sábado, 21 de março de 2015

Planejamento pedagógico : Escola

Planejar a Escola para Colher Esperança


I Unidade: Aprender a Conhecer
Ø  Semear o prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir para o domínio do conhecimento.
II Unidade : Aprender a fazer
Ø  Relendo a sociedade moderna para transformar: Construindo e aprimorando conceitos.
III Unidade: Aprender a conviver
Respeitando as múltiplas inteligências e as diversidades para o exercício da cidadania.
IV Unidade: Aprender a ser
 Eu, um ser social

Jornada Pedagógica Planejamento :     /03/2015


Objetivo: Refletir sobre a importância do planejamento e avaliação.
Planejar a Aula Inaugural e as atividades diagnósticas.

                                        Pauta:
Turno Matutino :
Ø  Acolhida ;
Ø  Boas Vindas;
Ø  Circulo de gratidão;
Ø  Dinâmica;
Ø  Compartilhando ideias;
Ø  Confecção do cofrinho;
Ø   Informes;
Ø  Formação dos grupos;
Ø  Comunicação das ideias
Ø  Despedida

Turno Vespertino:
Ø  Dinâmica;
Ø  Dialogo sobre avaliações;
Ø  Planejamento das atividades diagnósticos;
Ø  Socialização
Ø  Avaliação do encontro;

Ø  Despedida.

Melhor PTC : GANHAR COM O PAIDVERTs , Dicas e BAPs

               
              Você ganha vendo anuncios de outras pessoas

Olá a todos!


Hoje venho falar de um novo  PTC , embora o seu enquadramento seja um pouco diferente dos mais usuais, mas estou aqui para explicar :)
PaidVerts
Se já estás curioso, visite o site, inscreva-se na minha equipe e darei dicas de como ganhar mais:

Nos primeiros dias apenas apareciam anúncios de 25BAP, e nada de dinheiro, neste caso a moeda usada é Dólares.

O fato é que nos primeiros dias apenas estás a coleccionar BAP( pontos ) , que é o que faz mover a tua conta, quanto mais alto for o valor dos BAP na tua conta (cada anúncio vale 25), maior probabilidade de receberes anúncios de valores mais elevados em dinheiro.
Os anúncios aparecem e tens 18h para os visualizares, se não o fizeres eles serão atribuídos (reciclados) para outras pessoas.
Os montantes dos anúncios variam, como já mencionei, o facto é que ao receberes anúncios sendo visualizados ou não consomem BAP (menos 2BAP por anúncio), portanto convém ter sempre esses "pontos".
Quando se atinge 2500 BAP, pode-se fazer um upgrade para poder receber anúncios reciclados (que não foram clicados por outras pessoas), eu ainda não atingi esse valor de BAP, mas é um upgrade com valor bastante baixo 0.05$, e pretendo fazer assim que puder.
Quando estiveres num nível mais elevado de pontos, e dinâmica do site poderás mesmo bloquear os anúncios de baixo valor.
Poderás usar 1$ para comprares publicidade no site e serão ainda adicionados 3100 BAP à tua conta, e que por sua vez te trará anúncios de valores mais elevados.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

GESTÃO DEMOCRÁTICA


GESTÃO DEMOCRÁTICA




A concepção democrática- participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentue a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva da gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente. Entretanto, uma vez tomadas as decisões coletivamente, advoga que cada membro da equipe assume a sua parte no trabalho, admitindo-se a coordenação e avaliação sistemática da operacionalização das decisões tomadas dentro de uma tal diferenciação de funções e saberes.
Atualmente o modelo de gestão democrática tem sido influenciado por uma corrente  teórica que compreende a organização escolar como cultura. Esta corrente afirma que a escola não é uma estrutura totalmente objetiva, mensurável, independente das pessoas e das experiências subjetivas das pessoas e suas interações sociais.

Ter uma visão global da instituição focando na aprendizagem dos alunos é um dos principais atributos de quem assume a direção de uma escola, tendo ou não experiência em gestão escolar. Ao gestor é creditada grande parte dos sucessos e/ou fracasso de uma instituição, o termo gestor só passou a ser usado em meados dos anos 1980, visando levar aos sistemas públicos educacionais a perceberem a importância desse profissional no sistemas de ensino e também a formar colegiados para participar da gestão participativa. Quanto a gestão democrática, ela exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica, em relação ao projeto político-pedagógico  que é a própria organização do trabalho pedagógico da escola.

GESTÃO EDUCACIONAL: Abrangência da avaliação do dia a dia nas práticas bem-sucedidas



GESTÃO  EDUCACIONAL








Ao olhar criticamente para a escola, você pode corrigir o que não funciona e aprimorar o que vai bem.
Reparar, na verdade, e ampliar o olhar para aspectos que merecem consideração e não devem passar despercebidos. Com esse propósito, os gestores devem reparar o trabalho feito na escala, e como ele é desenvolvido pelos professores,  alunos e funcionários e como se articula com  a comunidade. Isso representa uma tentativa de avaliar constantemente a instituição.
Isso leva a pensar que a resistência à avaliação vem da ideia restrita do termo e do ato, que  empobrece o sentido do olhar critico. No avaliar encontra-se os elementos que precisam ser corrigidos, modificados ou superados. Mas  é também avaliando que são descobertas as inovações e as práticas bem-sucedidas. Ao olhar criticamente, ao bolar reparo no que acontece na escola, temos a possibilidade de ver o que é bom e o que é ruim, o que anda bem e o que está inadequado. Assim, podemos nos esforçar para mudar o que não é satisfatório e aprimorar o que esta indo bem.

Fazer com que os colegas da equipe gestores e os professores percebem a importância e abrangência da avaliação no dia a dia é fundamental para que o projeto construindo coletivamente se desenvolva na direção pretendida. Se todos repararem no trabalho de todo mundo, há a esperança de que o conjunto ganhe em consistência e qualidade. Afinal, o bom andamento da educação pública é responsabilidade de todos. 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Compartimentalização do currículo - escola e educador





 COMPARTIMENTALIZAÇÃO DO CURRÍCULO- ESCOLA E EDUCADOR.
http://adf.ly/wOG4S
A escola  é a parceira da família na educação



O ensino contemporâneo sofreu com a excessiva compartimentalização do saber. A organização curricular das disciplinas colocou como realidade as dificuldades, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmovisão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.
Algumas das tentativas de superação desta fragmentação foi a proposta de se pensar uma educação interdisciplinar, isto é, uma forma de se organizar os currículos escolares de modo a possibilitar uma integração entre as disciplinas, permitindo a construção daquela compreensão mais abrangente do saber historicamente produzido pela humanidade.
 As propostas interdisciplinares, porém, têm apresentado limites muito estreitos, pois esbarram em problemas básicos como, por exemplo, a formação estanque dos próprios professores, que precisam vencer barreiras conceituais para compreender a relação de sua própria especialidade com as demais áreas do saber.
compartimentalização entre cognição e emoção é fato presente nas escolas. Ela, às vezes, aparece na atitude de estranhamento do professor perante a realidade de vida do aluno e mostra-se, também, quando os pais são chamados à escola apenas para ouvir queixas dos filhos, alimentando uma cultura de distanciamento entre família e escola. Além destes fatores que dizem respeito mais as relações interpessoais entre professores e alunos e professores e pais, a compartimentalização da razão e do afeto confirma-se na dificuldade em implantar projetos interdisciplinares nas escolas. Tem sido um desafio unir disciplinas que oportunizam maior flexibilidade para um extravasamento das emoções com disciplinas da área das exatas, que carregam a representação social do distanciamento entre a pessoa que ensina e a pessoa que aprende.
Sendo assim, observou-se, em linhas gerais, que a articulação entre a teoria e a prática do currículo escolar tem sido favorável em determinados aspectos da prática docente. Os professores têm se esforçado para relacionar os conteúdos escolares a aspectos da vida dos alunos objetivando o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Como é notório na análise realizada, alguns professores têm buscado a desfragmentação do ensino, mostrando que é possível unir cem por cento do conteúdo ministrado à experiência de vida dos alunos das séries iniciais.
Nesta perspectiva de raciocínio, acredita-se que o currículo escolar das crianças das séries iniciais da escola pesquisada fundamenta-se nas novas teorias do currículo e, portanto, está inserido dentro de uma ótica mais moderna da concepção de ensino-aprendizagem. Logo, pode-se assim considerar, o desempenho escolar de tais alunos deve ser bem mais elaborado, visto que suas realidades são conhecidas e levadas em consideração no cotidiano da sala de aula. É como diz FREIRE:
"Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela  saberes socialmente construídos na prática comunitária mas também [...] discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos." (FREIRE, 2002:33)





















sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Poema: Os seus lindos olhos



                                Lindos olhos           
lindos olhos



Você veio lentamente,
Para me conquistar,
E foi bem assim, vou te amar.
Na felicidade que existir,
Estarei a te procurar.

Os lindos lagos,
que aqui encontrei
foi igual aos seus olhos
que por fim me apaixonei.

No horizonte tão distante, 
vi as flores cair,
Mas naquele pequeno monte,
O sol parecia sorrir.
                                                 Autora: Sara Nasci, 2008

Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...