RESUMO
Na perspectiva de entender como se processa
na atualidade a organização escolar faz-se necessário investigar os conceitos
sobre os processos de planejamento e de avaliação bem como estas estão
relacionadas entre si. Além disso, compreender que processos de planejamentos
tem que haver participação afetiva mutua em suas etapas, sendo que é necessário
elementos teórico-metodológico indispensável á construção dos planos e projetos
que subsidiarão a organização da gestão escolar. Suprindo assim com coerências
as demandas e necessidades que são acompanhadas e avaliadas, analisando as
dificuldades, em pró de soluções de
problemas existentes e futuros.
INTRODUÇÃO
Planejar consiste na explicitação de
objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, com previsão
do que se deve fazer para atingi-los. Por
tanto
planejar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação de
todos aqueles que compõem o corpo profissional da escola, articulando a
atividade que envolva a problemática do contexto social.
Avaliando e comprovando o bom funcionamento
da escola, ou seja, com base em dados e informações coletadas através de
processos e instrumentos diversificados, a avaliação envolve além da análise
qualitativa de dados e informações, a apreciação valorativa, juízo de valor ,
quantificação, a mensuração ,ou seja o uso de formas diferenciadas de medidas
com critérios definidos previamente.
Diante
do que foi analisado constatou-se que essas funções não ocorrem planejamento/
avaliação não ocorrem de forma isolada, antes se constitui em processo que, de
forma sistemática, articulada garante a organização e o desenvolvimento da
gestão.
DESENVOLVIMENTO
Para que possamos definir o objeto do
planejamento e da avaliação, é necessário ter clareza de quais são as
atividades e processos que movimentam o dia-a-dia da escola. Em suma, para
avaliar e planejar a organização e gestão da escola é preciso saber o que é que
a escola, é preciso saber o que a escola faz ou precisa fazer para cumprir sua
função social.
Podemos afirmar segundo o
conceito de Libâneo (2004) que:
o planejamento é uma prática de elaboração
conjunta dos planos e sua discussão pública, é um processo contínuo de
conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, de
busca de alternativas para solução de problemas e de tomada de decisões. Dado o
seu caráter processual e de atividade permanente de reflexão e ação, o
planejamento deve ser flexível, ou seja, deve permitir ajustes nos objetivos e
nas estratégias durante a sua execução. Ou seja, as ações definidas nos planos
devem estar sujeitas a um processo de avaliação constante, para as retificações
necessárias nos percursos definidos.
Sendo assim mediante analise e observações
apuradas da realidade apresentada pelos educando, buscando neste contexto, estabelecer
estratégias no planejamento que atenda as necessidades e especificidades da
clientela sendo estes importantes
instrumentos de avaliação.
As ações do planejamento contemplam todos os
atores da comunidade escola, considerando que todos tem participação neste
processo de ensino-aprendizagem.
Todavia a participação no processo de
planejar participam todos ligados diretamente a ação pedagógica da gestão
escolar, coordenação técnica e pedagógica, corpo
docente.
Essa
participação é muito importante e um dos principal fator relevante para o seu sucesso, pois
agrega ao planejamento o compromisso e responsabilidade na consecução de metas
e objetivos definidos pelo grupo.
Para
que possamos definir o objeto do planejamento e da avaliação escolar, é
necessário que realize observações, pesquisas diagnostico ancorada a este
instrumento se dar a ação da planejar.
Conforme Turra et al. (1996) antes de
se avaliar é necessário conhecer a realidade dos alunos, a comunidade que estão
inseridos, os problemas sociais locais, entre outras informações.
Diante do planejamento elaborado constrói-se
as fases do processo com diagnósticos, avaliação, e replanejamento em um
sistema interligado de ação x reflexão x
ação.
Partindo de uma realidade mais concreta sobre
que se tem em mãos ,ou o que tem há fazer, o planejamento deve ser realizado de
acordo a realidade e necessidade do grupo escolar que será trabalhado ,ou seja,
é direcionado de acordo com público alvo e o seu meio social.
Deve ainda estimular a
comunidade a participa da escola como um bem público, contribuindo nas atividades, colaborando no que for
possível para que a instituição escolar possa cumprir bem o seu papel. Para
isso, deve manter uma relação de conhecimento e diálogo com as famílias dos
alunos, com líder de comunidades, com
outras escolas e instituições, de modo a criar um contexto de apropriação da
escola como um equipamento de bem comum muita importância.
Nesse sentido, é fundamental
cultivar, a transparência da gestão com a divulgação de ações, projetos, custos
e necessidades.
Dessa
forma estará elencado os planos diário, que são desenvolvidos de forma
especificas a realidade de cada grupo ,
e este por sua vez são analisados e aprimorados por meio de encontros coletivos
(Acs)permitindo socializar experiências e avaliar de forma mais precisa.
A fim
de superar dificuldades que são bem pertinentes como: falta de participação da
família, maturidades dos alunos ,falta de assiduidade, entre outros fatores que
impede o desenvolvimento escolar.
CONCLUSÃO
Por fim, é imprescindível não esquecer que o
planejamento e a avaliação devem ser realizados em fina sintonia com os
preceitos da gestão democrática.
Para tanto, é primordial que
se conheça a cultura organizacional da unidade escolar, constituída do conjunto
de valores, princípios, crenças e símbolos sobre os quais todo o trabalho educativo
está assentado. Somente conhecendo as formas como a escola “pensa e reage” será
possível consolidar o processo de planejamento.


