terça-feira, 5 de maio de 2015

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sábado, 4 de abril de 2015

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA ESCOLA

                COMO ACONTECE O PROCESSO DE PLAMEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA ESCOLA                       
RESUMO
Na perspectiva de entender como se processa na atualidade a organização escolar faz-se necessário investigar os conceitos sobre os processos de planejamento e de avaliação bem como estas estão relacionadas entre si. Além disso, compreender que processos de planejamentos tem que haver participação afetiva mutua em suas etapas, sendo que é necessário elementos teórico-metodológico indispensável á construção dos planos e projetos que subsidiarão a organização da gestão escolar. Suprindo assim com coerências as demandas e necessidades que são acompanhadas e avaliadas, analisando as dificuldades, em pró de soluções de  problemas existentes e futuros.

INTRODUÇÃO

Planejar consiste na explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, com previsão do que se deve fazer para atingi-los. Por tanto planejar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação de todos aqueles que compõem o corpo profissional da escola, articulando a atividade que envolva a problemática do contexto social.
Avaliando e comprovando o bom funcionamento da escola, ou seja, com base em dados e informações coletadas através de processos e instrumentos diversificados, a avaliação envolve além da análise qualitativa de dados e informações, a apreciação valorativa, juízo de valor , quantificação, a mensuração ,ou seja o uso de formas diferenciadas de medidas com critérios definidos previamente.
 Diante do que foi analisado constatou-se que essas funções não ocorrem planejamento/ avaliação não ocorrem de forma isolada, antes se constitui em processo que, de forma sistemática, articulada garante a organização e o desenvolvimento da gestão.
  
DESENVOLVIMENTO

Para que possamos definir o objeto do planejamento e da avaliação, é necessário ter clareza de quais são as atividades e processos que movimentam o dia-a-dia da escola. Em suma, para avaliar e planejar a organização e gestão da escola é preciso saber o que é que a escola, é preciso saber o que a escola faz ou precisa fazer para cumprir sua função social.
Podemos afirmar segundo o conceito de Libâneo (2004) que:
 o planejamento é uma prá­tica de elaboração conjunta dos planos e sua discussão pública, é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, de busca de alternativas para solução de problemas e de tomada de decisões. Dado o seu caráter processual e de atividade permanente de reflexão e ação, o planejamento deve ser flexível, ou seja, deve permitir ajustes nos objetivos e nas estratégias durante a sua execução. Ou seja, as ações definidas nos planos devem estar sujeitas a um processo de avaliação constante, para as retifica­ções necessárias nos percursos definidos.
Sendo assim mediante analise e observações apuradas da realidade apresentada pelos educando, buscando neste contexto, estabelecer estratégias no planejamento que atenda as necessidades e especificidades da clientela   sendo estes importantes instrumentos de avaliação.
As ações do planejamento contemplam todos os atores da comunidade escola, considerando que todos tem participação neste processo de ensino-aprendizagem.
Todavia a participação no processo de planejar participam todos ligados diretamente a ação pedagógica da gestão escolar, coordenação técnica e pedagógica, corpo
docente.
Essa participação é muito importante e um dos principal  fator relevante para o seu suces­so, pois agrega ao planejamento o compromisso e responsabili­dade na consecução de metas e objetivos definidos pelo grupo.
   
 Para que possamos definir o objeto do planejamento e da avaliação escolar, é necessário que realize observações, pesquisas diagnostico ancorada a este instrumento se dar a ação da planejar.
  Conforme Turra et al. (1996) antes de se avaliar é necessário conhecer a realidade dos alunos, a comunidade que estão inseridos, os problemas sociais locais, entre outras informações.
Diante do planejamento elaborado constrói-se as fases do processo com diagnósticos, avaliação, e replanejamento em um sistema interligado de ação x  reflexão x ação.
 Partindo de uma realidade mais concreta sobre que se tem em mãos ,ou o que tem há fazer, o planejamento deve ser realizado de acordo a realidade e necessidade do grupo escolar que será trabalhado ,ou seja, é direcionado de acordo com público alvo e o seu meio social.

Deve ainda estimular a comunidade a participa da es­cola como um bem público, contribuindo  nas atividades, colabo­rando no que for possível para que a instituição escolar possa cumprir bem o seu papel. Para isso, deve manter uma relação de conhecimento e diálogo com as famílias dos alunos, com  líder de comunidades, com outras escolas e instituições, de modo a criar um contexto de apropriação da escola como um equipamento de bem comum muita importância.
Nesse sentido, é fundamental cultivar, a transparência da gestão com a divulgação de ações, projetos, custos e necessidades.
 Dessa forma estará elencado os planos diário, que são desenvolvidos de forma especificas  a realidade de cada grupo , e este por sua vez são analisados e aprimorados por meio de encontros coletivos (Acs)permitindo socializar experiências e avaliar de forma mais precisa.
 A fim de superar dificuldades que são bem pertinentes como: falta de participação da família, maturidades dos alunos ,falta de assiduidade, entre outros fatores que impede o desenvolvimento escolar.

  
CONCLUSÃO


 Por fim, é imprescindível não esquecer que o planejamento e a avaliação devem ser realizados em fina sintonia com os preceitos da gestão democrática.
Para tanto, é primordial que se conheça a cultura organizacional da unidade escolar, constituída do conjunto de valo­res, princípios, crenças e símbolos sobre os quais todo o trabalho edu­cativo está assentado. Somente conhecendo as formas como a escola “pensa e reage” será possível consolidar o processo de planejamento.

sábado, 21 de março de 2015

Avaliação Diagnóstica de Matemática


Escola____________________________________________________________________
Data_________________________________________________________ Ano: 1º
Aluno (a)__________________________________________________________________
Avaliação Diagnóstica de Matemática

1 Leia o texto e sublinhe a palavra Bota.

A galinha do vizinho.
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três, bota quatro,
Bota cinco, bota seis, bota sete, bota oito, bota nove, bota dez.


·        Agora vamos numerar os ovos da galinha de  0 a 10
O O O O O
O O O O O
·                  Assinale a questão que representa a metade de ovos que a galinha botou.

a)    (   ) 2
b)    (   ) 5
c)    (   ) 10
·         Assinale a sequência correta correspondente à questão a cima.
a)    (    ) 34 – 28 – 31 – 35 – 07 – 15 – 02 – 10 – 23 – 11    
b)    (    ) 02 – 28 – 31 – 11 – 07 – 15 – 34 – 10 – 23 – 35    
c)    (   ) 02 -   07- 10-    11-  15-    23-   28-   31-  34 -  35

PLANEJAR  PARA  ENSINAR: Pedagogia, didática

                            PLANEJAR  PARA  ENSINAR


O planejamento ainda não tem ocupado o lugar que merece na prática de muitos professores e, infelizmente, não são raras as reações negativas diante da necessidade de planejar, talvez pelo fato de, em geral, está associada a uma exigência burocrática. Mas, na verdade, a razão de ser do planejamento é orientar o ensino (e, consequentemente, favorecer a aprendizagem), portanto, a sua principal finalidade é didática.
O ato de planejar é fundamental por que permite ter maior clareza de quais são as metas do trabalho pedagógico, seja, o que se pretende que os alunos saibam ao final de um período, que pode ser uma semana, um dia, um mês, um ano. Pensar com antecedência as ações que se julgam necessárias para o alcance dos resultados desejados e sequenciá-las considerando os diferentes níveis de desafios colocados aos alunos. Avaliar o trabalho realizado, não apenas em relação aos resultados, mas também em relação ás ações desenvolvidas ao longo do processo, o que pode contribuir para redirecioná-las (se o propósito for ajustar as propostas considerando as necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos ); verificando a coerência entre o que se pretende alcançar com os alunos e o que realmente acontece na sala de aula – isto é, entre o que se deseja obter em termos de resultados e o que efetivamente se faz para tanto.
Deste ponto de vista, a situação de planejamento do trabalho pedagógico é uma situação de formação dos professores, das mais importantes, por que exige a ampliação do conhecimento sobre razão das propostas, a busca das condições mais adequadas para alcançar os objetivos, a antecipação das ações a serem desenvolvidas e a avaliação do trabalho realizado.  Um processo de planejamento que se pretende efetivar com sucesso precisa se contemplar, em quatro dimensões, a recorrência dos conteúdos, a diversidade e a provisoriedade das propostas e o coletivo como instância privilegiada de discussão e construção do próprio planejamento, cada uma dessas dimensões trabalham de forma específica:
A recorrência dos conteúdos tem a ver com a conquista dos objetivos propostos, pois sabemos que os objetivos não são alcançados, todos em um só tempo e de forma igual para todos os alunos. Portanto, é preciso que os conteúdos – necessários para o desenvolvimento das capacidades tomadas como objetivos estejam distribuídos no tempo de modo a, sempre que necessário, serem retomados a abordados em outros níveis de complexidade, em diferentes momentos durante o mesmo ano e/ou em diferentes anos de escolaridade.
A diversidade relaciona – se com a heterogeneidade dos alunos em uma mesma turma e entre as turmas. Muitas vezes, em uma mesma faixa etária verificam – se conhecimentos, experiências e atitudes bem diferentes em relação a um determinado conteúdo, o que exige do professor encaminhamentos diferenciados.
A provisoriedade refere – se á necessidade de reajustar o planejamento, de reformar á medida que, ao ser posto em prática, o professor consiga observar outros aspectos não considerados anteriormente. E o coletivo, como instância de discussão e construção do planejamento, expressa a convicção de que os resultados alcançados coletivamente, em um grupo de fato colaborativo, são muitos superiores aos que cada profissional, obtém sozinho. Portanto, nesse sentido, o trabalho coletivo é fundamental por que é uma contribuição não só para os professores, que tem a chance de potencializar os conhecimentos uns dos outros, mas também para os alunos, que, mesmo de modo indireto, são beneficiados duplamente.
O desafio é avaliar para planejar e planejar para intervir: portanto, embora nem sempre se compreendam as coisas dessa maneira. Esse processo pressupõe níveis diferenciados de planejamento, que aqui estão expostos numa pesquisa de campo realizado na Escola Evandro , localizado no bairro da Rua z, tendo como gestora a Sr. Maria , onde segundo a mesma o processo de planejamento e avaliação acontece no inicio do ano letivo sendo dividido por quatro unidades, quando professor, diretor e coordenador se reúnem para pensar e repensar os conteúdos e projetos que serão trabalhados durante o ano. Esse planejamento deverá contemplar as necessidades dos educandos, bem como as suas características, individualidades e ritmo de aprendizagem, assegurando o direito de estudar de cada um deles, onde os projetos serão atrelados aos conteúdos programáticos. De posse do planejamento por unidade ou anula, o professor planeja diariamente ou semanalmente, com atenção visando onde e como trabalhar da melhor maneira. Podemos também contar com matérias didáticos, e alguns eletrônicos e o próprio espaço da escola, que corresponde as demandas e necessidades de todo o corpo docente e discente. As avaliações são feitas pelo gestor de forma geral consequentemente pelo coordenador e pelo professor a nível de sala de aula. Atrelado a isso temos algumas dificuldades encontradas que em foco principal está á ausência da família que é uma peça fundamental para o desenvolvimento social de uma criança ao longo de toda a sua vida.


Com base no que foi exposto, planejar é uma ferramenta primordial no processo de ensino aprendizagem, que propõe a possibilidade de buscar novos horizontes, sendo que seu desenvolvimento se dá ao longo do tempo, sem prazo de validade e deve ser considerado um processo contínuo e interrupto, principalmente nas escolas, para que os resultados sejam alcançados e o sistema de ensino evolua, melhore e continue sólido na perspectiva da formação de um cidadão pleno de direitos, deveres e atuante em sociedade.

Planejamento pedagógico : Escola

Planejar a Escola para Colher Esperança


I Unidade: Aprender a Conhecer
Ø  Semear o prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir para o domínio do conhecimento.
II Unidade : Aprender a fazer
Ø  Relendo a sociedade moderna para transformar: Construindo e aprimorando conceitos.
III Unidade: Aprender a conviver
Respeitando as múltiplas inteligências e as diversidades para o exercício da cidadania.
IV Unidade: Aprender a ser
 Eu, um ser social

Jornada Pedagógica Planejamento :     /03/2015


Objetivo: Refletir sobre a importância do planejamento e avaliação.
Planejar a Aula Inaugural e as atividades diagnósticas.

                                        Pauta:
Turno Matutino :
Ø  Acolhida ;
Ø  Boas Vindas;
Ø  Circulo de gratidão;
Ø  Dinâmica;
Ø  Compartilhando ideias;
Ø  Confecção do cofrinho;
Ø   Informes;
Ø  Formação dos grupos;
Ø  Comunicação das ideias
Ø  Despedida

Turno Vespertino:
Ø  Dinâmica;
Ø  Dialogo sobre avaliações;
Ø  Planejamento das atividades diagnósticos;
Ø  Socialização
Ø  Avaliação do encontro;

Ø  Despedida.

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Os anúncios aparecem e tens 18h para os visualizares, se não o fizeres eles serão atribuídos (reciclados) para outras pessoas.
Os montantes dos anúncios variam, como já mencionei, o facto é que ao receberes anúncios sendo visualizados ou não consomem BAP (menos 2BAP por anúncio), portanto convém ter sempre esses "pontos".
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Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...