Alfabetizar e letrar na educação
infantil. O que isso significa?
O processo de alfabetização é
desenvolvido mesmo antes da criança ser inserida na escola, de forma que se faz
necessário que quando ela chegue na escola o professor ofereça recursos para
ela desenvolver seu processo de aquisição da leitura e da escrita.
Durante o processo de
aprendizado na Educação Infantil é de suma importância que a escola ajude o
aluno a apoderar-se da escrita alfabética e aprender a usá-la.
Nesse ciclo a criança mesmo
sem dominar totalmente a leitura o professor precisa desenvolver estratégias
para que a criança possa interpretar, levantar hipóteses e formar opiniões, fazendo dela assim um
cidadão letrado.
A partir de 1983, Emília
Ferreiro e Ana Teberosky trouxeram uma nova forma do professor rever sua
prática pedagógica no processo da alfabetização. Sendo que o aluno hoje para
ser considerado alfabetizado não basta dominar o código alfabético ou codificar
e decodificar um texto, é preciso que ele saiba interpretar, produzir e
identificar o tipo de texto e suas funções.
O
trabalho com textos é possível desde o início da Educação Infantil através de
cartazes com letras de músicas, receitas, parlendas, poemas, pedindo que o
aluno identifique letras, palavras, trabalhando também o texto como um todo.
A alfabetização e o letramento
acontecem também de forma lúdica através de jogos que ajudam a desenvolver habilidades do pensamento, criatividade,
levantamento de hipóteses, ajudando assim o desenvolvimento cognitivo. Sendo
assim o professor deve possibilitar métodos que ajudem o aluno a pensar
enquanto aprende a reconhecer os ganhos
que ele terá quando ele desenvolver a aprendizagem da ecrita, tornando a mesma
um meio de torna-los cidadãos letrados.


