante o período medieval o autoritarismo dominava. A história acontece no mosteiro e ali   havia uma biblioteca na qual os monges não deveriam ter acesso, a vista que existiam textos, alguns deles escritos pelo filosofo Aristóteles, que causavam “risos” e isso para os cristãos era um comportamento pagão, diante disso as pessoas poderiam perder o temor em Deus. Portanto aqueles que ousavam em ter acesso a esse saber, morriam. Só alguns tinham direito ao conhecimento, outros permaneciam na ignorância.
Para o Cristianismo não era interessante os saberes filosóficos, nem científicos, pois despertava interesse por inovação e isso ameaçava a doutrina cristã.
No filme, dentre os monges há um franciscano, numa postura filosófica, questiona, duvida, investiga causando irritação ao inquisidor, com sua inquietação diante dos acontecimentos no mosteiro. Ele representa o renascimento com o seu ato humanista.
Tendo acesso a biblioteca ele descobre algo magnifico como a sabedoria grega e latina além de desvendar os cremes ali cometidos.
Podemos perceber que para a igreja a mulher era ameaça para apoderar da alma dos homens, ou seja, o filme também revela, assim como na época medieval a relação de um senhor e seu servo. O servo prestava serviços ao seu senhor em troca garantia o usufruo da terra.  
Nessa época o que dominava     era a Igreja Católica e todos deveriam estar de acordo com seus ensinamentos sem poder questionar. Ser católico naquela época, significativa estar a margem da sociedade.
Com a insatisfação de muitos a respeito do poder da igreja, que visava só os bens materiais, foi organizado um movimento contra a Igreja Católica chamado de Reforma, representado pelo luteranismo, calvinismo e anglicanismo, com isto se deu a crise da igreja.
A igreja reagiu com a Contra Reforma para recuperar o poder perdido.

Por fim, o filme o nome da rosa esclarece sobre doutrinas e interesses da Igreja Católica.

RESENHA CRÍTICA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA



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RESENHA CRÍTICA DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA

O filme Como Estrelas na Terra que foi originado na Índia e conta a história de um garoto chamado Ishaan Awashi que sofre de dislexia, na qual trata de uma dificuldade de leitura e escrita, e a partir deste fazer uma análise teórica das representações sociais na educação do indivíduo.
É importante deixar bem claro que a dislexia não se trata de uma doença e sim, de uma má formação do encéfalo que traz dificuldades na aprendizagem, principalmente relacionados a decodificação de códigos. Contudo, o personagem frequentava uma escola normal, onde era incompreendido pelos professores que não tinha a sensibilidade de perceber sua dificuldade e compreender que cada pessoa aprende de forma diferente, e tem habilidades em coisas diferentes, e em cima dessa dificuldade usar métodos adequados de ensino que viesse a estimular a criança para sua aprendizagem.
Com tantas incompreensões, dos professores, da família e principalmente do pai, todos estes fatores desmotivam Ishaan tornando-o uma criança triste, e sem vontade de aprender, até mesmo de ser feliz com as outras crianças, a única coisa que ele tinha vontade era de retornar  à sua casa, pois sentia falta da mãe, que tem um papel de atribuidora de afeto. Além disso, o internato colaborava para extinção desses sentimentos, por manter um modelo disciplinado rígido.
A situação se modificou quando o professor Ram Shankar entrou como substituto. Ram Shankar chegou na escola com uma metodologia totalmente distinta de trabalhar o aprendizado dos alunos, o que o que fez toda a diferença. No primeiro dia de aula apresentou uma forma divertida de obter a atenção dos alunos aos ensinos que estavam sendo oferecidos naquele momento, de forma dinâmica e estratégica, diferente de tudo que já tinha sido apresentados pelos outros professores que eram tradicionais e rígidos.
Logo o professor percebe que na turma há um aluno com dificuldades especiais, pelas experiências que o professor havia na educação fez com que facilitasse o processo da identificação da dificuldade que a criança sentia, chegando a conclusão que tratava-se de dislexia e se propôs a ajudá-lo.
Podemos dizer que com a chegada do novo professor a vida de Ishaan tomou um novo rumo, pois ele soube trabalhar especificamente com o menino e este se passou a sentir mais motivado. Neste processo educativo o professor Ram através do meio das relações estabeleceu entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e nas relações com os outros, e também os laços de afetividade do professor para com Ishaan fez com que o menino conseguisse aprender e se desenvolver, onde se encaixa a teoria de Henri Wallon.
Por isso, os professores e educadores devem estar teórica e metodologicamente preparados para enfrentar esta realidade e saber lidar com os problemas na escola, afim de aumentar as possibilidades de intervenções e formas de se trabalhar essas outras deficiências.
É imprescindível a atenção do professor no processo de aprendizagem do educando, pois possibilita ao mesmo se sentir valorizado e motivado a aprender, além disso a participação dos pais na vida escolar é de suma importância, por favorecer o crescimento da, do educador e da família, com esta equipe em harmonia se estende as possibilidades de melhorias e respostas positivas no processo educacional.
Para concluir, o filme nos traz a oportunidade de refletir a respeito das maneiras de trabalhar as diferenças na educação, e serve como exemplo para todo e qualquer profissional que atue ou deseje seguir nesta  jornada.
  


REFERÊNCIAS:

Khan, Aamir -2007 Como Estrelas na Terra – Toda Criança é especial. Índia: Estúdio/ Distrib: Aamir Khan productions.





terça-feira, 27 de outubro de 2015

História ou origem da Lanterna



LANTERNA

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No ano de 1890, o criador da American Ever-Ready Company, Conrad Hubert, acendeu a cidade de Nova York com a ajuda das pilhas secas e do seu mais novo idealizo mais novo: a tocha elétrica manual. Hubert, um imigrante russo, conheceu com tudo, de tachas elétricas a vasos de flores elétricos antes de conseguir a patente para sua primeira lanterna Eveready em 1898.
As primeiras lanternas portáteis de Hubert foram feitas à mão com papel e tubos de fibra, com uma lâmpada e um refletor de latão. As pilhas eram fracas e as lâmpadas primitivas, então as lanternas da época produziam apenas um breve lampejo de luz (em inglês flash),o que deu o nome original em inglês −flashlight, lanterna.

Hubert eventualmente organizou a Ever-ReadyBatteryCompany ey, em 1906, vendeu a metade da companhia para a National Carbon Company em $200.000.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

baixar cd - Khorus - O Que a Fé Pode Fazer





Lista de Musicas:

01. Celebre ao Nosso Rei
02. Como um Fogo
03. Glória
04. Meu Coração
05. O Que a Fé Pode Fazer
06. Hosana
07. Grande em Toda Terra
08. Reine em Mim
09. Resgatado
10. Maravilhado
11. Tua Vontade
12. Todos Pulando
13. Sou Feliz
14. Venha em Mim


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Ficha de Intervenção - Educação Infantil

Ficha de Intervenção
Educação Infantil

Escola _______________________________________________________
Gestora ______________________________________________________
Coordenadora Pedagógica _______________________________________
Professor (a) __________________________________________________
Turma _______________________________________________________

Perfil da Turma
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Problemas Encontrados

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sugestões de Intervenções

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Assinaturas:

Gestora ___________________________________________________
Coordenadora Pedagógica ____________________________________
Professor (a) _______________________________________________

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quinta-feira, 22 de outubro de 2015

baixar cd Khorus A Voz Do Brasil



                            CD-  A Voz Do Brasil - Khorus
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 01 A Voz do Brasil.mp3
02 Vida Plena.mp3
 03 Alma e Coração.mp3
 04 O Plano.mp3
05 Mais um dia.mp3
06 Sol e Lua.mp3
07 Estrada triste.mp3
08 Pra voltar.mp3
09 Insensatez.mp3
10 Canção de amor.mp3
11 Jonas.mp3
12 Valores e Sonhos.mp3
13 You are.mp3
14 Goodbye.mp3


                   http://www.4shared.com/get/P4tDjbVr/Khorus_-_A_Voz_Do_Brasil_by_mi.html

Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...