sábado, 26 de setembro de 2015

documentario: território de brincar



.   O documentário território de brincar  mostra a preocupação de alguns educadores e o resgate das brincadeiras da nossa infância que estão se perdendo, devido a sociedade de modo geral que está determinando o tempo e o espaço de brincar das crianças, oferecendo brinquedos tecnológicos, além de ser cômodo para os pais que as crianças fiquem em casa, em questão também da segurança e muitas vezes por não ter tempo de ficar e nem brincar com seus filhos, lhe presenteando com celular, onde existem vários jogos, prendendo sua atenção.
     Mostra também que foi desenvolvido um projeto onde os professores viajaram por várias cidades para descobrirem as brincadeiras e brinquedos que cada criança gosta de brincar e criar, utilizando vários materiais recicláveis deixando de lado os industrializados, as crianças tem que ter espaço e tempo para brincar.
    Por isso percebe-se que o brincar é de fundamental importância para as demandas e necessidades de cada um.
    Dessa maneira os professores devem refletir sobre o brincar que é coisa séria, além disso desenvolve nas crianças imaginação, criatividade aprende um com o outro, é um momento importante para cada um, onde vai descobrindo e aprendendo várias coisas de forma lúdica para enriquecer o aprendizado de cada educando.



quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PLANO DE AULA: ARTES

ARTES

PLANO DA UNIDADE

Tema da IV Unidade  

Objetivo Geral 

     Possibilitar ao aluno uma experiência sensível com o mundo e com a vida através do conhecimento das diversas manifestações artísticas e culturais pelas diversas formas de expressão de linguagens artísticas estimulando o pensamento crítico e reflexivo;
     Proporcionar uma ação educativa integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação dos jovens;
    Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos  específicos para desenvolver aptidão artística do educando. Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais. Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte. Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.

Justificativa
. Conhecer e fazer com que o aluno aproprie-se de saberes culturais e renascentistas inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e desempenho social do cidadão. É importante um resultado que possa ser lido; visto; sentido; entendido; criticado; levando a um novo entendimento da realidade e a novas assimilações. Este planejamento prevê abordar o fazer artístico regional, a busca pelo conhecimento das histórias  mesmo que de maneira superficial, visto o leque enorme de opções e linguagens.
Metodologia
   Basear a arte como fato histórico, analisando os elementos da linguagem visual das obras barrocas. Contemplando atividades, expressando-se nas linguagens artísticas em atitude de busca pessoal e/ou coletivas, estimulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade, a criatividade e a reflexão ao realizar, apreciar e fruir produções de textos teatrais, tais como linguagens visuais ou corporais.
Competências e Habilidades
·  Reconhecer as diversidades culturais e históricas ampliando capacidade de análise;
·  Compreender as relações entre a arte e as múltiplas culturas;
·  Conhecer e analisar os principais artistas do período barroco;
·  Valorizar as produções artísticas a partir de suas ideias, sentimentos e percepções.

Recursos:

·      Cartolina, tinta guache,  cola, lápis de cor, pincéis, gravuras, aparelho de som, aparelho de DVD.

                            Serie:  5ª / 6ª                                          Turmas:  A,B 
Turno: Vespertino
Conteúdos:
·         O Barroco
·         Mosaico
·         O fazer artístico regional
                      Serie: 6º anos                                         Turmas:  A,B e C
Turno: Vespertino
Conteúdos:
·         Diferentes Linguagens: visual, corporal ;
·         Símbolos, signos e ícone
·         O texto teatral;
     

                          Serie: 7ª / 8ª                                          Turmas:  A e  B
Turno: Noturno
Conteúdos:
·      Arte Africana
·      Arte no Egito
·      A arte no renascimento
·      História da Arte: a invenção da escrita
·      Arte e literatura
·      Fazer artístico regional



Referência:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte.  Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Disponível em : http://www.territoriodadanca.com.br, 2012
http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/vol2num2artigo6

Questionário sobre Inteligência Artificial

  1. O que é inteligência artificial (IA)? A) Um tipo de hardware de computador B) Um sistema que simula a inteligência humana C) Um softwar...