sábado, 21 de março de 2015

Avaliação Diagnóstica de Matemática


Escola____________________________________________________________________
Data_________________________________________________________ Ano: 1º
Aluno (a)__________________________________________________________________
Avaliação Diagnóstica de Matemática

1 Leia o texto e sublinhe a palavra Bota.

A galinha do vizinho.
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três, bota quatro,
Bota cinco, bota seis, bota sete, bota oito, bota nove, bota dez.


·        Agora vamos numerar os ovos da galinha de  0 a 10
O O O O O
O O O O O
·                  Assinale a questão que representa a metade de ovos que a galinha botou.

a)    (   ) 2
b)    (   ) 5
c)    (   ) 10
·         Assinale a sequência correta correspondente à questão a cima.
a)    (    ) 34 – 28 – 31 – 35 – 07 – 15 – 02 – 10 – 23 – 11    
b)    (    ) 02 – 28 – 31 – 11 – 07 – 15 – 34 – 10 – 23 – 35    
c)    (   ) 02 -   07- 10-    11-  15-    23-   28-   31-  34 -  35

PLANEJAR  PARA  ENSINAR: Pedagogia, didática

                            PLANEJAR  PARA  ENSINAR


O planejamento ainda não tem ocupado o lugar que merece na prática de muitos professores e, infelizmente, não são raras as reações negativas diante da necessidade de planejar, talvez pelo fato de, em geral, está associada a uma exigência burocrática. Mas, na verdade, a razão de ser do planejamento é orientar o ensino (e, consequentemente, favorecer a aprendizagem), portanto, a sua principal finalidade é didática.
O ato de planejar é fundamental por que permite ter maior clareza de quais são as metas do trabalho pedagógico, seja, o que se pretende que os alunos saibam ao final de um período, que pode ser uma semana, um dia, um mês, um ano. Pensar com antecedência as ações que se julgam necessárias para o alcance dos resultados desejados e sequenciá-las considerando os diferentes níveis de desafios colocados aos alunos. Avaliar o trabalho realizado, não apenas em relação aos resultados, mas também em relação ás ações desenvolvidas ao longo do processo, o que pode contribuir para redirecioná-las (se o propósito for ajustar as propostas considerando as necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos ); verificando a coerência entre o que se pretende alcançar com os alunos e o que realmente acontece na sala de aula – isto é, entre o que se deseja obter em termos de resultados e o que efetivamente se faz para tanto.
Deste ponto de vista, a situação de planejamento do trabalho pedagógico é uma situação de formação dos professores, das mais importantes, por que exige a ampliação do conhecimento sobre razão das propostas, a busca das condições mais adequadas para alcançar os objetivos, a antecipação das ações a serem desenvolvidas e a avaliação do trabalho realizado.  Um processo de planejamento que se pretende efetivar com sucesso precisa se contemplar, em quatro dimensões, a recorrência dos conteúdos, a diversidade e a provisoriedade das propostas e o coletivo como instância privilegiada de discussão e construção do próprio planejamento, cada uma dessas dimensões trabalham de forma específica:
A recorrência dos conteúdos tem a ver com a conquista dos objetivos propostos, pois sabemos que os objetivos não são alcançados, todos em um só tempo e de forma igual para todos os alunos. Portanto, é preciso que os conteúdos – necessários para o desenvolvimento das capacidades tomadas como objetivos estejam distribuídos no tempo de modo a, sempre que necessário, serem retomados a abordados em outros níveis de complexidade, em diferentes momentos durante o mesmo ano e/ou em diferentes anos de escolaridade.
A diversidade relaciona – se com a heterogeneidade dos alunos em uma mesma turma e entre as turmas. Muitas vezes, em uma mesma faixa etária verificam – se conhecimentos, experiências e atitudes bem diferentes em relação a um determinado conteúdo, o que exige do professor encaminhamentos diferenciados.
A provisoriedade refere – se á necessidade de reajustar o planejamento, de reformar á medida que, ao ser posto em prática, o professor consiga observar outros aspectos não considerados anteriormente. E o coletivo, como instância de discussão e construção do planejamento, expressa a convicção de que os resultados alcançados coletivamente, em um grupo de fato colaborativo, são muitos superiores aos que cada profissional, obtém sozinho. Portanto, nesse sentido, o trabalho coletivo é fundamental por que é uma contribuição não só para os professores, que tem a chance de potencializar os conhecimentos uns dos outros, mas também para os alunos, que, mesmo de modo indireto, são beneficiados duplamente.
O desafio é avaliar para planejar e planejar para intervir: portanto, embora nem sempre se compreendam as coisas dessa maneira. Esse processo pressupõe níveis diferenciados de planejamento, que aqui estão expostos numa pesquisa de campo realizado na Escola Evandro , localizado no bairro da Rua z, tendo como gestora a Sr. Maria , onde segundo a mesma o processo de planejamento e avaliação acontece no inicio do ano letivo sendo dividido por quatro unidades, quando professor, diretor e coordenador se reúnem para pensar e repensar os conteúdos e projetos que serão trabalhados durante o ano. Esse planejamento deverá contemplar as necessidades dos educandos, bem como as suas características, individualidades e ritmo de aprendizagem, assegurando o direito de estudar de cada um deles, onde os projetos serão atrelados aos conteúdos programáticos. De posse do planejamento por unidade ou anula, o professor planeja diariamente ou semanalmente, com atenção visando onde e como trabalhar da melhor maneira. Podemos também contar com matérias didáticos, e alguns eletrônicos e o próprio espaço da escola, que corresponde as demandas e necessidades de todo o corpo docente e discente. As avaliações são feitas pelo gestor de forma geral consequentemente pelo coordenador e pelo professor a nível de sala de aula. Atrelado a isso temos algumas dificuldades encontradas que em foco principal está á ausência da família que é uma peça fundamental para o desenvolvimento social de uma criança ao longo de toda a sua vida.


Com base no que foi exposto, planejar é uma ferramenta primordial no processo de ensino aprendizagem, que propõe a possibilidade de buscar novos horizontes, sendo que seu desenvolvimento se dá ao longo do tempo, sem prazo de validade e deve ser considerado um processo contínuo e interrupto, principalmente nas escolas, para que os resultados sejam alcançados e o sistema de ensino evolua, melhore e continue sólido na perspectiva da formação de um cidadão pleno de direitos, deveres e atuante em sociedade.

Planejamento pedagógico : Escola

Planejar a Escola para Colher Esperança


I Unidade: Aprender a Conhecer
Ø  Semear o prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir para o domínio do conhecimento.
II Unidade : Aprender a fazer
Ø  Relendo a sociedade moderna para transformar: Construindo e aprimorando conceitos.
III Unidade: Aprender a conviver
Respeitando as múltiplas inteligências e as diversidades para o exercício da cidadania.
IV Unidade: Aprender a ser
 Eu, um ser social

Jornada Pedagógica Planejamento :     /03/2015


Objetivo: Refletir sobre a importância do planejamento e avaliação.
Planejar a Aula Inaugural e as atividades diagnósticas.

                                        Pauta:
Turno Matutino :
Ø  Acolhida ;
Ø  Boas Vindas;
Ø  Circulo de gratidão;
Ø  Dinâmica;
Ø  Compartilhando ideias;
Ø  Confecção do cofrinho;
Ø   Informes;
Ø  Formação dos grupos;
Ø  Comunicação das ideias
Ø  Despedida

Turno Vespertino:
Ø  Dinâmica;
Ø  Dialogo sobre avaliações;
Ø  Planejamento das atividades diagnósticos;
Ø  Socialização
Ø  Avaliação do encontro;

Ø  Despedida.

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sábado, 28 de fevereiro de 2015

GESTÃO DEMOCRÁTICA


GESTÃO DEMOCRÁTICA




A concepção democrática- participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentue a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva da gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente. Entretanto, uma vez tomadas as decisões coletivamente, advoga que cada membro da equipe assume a sua parte no trabalho, admitindo-se a coordenação e avaliação sistemática da operacionalização das decisões tomadas dentro de uma tal diferenciação de funções e saberes.
Atualmente o modelo de gestão democrática tem sido influenciado por uma corrente  teórica que compreende a organização escolar como cultura. Esta corrente afirma que a escola não é uma estrutura totalmente objetiva, mensurável, independente das pessoas e das experiências subjetivas das pessoas e suas interações sociais.

Ter uma visão global da instituição focando na aprendizagem dos alunos é um dos principais atributos de quem assume a direção de uma escola, tendo ou não experiência em gestão escolar. Ao gestor é creditada grande parte dos sucessos e/ou fracasso de uma instituição, o termo gestor só passou a ser usado em meados dos anos 1980, visando levar aos sistemas públicos educacionais a perceberem a importância desse profissional no sistemas de ensino e também a formar colegiados para participar da gestão participativa. Quanto a gestão democrática, ela exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica, em relação ao projeto político-pedagógico  que é a própria organização do trabalho pedagógico da escola.

GESTÃO EDUCACIONAL: Abrangência da avaliação do dia a dia nas práticas bem-sucedidas



GESTÃO  EDUCACIONAL








Ao olhar criticamente para a escola, você pode corrigir o que não funciona e aprimorar o que vai bem.
Reparar, na verdade, e ampliar o olhar para aspectos que merecem consideração e não devem passar despercebidos. Com esse propósito, os gestores devem reparar o trabalho feito na escala, e como ele é desenvolvido pelos professores,  alunos e funcionários e como se articula com  a comunidade. Isso representa uma tentativa de avaliar constantemente a instituição.
Isso leva a pensar que a resistência à avaliação vem da ideia restrita do termo e do ato, que  empobrece o sentido do olhar critico. No avaliar encontra-se os elementos que precisam ser corrigidos, modificados ou superados. Mas  é também avaliando que são descobertas as inovações e as práticas bem-sucedidas. Ao olhar criticamente, ao bolar reparo no que acontece na escola, temos a possibilidade de ver o que é bom e o que é ruim, o que anda bem e o que está inadequado. Assim, podemos nos esforçar para mudar o que não é satisfatório e aprimorar o que esta indo bem.

Fazer com que os colegas da equipe gestores e os professores percebem a importância e abrangência da avaliação no dia a dia é fundamental para que o projeto construindo coletivamente se desenvolva na direção pretendida. Se todos repararem no trabalho de todo mundo, há a esperança de que o conjunto ganhe em consistência e qualidade. Afinal, o bom andamento da educação pública é responsabilidade de todos. 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Compartimentalização do currículo - escola e educador





 COMPARTIMENTALIZAÇÃO DO CURRÍCULO- ESCOLA E EDUCADOR.
http://adf.ly/wOG4S
A escola  é a parceira da família na educação



O ensino contemporâneo sofreu com a excessiva compartimentalização do saber. A organização curricular das disciplinas colocou como realidade as dificuldades, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmovisão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.
Algumas das tentativas de superação desta fragmentação foi a proposta de se pensar uma educação interdisciplinar, isto é, uma forma de se organizar os currículos escolares de modo a possibilitar uma integração entre as disciplinas, permitindo a construção daquela compreensão mais abrangente do saber historicamente produzido pela humanidade.
 As propostas interdisciplinares, porém, têm apresentado limites muito estreitos, pois esbarram em problemas básicos como, por exemplo, a formação estanque dos próprios professores, que precisam vencer barreiras conceituais para compreender a relação de sua própria especialidade com as demais áreas do saber.
compartimentalização entre cognição e emoção é fato presente nas escolas. Ela, às vezes, aparece na atitude de estranhamento do professor perante a realidade de vida do aluno e mostra-se, também, quando os pais são chamados à escola apenas para ouvir queixas dos filhos, alimentando uma cultura de distanciamento entre família e escola. Além destes fatores que dizem respeito mais as relações interpessoais entre professores e alunos e professores e pais, a compartimentalização da razão e do afeto confirma-se na dificuldade em implantar projetos interdisciplinares nas escolas. Tem sido um desafio unir disciplinas que oportunizam maior flexibilidade para um extravasamento das emoções com disciplinas da área das exatas, que carregam a representação social do distanciamento entre a pessoa que ensina e a pessoa que aprende.
Sendo assim, observou-se, em linhas gerais, que a articulação entre a teoria e a prática do currículo escolar tem sido favorável em determinados aspectos da prática docente. Os professores têm se esforçado para relacionar os conteúdos escolares a aspectos da vida dos alunos objetivando o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Como é notório na análise realizada, alguns professores têm buscado a desfragmentação do ensino, mostrando que é possível unir cem por cento do conteúdo ministrado à experiência de vida dos alunos das séries iniciais.
Nesta perspectiva de raciocínio, acredita-se que o currículo escolar das crianças das séries iniciais da escola pesquisada fundamenta-se nas novas teorias do currículo e, portanto, está inserido dentro de uma ótica mais moderna da concepção de ensino-aprendizagem. Logo, pode-se assim considerar, o desempenho escolar de tais alunos deve ser bem mais elaborado, visto que suas realidades são conhecidas e levadas em consideração no cotidiano da sala de aula. É como diz FREIRE:
"Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela  saberes socialmente construídos na prática comunitária mas também [...] discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos." (FREIRE, 2002:33)





















Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...